Fizemos um apanhado das cinco melhores dicas de bem-estar para que consigas cumpri-las sem stress e de forma assídua de forma a equilibrares o trabalho com a vida pessoal sem menosprezar nenhum deles.

 

Temos que admitir: este não é um tema sobre o qual já não nos tenhamos debruçado. E são imensas as dicas de bem-estar que podem ser encontradas com uma simples busca no Google. No entanto, com tanta informação disponível apostamos que já perdeste o foco e acabaste por não seguir nenhuma delas, o teu dia-a-dia continua frenético, e chegas ao fim da tua jornada diária mergulhado num mar de dores e preocupações.

Desde o êxodo de 2020, do exterior para o interior das nossas casas, que a manutenção do bem-estar, quer físico quer psicológico, tomou um lugar importante na lista das nossas necessidades e é de facto um tema importante. Porquê?

Muito possivelmente passaste a trabalhar em casa? Saber separar o trabalho da vida pessoal quando ambos se realizam no mesmo espaço físico pode ser mais difícil do que parece, na realidade 70% dos trabalhadores passou a trabalhar em média mais três horas por dia. Fator que pode aumentar o stress comparativamente ao trabalho executado anteriormente no escritório.

Outro fator que não devemos esquecer é a realidade em que vivemos (que parece não ter fim à vista) e que pode ter um impacto substancialmente negativo na nossa psique. Sim, é verdade, também este não é um tema novo, mas passados meses e meses a lidar com a crise pandémica e a presença exagerada do tema nos meios de comunicação e redes sociais, acabam por existir consequências mesmo que não nos apercebamos delas e até os mais fortes se podem ir abaixo.

Mas não temas! Para te ajudar, aqui estão as melhores dicas de bem-estar em formato resumido.

melhores dicas de bem-estar

Toca a mexer!

Acordas já cansado? Tens dores nas costas, mas, entretanto, dás conta que não tens idade para isso? A ansiedade tomou conta de ti e perdes-te no meio de pensamentos negativos durante vários momentos do dia?

Há quanto tempo não te preocupas com o teu corpo? Mesmo que não fosses uma pessoa de ir todos os dias ao ginásio muito provavelmente, agora que estás em casa, não te deslocas tanto a pé como antigamente, e o corpo, e por consequência a mente, ressentem-se.

O exercício ajuda a reduzir a depressão, a ansiedade, o stress, melhora a capacidade de dormir, a memoria, as tuas capacidades cognitivas, aumenta-te a energia e melhora o sistema imunitário. Resumindo: faz bem à saúde, por muito que gostemos de congelar o cérebro com maratonas de Big-Bang Theory na Netflix, não é suficiente para manter longe as preocupações.

Atenta que não é preciso agora ires comprar o stock todo da Decathlon e virares atleta de alta competição. Reserva 45 minutos por dia (sim, é suficiente), para dares atenção à tua condição física.

Escolhe uma playlist do spotify para entrares no “mood”; e procura uma app para que possas fazer exercícios que te motivem e que te deem objetivos. Há várias gratuitas e com imensos tipos de treinos. A App da Nike por exemplo, é grátis, e tem imensos planos de treino para qualquer pessoa.

Convida os teus familiares a participarem. Os teus filhos, amigos, pais ou a tua cara metade. Não tens espaço em casa para andares em aventuras? Procura um parque, um jardim, ou outro qualquer espaço publico perto da tua casa onde consigas ter liberdade de movimentos e não partir nenhuma jarra quando te desequilibrares em algum exercício.

Escritório em casa

Muitos de nós deparámo-nos com esta realidade, e apercebemo-nos agora, que afinal a situação não era assim tão provisória.

A cadeira da mesa da cozinha não é adequada a 8 horas de trabalho na mesma posição! A altura da mesa da sala também não é a ideal para uma postura correta. Não adianta termos uma atividade física coerente, se depois passamos a maior parte do dia a parecer o corcunda de notre dame. É verdade que temos que nos adaptar às condições que temos em casa, no entanto há sempre pequenas alterações que podemos fazer e hábitos que podemos adotar para melhorarmos o trabalho remoto, porque convenhamos: não ter que fazer a deslocação para o trabalho todos os dias, compensa o esforço.

A cadeira importa. Tentar ter uma que te suporte as costas e os braços para que consigas ter uma boa postura. Faz pausas ao logo do dia para te espreguiçares e mover e não almoces à frente do ecrã. A hora de almoço é uma excelente altura para desligares um bocadinho do trabalho e colocares as ideias em ordem. Decora o teu espaço de forma a que te sintas compelido a trabalhar e onde te sintas confortável. Não descures os horários, traça limites no tempo que estás em frente ao computador e quando passar dessa hora não respondas a mais emails.

Stress

“Evitar, alterar, aceitar e adaptar” são os 4 passos para lidar com o stress e que, na verdade, até resultam.

Todos nós temos situações no trabalho que não correm tão bem, às vezes sentimos que nos desiludimos a nós próprios, e que não conseguimos lidar com a pressão da nossa própria negatividade, que não somos capazes, ou não temos confiança em alguma tarefa que estamos a fazer.

Fala contigo próprio de forma positiva. Da próxima vez que te deparares com um erro ou uma falha, dá um passo atrás e em vez de te menosprezares pensa em todas as vezes que fizeste uma coisa bem. Vais ficar surpreendido com o quanto isto pode ajudar.

Fala com alguém. Desabafar é sempre o melhor remédio. Se não quiseres aborrecer os teus amigos ou família com mais uma crise existencial, podes sempre procurar ajuda psicológica. Sem rótulos nem preconceitos, até porque hoje em dia, até os psicólogos vão ao psicólogo.

 

Alimentação

É importante reservares alguma atenção àquilo que comes. Uma alimentação saudável faz com que te sintas energético e criativo. Se tens queda para “stress eating” consulta receitas online e prepara snacks saudáveis em casa. Fará com que te sintas com controlo sobre aquilo que comes, e não tens que lidar com a culpa do depois.

Não vás às compras com fome e escolhe alimentos saudáveis para as tuas refeições diárias. Segredo? Todos os vegetais ganham graça quando são cozinhados numa Wok. Shhhh.

 

Reserva tempo para ti!

Talvez a mais importante das melhores dicas de bem-estar que podemos adotar para mantermos um estilo de vida saudável.

Considera tempo para ti, para passares tempo a fazeres atividades que gostas e que te façam sentir bem ao mesmo tempo que desligas das preocupações do trabalho.

Se tens tendência a ser “workaholic” coloca no calendário ou na agenda umas horas dedicadas a ti próprio, para fazeres…aquilo que bem te apetecer!

Passa tempo com a tua família e amigos, desliga o telemóvel durante umas horas durante a semana, coloca-o numa gaveta onde não o vejas e desliga os alertas e as notificações das redes sociais.

Conseguir um equilíbrio entre vida laboral e pessoal é extremamente importante para que consigas ter bem-estar no dia-a-dia. Para que te consigas focar naquilo que interessa quando interessa, teres tempo para a tua família e amigos e cumprires os teus objetivos de carreira!

 

 

Contudo, se já pões em práticas as melhores dicas de bem-estar e continuas assoberbado com o stress do trabalho, talvez seja melhor mudares de emprego.

Quando o fizeres procura uma empresa que tenha uma preocupação constante com estes valores e que seja proactiva na proteção do bem-estar dos seus colaboradores.

A teleperformance é uma delas! Consulta as nossas vagas em https://jobs.teleperformance.pt/ 

Deixa o teu comentário