Enquanto profissionais, o stress está presente nas nossas vidas como sendo algo normal.
Mas existirá uma forma de manter a concentração e eliminar o stress? De manter a calma e guardar alguma energia para depois do trabalho? A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica para o fazer. Contudo existem algumas dicas simples que podem melhorar os teus dias.
Respira fundo
Quando sentes alguma tensão ou nervosismo, o ideal é abstraíres-te um pouco. Tenta durante alguns minutos respirar fundo. Pratica a respiração abdominal, ou seja, inspira pelo nariz, aguenta o ar durante alguns segundos e expira pela boca, tentando usar a barriga e não o peito para respirar. Está comprovado que esta técnica ajuda a relaxar, sendo um dos tipos de respiração praticado em aulas de yoga, por exemplo.
Planeia pausas ao longo do dia
Existe a ideia de que se fizermos todas as nossas tarefas em apenas 8 horas, ou até mesmo ficarmos mais tempo para as completar, terminamos tudo mais rapidamente e eliminamos essa preocupação. Contudo, em vez de sermos mais produtivos, provavelmente vai acontecer o contrário e os níveis de stress aumentam. É aconselhável fazer algumas pausas ao longo do dia para andar, esticar as pernas e apanhar um pouco de ar. O Tony Schwartz do Energy Project afirma que se tivermos períodos de intensa concentração durante uns 90 minutos e fizermos uma pequena pausa, não acumulamos tanto stress.
Stress no trabalho
A Organização Mundial de Saúde refere que alguns dos principais fatores de risco para a saúde mental de trabalhadores são assédio e excesso de trabalho.
Bem estar no trabalho
Os colaboradores que trabalham num ambiente estável, livres de stress, são mais criativos e produzem mais.
Pára de impor stress a ti próprio(a)
É importante ter autoconfiança e não estar sempre à procura da aprovação dos outros. Isso aumenta o nervosismo e perdes o foco do que é importante: fazer um bom trabalho. Foca-te no teu trabalho e nas tuas qualidades e verás que o stress vai reduzir.
Não te esqueças de dormir e comer bem
Uma alimentação equilibrada e umas boas horas de sono são fulcrais para baixar os níveis de stress. Quando não nos alimentamos bem ou não dormimos o suficiente estamos a prejudicar o nosso corpo, não temos energia suficiente para dar conta de todo o trabalho.
Estabelece prioridades
Com a rapidez com que as coisas acontecem em algumas empresas, é importante estabelecer prioridades, para não nos perdermos no meio de tanto trabalho. É igualmente importante compreenderes o teu papel na empresa e as prioridades estratégicas da mesma, assim podes utilizar os teus pontos fortes para atingires os teus objetivos e de forma organizada.
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