Queres saber como prestar um atendimento ao cliente de sucesso? Trazemos-te ótimas dicas para garantires que estás no caminho certo!
Na realidade atual que vivemos a informação propaga-se a uma velocidade quase supersónica e este fenómeno tem as suas vantagens no que toca à eficácia de como conseguimos chegar aos nossos clientes, mas tem de seguir uma metodologia muito cuidada para entregarmos os melhores resultados.
Num mundo em que o customer service de uma marca ou serviço pode ser feito a partir de qualquer zona geográfica, as empresas que prestam apoio e atenção ao cliente têm de ter equipas multilingues, altamente diversificadas e acima de tudo motivadas e alinhadas com o ADN do cliente e empresa prestadora do serviço.
Assim, deixamos-te alguns pontos chave a considerar para um atendimento ao cliente de sucesso:
1.Uma equipa motivada, um cliente satisfeito
Um atendimento ao cliente de sucesso começa por dentro, isto é, com uma boa experiência no local de trabalho.
É fundamental a equipa sentir-se alinhada com os pilares e valores da empresa e que se sinta também acompanhada pelos seus orientadores /supervisores.
Se garantirmos que existe motivação, espírito de equipa e acompanhamento continuo do nosso trabalho, a forma como entregamos o atendimento ao cliente muda drasticamente, de forma positiva.
No caso da Teleperformance Portugal a atenção ao colaborador é um dos fatores de sucesso para trabalhar o atendimento ao cliente, através de um um ambiente de trabalho, um ótimo balanço entre a vida pessoal e profissional, horários flexíveis e uma cultura de confiança com todos os que trabalham connosco.
2.Conhece bem o teu cliente e o seu serviço
Como agente, passas grande parte do teu dia de trabalho a responder a questões e a solucionar potenciais problemas que o cliente possa ter, o que significa que precisas de ser um especialista sobre o serviço em questão.
O conhecimento abrangente do serviço é uma habilidade essencial no atendimento ao cliente. O ideal é que acredites no serviço, sejas capaz de discutir soluções sobre o mesmo e que reforces os aspetos positivos da utilização daquele serviço e de como tu, podes ajudar.
No final do dia, o teu trabalho é ajudar os clientes a obter o melhor da sua compra e sentir que obtiveram o verdadeiro valor por aquilo que adquiriram.
3.Sê um “problem solver”
Não tenhas medo de entregar demasiado aos teus clientes enquanto procuras a solução dos problemas deles.
Por vezes ao tentarmos atender às necessidades que o cliente tem temos de procurar vários caminhos que vão um pouco além daquilo que temos como base de solução. Desta forma o cliente sente também, que estás a comprometer-te com a missão de o ajudar.
Muitos dos serviços de atendimento ao cliente são automatizados, com discursos pré formatados, por isso o teu fator diferenciador também está na forma como comunicas e personalizas as tuas respostas.
4.Mantém uma atitude amistosa e positiva
A atitude é tudo para um atendimento ao cliente de sucesso.
A atitude certa transforma as experiências negativas do cliente em experiências positivas.
Como a maioria das interações com o cliente não são cara a cara, a tua atitude deve se refletir na tua linguagem e tom de voz.
É fácil interpretar mal o tom da comunicação escrita, e e-mail ou chat ao vivo, pois podemos parecer frios ou desligados. O online nesse sentido pode virar-se contra nós, por isso não te prives de comunicar com o teu lado mais empático.
5.Trabalha a tua escuta ativa
Fica atento ao feedback do teu cliente à medida que ele vai dando respostas às tuas questões.
Desta forma mostras que está a ouvi-lo e a criar um fio condutor no vosso diálogo e assim garantes que entendes com clareza qual a sua necessidade.
Escuta o que eles têm a dizer sem forçar uma conclusão, até porque por vezes, o cliente pode não conseguir identificar logo a necessidade à primeira tentativa de explicação.
Certifica-te que recapitulas a situação com o cliente, para que o mesmo sinta que foi ouvido e compreendido.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para a tua vida profissional e que continues a contribuir para um atendimento ao cliente de sucesso, porque no final do dia, a chave mais importante… és tu!
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