Quando te candidatas para uma vaga, o que temes mais é a carta de apresentação?

Todo o conhecimento que tens e o café que bebeste há uns minutos não parecem muito úteis, quando chega a parte em que tens que convencer a empresa que tu és a pessoa ideal para o lugar. Não te preocupes, temos algumas dicas que te vão ajudar!

Não “recicles” o teu CV

A repetição de informação nas cartas de apresentação é um erro comum. Contudo, não devemos simplesmente reescrever o nosso CV, mas sim apresentarmo-nos enquanto pessoas, destacando as nossas competências e em que situações é que adquirimos essas competências. Por exemplo “Aprendi a lidar com clientes difíceis, porque trabalhei com cerca de 15 clientes de áreas diferentes”.

Personaliza a tua carta de apresentação

É importante ter uma carta adequada a cada vaga ao qual nos candidatamos. Quando procuramos emprego, é normal candidatarmo-nos a várias vagas, contudo é importante que o recrutador veja que a carta que está a ler foi feita somente para aquela vaga e não “produzida em massa”. A nível de layout, este deve ser semelhante ao do CV, as mesmas cores, tipo de letra, algo que demonstre a tua personalidade.

Pensa no que podes fazer pela empresa

É comum pensarmos nos benefícios que a vaga “x” pode trazer à nossa vida. No entanto ao escrever uma carta de apresentação, temos que ter em conta que quem a recebe quer saber porque é que nós somos a melhor opção, ou seja, o que nós podemos fazer pela empresa, o que nos distingue dos restantes. Ao escreveres a carta de apresentação, destaca que aptidões é que tens que são úteis para a empresa, como é que tu podes ajudar a mesma a crescer e a chegar mais longe.

Menciona uma experiência de trabalho semelhante

Este é um ponto muito importante! Inclui na tua carta experiências que te tornam ideal para a posição em questão.  Escolhe pelo menos 3 habilidades que consideras como sendo os teus pontos fortes. Para cada um, faz um brainstorm de alguns projetos, tarefas ou responsabilidades que ilustrem a tua experiência na área em questão. Assim, o recrutador percebe que tu poderás ser um recurso valioso para a empresa, pois já provaste que tens o que é necessário.

Indica a razão pela qual te decidiste candidatar

Quem ler a tua carta de apresentação, tem que perceber a razão pela qual queres o cargo. O que te fez candidatar? Porquê esta empresa e não outras? São perguntas às quais deves responder. Demonstra paixão pela área, demonstra vontade de crescer e de contribuir para alcançar os objetivos da empresa. As habilidades e experiências são muito importantes, mas a tua atitude, determinação e vontade de contribuir é o que te distingue de outros candidatos com habilidades semelhantes.

Prova que conheces a empresa

Tens que demonstrar que conheces a empresa, que pesquisaste sobre a mesma e mais importante, que te identificas e te irias integrar bem na cultura organizacional. Porque é que isto é importante? A pesquisa que cada candidato faz acerca da empresa é valorizada, pois demonstra interesse. Quem te contratar prefere que o candidato escolhido se reveja e apoie os valores e missão da empresa e que se integre bem na equipa. Por isso já sabes, coloca algumas informações acerca da empresa, algo que se relacione com a tua forma de pensar, algo que admires.

Não ultrapasses uma página

Imagina que és tu quem está a contratar e tens centenas de CV para analisar, vais ter tempo para ler um CV de 4 páginas? A resposta provavelmente é não. É importante que sumarizes bem a informação, incluindo apenas os pontos mais importantes, sendo que estes devem ser habilidades e experiências que sejam relevantes para a posição.

Agora que já sabes o que fazer, candidata-te ao teu emprego se sonho. Vai em frente e boa sorte! Começa já hoje, abaixo tens algumas vagas que te podem interessar.

Se queres entrar no mercado trabalho, este artigo pode interessar-te:

6 dicas infalíveis para deslumbrares na tua entrevista de emprego

Sabes qual é o trabalho certo para ti? Faz o teste e descobre!

Deixa o teu comentário