A Alemanha é certamente um excelente país para se trabalhar, considerando a liderança económica e os altos níveis de desenvolvimento e industrialização. Mas isso é tudo o que se deve procurar? Absolutamente não! Há outras coisas a ter em mente ao procurar um emprego. Vai encontrá-los em Portugal.
Alemanha e Portugal têm mercados de trabalho muito diferentes e compará-los é um exercício de antagonismo. São dois países excelentes para desenvolver uma carreira, mas com caraterísticas muito distintas.
Obviamente, ambos têm os seus méritos e também algumas dificuldades. Outra coisa não seria de esperar. Neste artigo vamos tentar encontrar quais os pontos mais positivos na Alemanha e em Portugal, de modo a que possas fazer as escolhas mais adequadas para a tua carreira.
Rigor e eficácia – Alemanha ganha
A Alemanha é conhecida por ser um país de rigor e eficiência, o que tem tradução direta na capacidade económica do país. Portugal, por sua vez, não está tão conotado com o detalhe. Mas, nos últimos anos, fruto do enorme desenvolvimento das áreas tecnológicas, o cenário mudou radicalmente e Portugal tem vindo a integrar as melhores práticas.
Neste parâmetro, diríamos que a Alemanha está na frente, mas com claros indicadores de recuperação por parte de Portugal.
Tecnologia – Empate
É possível afirmar que atualmente Portugal se encontra na vanguarda quando falamos de tecnologia, como se comprova pelo desenvolvimento de algumas inovações a nível mundial, a crescente localização de grandes empresas tecnológicas internacionais, o número de start ups que florescem no País ou a confirmação da manutenção da web summit por mais nove anos, por exemplo.
Naturalmente, a Alemanha também se destaca por ser um país que desenvolve tecnologia de ponta, em particular em setores que geram grandes mais-valias. Mas o crescimento dos últimos anos em Portugal leva-nos a considerar um empate neste indicador.
Salários – Alemanha ganha
Aqui não pode haver grandes dúvidas. Os salários são mais altos na Alemanha. Em Portugal, apesar de tudo, tem havido uma recuperação significativa nos últimos anos. Esse esforço foi impulsionado pelo aumento do salário mínimo e pela redução dos níveis de desemprego.
O crescente perfil tecnológico do país também está a contribuir para uma valorização dos montantes pagos aos trabalhadores. E é preciso ter em consideração o custo de vida, que em Portugal é bastante mais baixo.
Custo de vida – Portugal ganha
Este é um dos parâmetros onde Portugal lidera. A Alemanha, especialmente nos principais polos urbanos, é um país que pode ser bastante dispendioso, em particular em termos de arrendamento residencial. É verdade que Portugal tem sofrido uma forte pressão inflacionária, mas ainda assim Lisboa e Porto não atingem os valores praticados, por exemplo, em Berlim.
Outra das vantagens de Portugal são os preços bastante mais acessíveis para a vida fora de casa, nomeadamente restaurantes e vida noturna. Se nos supermercados a diferença não é assim tão significativa, o mesmo não acontece quando queremos descontrair um pouco e convidar amigos ou família para jantar.
Níveis de desenvolvimento – Alemanha ganha
Apesar do crescimento recente de Portugal em diversos indicadores, não haverá grandes dúvidas sobre o facto de a economia alemã ser mais desenvolvida. Este é um ponto claramente favorável aos germânicos. Mas Portugal, não estando no pelotão da frente nesta matéria, tem feito progressos muito significativos.
Nos próximos anos é de esperar que este processo tenha algum aceleramento, na medida em que a estratégia tecnológica e digital que tem sido apoiada e fomentada pelas autoridades parece estar a dar os seus frutos.
Clima – Portugal ganha
No campo da meteorologia poucos países conseguem competir com Portugal. O clima ameno que carateriza as estações do ano torna o país especialmente atrativo. Geralmente está sol e temperaturas agradáveis. Nem demasiado calor nem demasiado frio. O mesmo não pode ser dito da Alemanha, onde as condições climatéricas são, por regra, bastante mais rigorosas.
É por isso também que Portugal acaba por apresentar uma qualidade de vida superior, pois é um país onde culturalmente se aproveitam os espaços naturais, a vida ao ar livre, o campo e a praia. Se quisermos balançar a vida pessoal com as responsabilidades profissionais, Portugal bate a Alemanha por goleada.
Dificuldades linguísticas – Portugal ganha
Uma das exigências muito sentidas no mercado de emprego alemão é a necessidade de falar a língua local, algo de que muitas empresas não prescindem, e não apenas para cargos superiores. No caso português, as coisas são um pouco mais flexíveis.
Obviamente, para trabalhar numa multinacional, aconselha-se falar inglês. Mas é uma língua bastante mais comum e generalizada. Geralmente, em particular se falarmos de companhias multiculturais como a Teleperformance Portugal, falar a língua nativa não é obrigatório para sermos aceites num emprego.
Equilíbrio de vida – Portugal ganha
Já nos referimos neste artigo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Este é, naturalmente um desígnio legítimo por parte das pessoas. E aqui a Alemanha não tem grandes hipóteses, quando comparada com Portugal.
Porque não estamos a falar apenas de condições de trabalho, mas de todo um contexto social e emocional que nos permite ser felizes. Em Portugal há sol, praias, gastronomia de excelência, pessoa amáveis e sempre prontas a ajudar…enfim, um país que nos envolve numa ambiência positiva e que tem encantado quem visita o país e quem aqui fica para viver.
Portugal é também um dos países de maior desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos e foi também considerado recentemente um dos países mais seguros do mundo. Razões mais do que suficientes para motivar as pessoas a aqui encontrarem oportunidades de carreira.
Consulta também estes artigos para saberes mais sobre Portugal: