Ser o 10 perfeito em vendas não é uma tarefa fácil, nós sabemos. Mas descobre como podes ser melhor do que és atualmente…e ter sucesso!

Bem, não precisas de estar numa carreira de vendas para considerares que precisas de melhorar as tuas skills de vendedor. Há muitos momentos na vida em que necessitamos de ser bons (ou muito bons) para vendermos as nossas ideias ou nós próprios.

Quer seja numa entrevista de emprego, no trabalho quando tens uma ideia e tens de a “vender” ao teu chefe, quando convences os teus amigos a ver um filme no cinema em detrimento de outro, ou até mesmo quando tens de “implorar” ao teu namorado (ou namorada) a escolher determinada sobremesa para que a possam partilhar.

Há situações que seriam muito mais fáceis se fosses um bom vendedor. Por isso, lê as nossas dicas de vendas e prepara-te para seres o melhor vendedor da tua equipa ou da tua vida!

1 – Sabe o que estás a vender

O básico. Se queres vender algo, conheceres realmente o que vendes é metade da batalha.

Nos dias de hoje as pessoas têm mais acesso à informação do que nunca, por isso, escolhe bem os teus argumentos, sê verdadeiro e confiável. Além disso, quanto mais perceberes sobre o que estás a vender e o porquê dessa venda, mais confiante serás. E sabes o que dizem… Pessoas confiantes são melhores vendedoras!

2 – Ouve o teu cliente e faz a diferença

Ouve, ouve e ouve. Muitos vendedores têm a tendência a falar muito mais do que aquilo que ouvem, mas é preciso ouvir o que o cliente precisa para saber o que vender.

Podes ser o melhor vendedor, mas se a pessoa a quem estás a tentar vender algo não acredita no teu produto/ideia/serviço, não tens hipótese. Conhece o que o cliente quer e precisa para perceberes o que lhe podes “oferecer”.

3 – Põe-te na posição do cliente

Antes de tentares vender algo, tenta colocar-te na posição do cliente. Ouve o teu discurso e analisa-o, bem como a tua abordagem de vendedor. Tenta perceber cada palavra e se tudo faz sentido. Comprarias realmente o que estás a tentar vender?

Com este exercício podes ter um melhor entendimento do porquê de não estares a ter sucesso ou de como podes ser melhor do que o que já estás a ser!

4- Abranda

Abranda. Não precisas de te apressares; precisas de ser bem sucedido. Às vezes quando não se pára um pouco, é quando se perde o negócio. As pessoas tendem a tornar-se mais resistentes quando percebem que queres muito vender-lhes algo. Entende a informação que tens em mãos e age de acordo com esta.

5- Sabe qual vai ser teu discurso final

As palavras finais são aquelas que ficam na mente das pessoas e que se vão lembrar melhor.

O início do teu discurso atrai, o final deixa-as a pensar. Por isso, assegura-te que sabes para onde queres ir e o que queres dizer. Não estamos a dizer para teres uma frase final cativante já feita, vai depender do decurso da venda. Como mencionado anteriormente, conhece o que estás a vender, ouve o cliente e não te apresses; mas sabe quando parar e como vais fechar a venda. Esta pode ser a diferença entre vender ou perder o negócio.

Uma carreira em vendas? Porque não?

Provavelmente nunca estarás aborrecido. Uma carreira em vendas tem imensos benefícios, principalmente a nível pessoal. Podemos enumerar vários de acordo com as dicas que te demos: desde a aprendizagem de negociação – por ouvires e perceberes os principais drivers do cliente à tua frente – à persistência que irás ganhar, à disciplina – por parares para ouvir, pensar e, então, agir – e à variedade de pessoas que irás conhecer – com as quais aprenderás qual a melhor forma de vender de acordo com o tipo de pessoa. É um tipo de carreira em que aprendes continuamente a melhorar as tuas skills pessoais, bem como de conhecimento sobre aquilo que estás a vender. Num dia podes estar a vender um produto tecnológico, noutro um serviço, noutro uma experiência de outro mundo.

Na Teleperformance estamos a recrutar para vendas. Espreita as nossas oportunidades de emprego, arrisca na carreira e torna-te um melhor vendedor.

Consulta as vagas que se encontram agora abertas, aqui.

Conhece mais dicas da Teleperformance, lendo os nossos artigos, aqui.

Deixa o teu comentário