A Responsabilidade Social Corporativa é uma preocupação cada vez mais premente para as organizações e empresas de hoje em dia, devido à atenção crescente ao papel que estas devem desempenhar na sociedade.

 

A Responsabilidade Social Corporativa é um mecanismo através do qual as empresas cumprem um conjunto de padrões legais, éticos, sociais e ecológicos, no fundo, uma forma de autorregulação empresarial que se desenvolveu juntamente com uma maior conscientização pública sobre estas questões.

Vivemos num mundo cada vez mais globalizado. Além do aumento da interdependência das economias mundiais, os problemas mais urgentes da humanidade são cada vez mais questões transfronteiriças.As capacidades de cada governo para resolver esses problemas sozinhos são limitadas, e tem havido uma atenção crescente ao papel que as empresas devem desempenhar na sociedade.

Hoje em dia, existe uma opinião geral de que as preocupações de uma empresa têm que ir além dos lucros. Proteger o meio ambiente é um deles, ter uma presença interventiva na resolução de problemas sociais como a fome e a pobreza é outro. E a responsabilidade social corporativa e as suas vertentes têm de envolver todas as partes interessadas do negócio, incluindo fornecedores, colaboradores e clientes.

Mas porque é tão importante para as empresas manter um impacto positivo na sociedade?

Consumidores

Os consumidores podem optar por não comprar produtos ou adquirir serviços de empresas que têm a reputação de serem socialmente irresponsáveis. Por outro lado, empresas que demonstram um compromisso com a comunidade e o meio ambiente podem atrair clientes que compartilham esses valores. O bem que a empresa faz, faz parte do valor percebido de seus produtos e serviços e pode resultar numa maior satisfação do cliente. Os consumidores e clientes satisfeitos provavelmente continuarão fiéis a essa marca e/ou empresa. Portanto, uma base de clientes estável é um ativo valioso.

Financiamento

O capital pode ser visto como um mecanismo para garantir a estabilidade organizacional, no sentido em que ajuda a empresa a progredir em direção aos seus objetivos de crescimento a longo prazo. Neste caso, os investidores têm em atenção os padrões éticos e sociais exibidos por uma empresa, e este fator pode influenciar os investidores a decidir se se comprometem com empréstimo de capital. Alguns investidores concentram-se exclusivamente em empresas que possuem um histórico comprovado de responsabilidade social.

Recrutamento e retenção de colaboradores

Todas as empresas e organizações beneficiam em ter uma força de trabalho estável e com pouca rotatividade. A conquista de talento e retenção do que já têm é muito importante. As empresas competem na contratação de talento e de colaboradores qualificados como é o caso da Teleperformance Portugal que investe em programas para desenvolvimento e progressão de carreira para conseguir maiores níveis de retenção. Os membros mais jovens da força de trabalho, os millenials em particular, cresceram numa era de maior conscientização sobre a proteção ambiental, e o compromisso que uma empresa tem, principalmente as grandes multinacionais, com o meio ambiente e a sociedade pode ser um fator significativo, até mesmo determinante, para decidirem se desejam ingressar numa ou outra organização.

Opinião pública positiva

As empresas que têm lapsos éticos, como ignorar regulamentos ou padrões ambientais de como os colaboradores devem ser tratados, podem sofrer danos à sua reputação quando esses lapsos se tornam conhecidos nos meios tradicionais de comunicação social ou nas redes sociais. A imagem de uma empresa afeta o seu relacionamento com todos os seus fornecedores e clientes, e refazer a imagem problemática de uma empresa – o chamado controlo de danos – pode levar tempo e custar recursos. Pode ser difícil reconquistar clientes que saíram porque não aprovam a imagem da empresa.

Responsabilidade Social Corporativa

E como se concretiza?

Através de várias políticas, atividades e iniciativas como a possibilitar a participação de colaboradores em campanhas de voluntariado e de doação a instituições de caridade do seu meio social.

Este tipo de ativismo resulta numa posição pública da empresa, mas também em práticas e iniciativas internas nos mais variados temas, o assédio e a discriminação no trabalho e a diversidade no local de trabalho com maior abrangência de pessoas de todas as raças, géneros, culturas, deficiências e orientações sexuais são alguns deles.

Neste contexto, a Teleperformance criou em 2006 e 2008, respetivamente, dois programas de responsabilidade corporativa: Citizen of the World (COTW) e Citizen of the Planet (COTP).

O primeiro baseado no compromisso humanitário comum, com o objetivo de contribuir, a nível mundial, para que cidadãos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso às necessidades básicas de sobrevivência e tenham a oportunidade de desenvolver o seu potencial individual e a promoção da união entre todas as pessoas e entidades da empresa por uma causa comum, digna e compatível com as necessidades locais com intuito de aumentar cada vez mais a quantidade de doações e incentivar colaboradores, clientes e outros públicos a juntarem-se ao compromisso.

Na Teleperformance Portugall, mesmo num ano complicado como o de 2020, foram várias as iniciativas desenvolvidas neste campo, nas mais variadas áreas: parcerias com o Banco Alimentar contra a Fome, campanhas de consciencialização para a violência doméstica, direitos da comunidade LGBT e igualdade de género e doação de sangue, doação de bens tecnológicos e materiais escolares a instituições de crianças e pessoas portadoras de deficiências, entre muitas outras.

O segundo (COTP), tem como premissa a responsabilidade pelos impactos sociais e ambientais causados pelas operações comerciais, e como compromisso a minimização e redução da pegada de carbono – quantidade de carbono emitido por pessoas e organizações – e a sustentabilidade das ações da empresa para garantir que as gerações futuras têm recursos para satisfazer as suas necessidades.

Num esforço conjunto, a Teleperformance Portugal compromete-se diariamente a ajudar o planeta, melhorando as instalações para criar locais sustentáveis, implementando ambientes sem papel, promovendo a reciclagem e outras iniciativas junto dos seus colaboradores como a limpeza das praias, a plantação de árvores, a utilização de garrafas reutilizáveis, doação de alimentos das cafetarias para instituições e campanhas de comunicação interna e externa como é o caso da hora do planeta.

 

Se quiseres pertencer a uma empresa que tem como prioridade a Responsabilidade Social Corporativa e que se preocupa em fazer do mundo um lugar melhor podes fazer parte da nossa equipa!

Consulta as vagas que temos em aberto em jobs.teleperformance.pt e candidata-te!

Deixa o teu comentário