Como trabalhar a motivação de uma equipa remota? Como manter o espírito de equipa e a ambição? Como garantir que a nossa equipa está motivada e equilibrada em casa? São algumas das questões que os líderes de equipa colocam, num modelo remoto ou numa altura em que o teletrabalho é o cenário mais comum do nosso dia-a-dia.
Já te falámos na importância do bem-estar em casa se trabalhas num modelo de trabalho remoto, ou neste momento estás em teletrabalho sabes a importância da motivação de uma equipa remota, pois acaba por te impactar, no final de contas é também a tua motivação que está em jogo.
Se trabalhas remotamente em equipa reconheces o desafio incrível que os teus líderes têm em mãos ao manter a equipa motivada, orientada para os seus objetivos e feliz num todo.
Um líder de equipa não tem apenas objetivos, números e resultados em mãos, tem a responsabilidade de fazer a gestão humana da sua equipa, dos desafios individuais e coletivos, assim como o acompanhamento do desenvolvimento profissional e consequentemente pessoal de cada um.
Se és um líder, neste artigo vamos falar-te de alguns pontos fundamentais para conseguires estar à altura deste desafio e trabalhar a motivação de uma equipa remota.
A base para trabalhares a motivação de uma equipa remota é a organização da equipa, mapear objetivos conjuntos, o reconhecimento e a segurança transmitida individualmente a cada um dos colaboradores.
Vamos-te apresentar alguns hábitos simples de implementar que podem ser verdadeiros game changers para ti enquanto líder e para a tua equipa.
Começa a semana com a equipa reunida
O arranque da semana pode ser sinónimo de pressão para alguns, mas na tua equipa não, porque eles sabem que estão contigo, lado a lado!
Começa a semana com uma reunião de equipa onde o ponto fundamental é… motivar!
Aproveita esta reunião para falar um pouco sobre os objetivos dessa semana, os desafios e um balanço de resultados e highlights dos últimos trabalhos realizados.
Começa a reunião de forma enérgica e motivada, uma nova semana requer energia!
Coloca questões coletivas e faz follow up sobre as tarefas da semana passada.
Fecha a reunião com um toque de disponibilidade, para que a equipa saiba que estás à distância de um clique e remata com uma mensagem inspiradora para que o arranque da semana seja magnífico!
Reuniões individuais VS Efeito Pigmaleão
Apesar de ser importante manter a motivação de uma equipa remota de forma coletiva, é fundamental analisar individualmente cada um dos elementos.
Lembra-te que as pessoas podem ter desafios, motivações e desenvolvimentos diferentes.
Não reúnas apenas com aqueles que identificas maiores dificuldades, pois a motivação deve ser trabalhada em todos e não só naqueles que requerem maior atenção no desenvolvimento profissional. No final de contas, todos os membros da tua equipa requerem desenvolvimento mesmo que, em vertentes diferentes.
A tua equipa precisa de ti a nível profissional, mas também a nível pessoal, em casa o contexto de trabalho é diferente e alguns colaboradores podem ter maior ou menor facilidade a lidar com o ambiente que os rodeia.
Já te falámos de work-life balance, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, correto? Em casa é fundamental este conceito existir e o exemplo pode começar em ti e na importância que depositas neste tema quando comunicas com a tua equipa.
Se ficaste preso ao nome “efeito Pigmaleão” do título acima, vamos-te explicar o que significa.
O efeito Pigmaleão é o fenómeno da psicologia que dita que quanto maior for a expetativa que depositas numa pessoa, melhor o seu desempenho!
Se nas tuas reuniões individuais identificares um colega que se sente pouco motivado ou que não está a superar as suas tarefas como pretendias, motiva-o! Fá-lo acreditar que ele é capaz e que valorizas os potenciais dele! Se tu que és o líder acreditares, darás força para que ele também acredite em si mesmo e trabalhe a sua motivação.
Fecha a semana em equipa, com um momento de reflexão e inspiração
Passou mais uma semana de trabalho, a tua equipa deu tudo o que tinha, cumpriram-se objetivos, abriram-se novas tarefas e fecharam-se outras. Chegou a altura de reconheceres o esforço depositado e refletires em conjunto com a tua equipa o que alcançaram.
Faz uma quick call com a tua equipa para fechar a semana em grande realçando os pontos mais positivos dos últimos 5 dias que passaram e os pontos que ainda estão em melhoria.
O reconhecimento é um ótimo combustível para a motivação e uma ótima forma de reconheceres a tua equipa é criares uma dinâmica de reconhecimento, por exemplo, um calendário interno motivacional!
Nesse calendário estarão incluídas as tuas reuniões semanais coletivas, as reuniões individuais e uma ou outra dinâmica de equipa, o chamado team building!
Não precisas de elaborar uma grande dinâmica, por vezes um break de 5 minutos da realidade trabalhadora é suficiente para descontrair, um jogo, tu defines.
Na Teleperformance já realizámos algumas dinâmicas online para os colaboradores, quizzes, desafios, aulas de yoga, culinária, porque não te inspirares numa destas ideias e adaptares à tua equipa? Experimenta! Afinal de contas o digital aos dias de hoje torna-nos tão próximos que não existem barreiras!
Gostaste deste artigo? Não percas estes!
Gostavas de ver as nossas oportunidades de emprego? Clica aqui!