Partilha o máximo que puderes! Partilha informação, práticas, conhecimento. Sê transparente com os teus colegas de trabalho e parte fundamental na sua aprendizagem. Especialmente numa altura em que todos trabalhamos remotamente, a partilha de conhecimento pode fazer a diferença no sucesso de uma equipa.
Todos sabemos que a partilha de conhecimento é fundamental em qualquer trabalho. Não há dúvida. Há sempre nova informação, novos métodos, melhorias e muita aprendizagem. No entanto, muitas vezes esse conhecimento fica apenas nas nossas mentes e falha no processo de partilha – sobretudo quando as equipas não se encontram no mesmo espaço físico.
Pois bem, não sejas essa pessoa! Faz com que a partilha de conhecimento seja uma prática recorrente na tua equipa. Há bastantes benefícios para todos, acredita!
Para além de contribuir para uma maior interação social no trabalho, em conjunto, as pessoas podem resolver problemas, ser mais criativas e irão sentir-se melhor preparadas para realizar o seu trabalho quanto maior for o overview e conhecimento. Além de que, será muito mais fácil pedires ou dares ajuda aos teus colegas em alguma tarefa. Sem esquecer, claro está, a preparação que existe em períodos de férias ou a perda de conhecimento em caso de alguém abandonar a sua função ou empresa.
Segue alguns dos nossos conselhos para uma prática regular de partilha de conhecimento.
Promove esse hábito aos poucos
Primeiro de tudo, há que incentivar e cultivar esse costume. Muitas vezes estamos tão “dentro da nossa bolha” que nem sabemos os projectos que estão a acontecer ou o que o colega “do lado” está a fazer. Procura formas de conheceres ou fazeres com que os membros da tua equipa partilhem em que é que estão envolvidos na empresa. E, só posteriormente, partilhares tudo o resto que faça sentido para a aprendizagem de cada um.
Foca-te na informação mais relevante
Seleciona apenas o conhecimento que faz sentido as pessoas saberem/aprenderem. Não vale a pena debitares todo o teu “manual”, pois quanto mais informação as pessoas estão expostas, em determinado momento, menor é a sua capacidade de aprendizagem – o que nos leva ao seguinte ponto!
Marca sessões semanais, quinzenais ou mensais
A partilha de conhecimento não precisa de tirar-te todo o tempo do mundo. Pode ser apenas 30 minutos cada semana, 1 hora quinzenalmente ou qualquer outro tempo que faça sentido para aquilo que se está a partilhar.
Por exemplo, podes marcar semanalmente 1h para um dos membros descrever as suas tarefas mais ao pormenor a outros colegas que possa ser benéfico sabê-las. Mas também pode ser algo que demore 5 minutos a ser partilhado numa reunião. Algum novo projecto do qual fazes parte na empresa, uma nova app existente ou qualquer outra coisa. Mas partilha!
Usa as ferramentas colaborativas existentes
Podemos enumerar tantas! Desde chat rooms, webinars, opções de screen sharing, e muito mais. Há uma série de plataformas e funcionalidades nessas ferramentas que ajudam a que haja maior comunicação entre as equipas e partilha de conhecimento. Não há desculpas!
Nunca estivemos numa altura em que a partilha de conhecimento seja tão fácil como nos dias de hoje. Não deixes que o conhecimento fique perdido algures! Procura e estimula essa partilha.
Para conheceres mais dicas de emprego, lê os nossos artigos, aqui!
Consulta todas as nossas vagas de recrutamento no nosso website: https://jobs.teleperformance.pt/