Empregos em japonês não são comuns em Portugal, mas existem oportunidades na Teleperformance. Hyeran Kim é sul-coreana mas viveu dez anos no Japão. Está há cerca de um ano a colaborar connosco. Fomos falar com ela, para tentar saber se os japoneses se adaptariam bem a Portugal.
Conta-nos a tua experiência em Portugal e na Teleperformance?
Empregos em japonês não são muitos em Portugal. É a minha primeira vez em Portugal e tenho muita sorte em vir para este país e entrar para esta empresa. A minha principal tarefa está focada no mercado japonês. Neste momento, há dez pessoas na nossa equipa e cada uma é responsável por um mercado.
Viveste no Japão. O que mais gostariam os japoneses em Portugal?
Acho que eles vão adorar a cultura e obviamente o clima. O clima é muito importante para os japoneses, pois eles têm os terremotos. Há algumas semelhanças entre as duas culturas. Os portugueses são um povo humilde. E os japoneses também são muito humildes. O comportamento em público é semelhante.
E qual poderia ser a maior dificuldade?
A língua, com certeza. E há algumas diferenças na forma como as pessoas lidam com o trabalho. No Japão, elas não mostram tanto os sentimentos. Eles não dizem não, dizem para que vão pensar mais uma vez.
Considerando que há poucos empregos em japonês, achas que seria fácil para um nipónico adaptar-se a Portugal?
No início pode ser difícil. Mas acho que tanto os portugueses como os japoneses se preocupam com a empresa. Não penso que seja assim tão difícil.
Os japoneses são muito concentrados no trabalho. Será que se sairão bem numa empresa como a Teleperformance, onde há altos padrões profissionais?
Sim, mas há uma diferença importante. No Japão a qualidade é mais importante do que a velocidade. Os erros não são permitidos, mesmo que demorem mais tempo para cumprir a tarefa. Mas isso só seria um problema no início. Quando eles se adaptarem, tudo ficará bem.
Na TP preocupamo-nos com o equilíbrio da vida profissional. Achas que os japoneses gostariam de participar nos eventos que organizamos?
Bem, os japoneses são mais reservados. A vida privada é muito importante no Japão. Trabalho é trabalho e vida privada é vida privada, principalmente com a família. Mas eles podem tentar e talvez gostem.
E o que achas de trabalhar num ambiente multicultural como o nosso? Isso faz sentido para os japoneses?
Sim, faz. No início é possível que haja problemas com a pronúncia e que a comunicação seja mais difícil. Os japoneses são basicamente tímidos e humildes. Mas o Japão é um país bastante internacional com algumas das maiores cidades do mundo. Portanto, eles estão habituados a contextos multiculturais. Isso será uma mais-valia que a Teleperformance tem para oferecer.
For more information, read the following posts:
O que reresenta a Teleperformance
Carreira de sucesso na Teleperformance Portugal
E verifica as nossas oportunidades de trabalho