Todos nós já ouvimos falar de inteligência emocional, mas sabes realmente o que é e se a tens?

Esta super “skill” é das mais procuradas pelas empresas nos seus líderes, por englobar  um conjunto de atributos essenciais em diversas situações organizacionais e associadas a uma melhor performance.  Parece espetacular, não é?

Para que percebas melhor a inteligência emocional e o que podes fazer para desenvolvê-la, damos-te a conhecer todas as suas características.

  • Auto-consciência

Em várias profissões pode ser necessário pensar fora da caixa e ser criativo, mas em muitas, é necessário termos consciência da realidade. Pessoas auto-conscientes conseguem ter uma visão real do que está a acontecer, dos seus pontos fortes e fracos, das suas emoções – percebendo assim como reagir em determinados momentos – e das emoções dos outros – bastante importante em trabalho de equipa e em posições de liderança.  A auto-consciência faz com que percebamos como é que as nossas emoções e ações impactam o outro.

  • Auto-regulação

Esta qualidade da inteligência emocional faz-nos controlar as nossas emoções. Quem nunca teve impulsos no trabalho mas, mesmo assim, controlou-se? Ou seja, auto-regulou-se. A auto-regulação é ainda mais precisa nos dias de hoje devido às mudanças que acontecem frequentemente, nas quais é necessário auto-regularmos os nossos medos, inseguranças e moldarmo-nos a essas mudanças.

  • Motivação

A motivação é o ingrediente preciso para atingir um objetivo. Isto é, o gosto e a vontade para chegar a algo –  quer seja acabar uma tarefa, gerir uma equipa, ajudar um colega – ao invês das motivações extrínsecas. A motivação é algo que todos os líderes têm e que todas as empresas querem nos colaboradores – a paixão e o comprometimento no trabalho para que possam ser mais produtivos e contribuirem melhor para a organização.

  • Empatia

A empatia é cada vez mais valorizada por várias razões. Não só é a chave de sucesso em gestão de equipas, no mentoring e coaching – é mais fácil seguirmos alguém com quem geramos empatia – como também tem um papel importante na gestão  de conflito. É mais fácil atenuar algum problema se existir empatia entre as pessoas, principalmente em empresas multiculturais em que poderá haver problemas de comunicação intercultural.  A empatia é também uma vantagem para quem queira reter talento.

  • Aptidão social

Provalvemente aquilo que culmina com tudo aquilo que leste anteriormente, é a aptidão social. Isto é: pessoas com todas as características que referimos são detentoras de uma maior aptidão social. A aptidão social é essencial para influenciar e inspirar os outros, daí pessoas que estejam em posições de gestão e liderança, tenham de ter esta capacidade.

Como adquirir uma maior inteligência emocional?

Após perceberes o conceito de inteligência emocional, de certo compreendes melhor a sua importância, quer a nível pessoal como no trabalho, mas a grande questão que deves ter na cabeça é: O que posso fazer para desenvolver a minha inteligência emocial?

Avalia-te genuinamente. A auto-avaliação leva a que reflitas sobre ti mesma/o e percebas os teus pontos fortes e fracos, para que possas desenvolver aquilo que mais precisas e pontenciar o teu valor enquanto pessoa emocionalmente inteligente. Tenta pensar num momento que reflita cada um dos pontos mencionados e, sobretudo, sê honesto contigo para o teu desenvolvimento pessoal.

Além desta introspectiva, é importante que percebas também aquilo que os outros pensam sobre ti, por isso, pede feedback. Qual a característica da inteligência emocial que mais pessoas consideram que te define? Descobre e reavalia-te!

 

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