Há perguntas a fazer numa entrevista de emprego. Deves-te mostrar envolvido com a oportunidade e suficientemente motivado para esgrimir curiosidade e seres proativo. Deixamos-te algumas dicas importantes que deves reter.
Quando respondes a uma oferta, há perguntas a fazer numa entrevista de emprego. O processo não é uma estrada de sentido único. Tens liberdade para questionar e perceber se esta é a oportunidade certa para ti. E isso é reconhecido por parte do entrevistador, pois mostra interesse, motivação e dinamismo.
É bom estares consciente de que não se trata de um interrogatório, mas antes de uma conversa . Para a qual deves ir preparado, como é óbvio E isso passa, antes de mais, por estudares a empresa em causa, conhecer o seu negócio e particularidades.
Hoje em dia, isso é fácil. Qualquer companhia com o mínimo de consistência terá um web site onde podes recolher informação genérica que te dará o devido enquadramento. Feito o “trabalho de casa” é tempo de te focares em questões mais específicas sobre a função a que te candidataste.
Naturalmente, as tuas perguntas devem ser relevantes. E deves transmitir auto-confiança, mas sem excessos. Tenta também não monopolizar a conversa com perguntas sucessivas. Faz uma pergunta de cada vez e aguarda serenamente a resposta.
É muito importante saberes ouvir. Fica atento às perguntas que te são feitas e responde adequadamente, com objetividade e energia. Afinal, é uma entrevista e não estás ali apenas para questionar. O entrevistador lidera a conversa, mas compete-te torná-la dinâmica e válida.
Não te esqueças também que não tens uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão. Este é o teu momento!
Perguntas a fazer numa entrevista de emprego: Função
A tua função é obviamente o principal numa entrevista de emprego. Procura saber se corresponde realmente ao que pretendes, ao mesmo tempo que vais dando indicações acerca do teu profissionalismo e atitude perante o trabalho.
Quais as principais responsabilidades da função?
Mostra interesse da tua parte e, ao mesmo tempo, poderás ter uma ideia mais concreta sobre se a função é adequada às tuas expetativas.
Há espaço para progressão na carreira?
Isto mostra que és ambicioso, ao mesmo tempo que te revela se haverá espaço para crescimento dentro da empresa.
O que me pode dizer sobre a equipa?
Com isto, terás uma perspetiva de como funciona o departamento em causa e o que te está reservado em termos de funções efetivas. Além disso, demonstra que és um “jogador de equipa”.
Com que departamentos me irei relacionar e a quem reporto?
Mais uma vez, mostras interesse e também respeito hierárquico. Ao mesmo tempo, terás mais informação importante sobre a mecânica das funções.
Nesta função, o que pode ser considerado como um sucesso?
Mostra que poderás ser uma pessoa alinhada com os objetivos da empresa e também serve para concretizar o que é esperado de ti.
Quais consideraria os principais skills para a função?
Aqui conseguirás perceber se estás efetivamente habilitado para o emprego.
É possível dar-me uma ideia dos objetivos que considerariam indicados cumprir nos próximos 90 dias? E dentro de um ano? O que consideraria ser um desempenho de sucesso?
Referires-te a objetivos temporais indica que és organizado e que tens responsabilidade para cumprir prazos e objetivos.
Perguntas a fazer numa entrevista de emprego: Negócio
Compreender o negócio é sempre um passo importante para cumprires as tuas funções com eficácia. Mostra-te interessado na empresa e no seu crescimento. Estarás a conseguir mais uns pontos a favor.
Quais os principais desafios deste negócio?
Se ainda não o conseguiste saber através do website da empresa, é altura de entenderes melhor a perspetiva global em que te irás inserir.
Como definiria a cultura da empresa?
Novamente, é algo que poderá estar expresso no website e, nesse caso, em vez de perguntares, arranja forma de, no meio da conversa, mostrares que já te informaste.
Qual a estratégia de crescimento e inovação da empresa?
Para além de ser uma informação muito válida para ti, no sentido de perceberes se a empresa te interessa no longo prazo, voltas a mostrar comprometimento com o futuro.
Para si, qual a parte mais entusiasmante de trabalhar nesta empresa?
Esta é uma pergunta mais estratégica. A ideia é perceberes a reação do entrevistador e assim teres algum feed back sobre o ambiente que se vive internamente.
Perguntas a fazer numa entrevista de emprego: Aprendizagem
A evolução e a melhoria contínua são variáveis cada vez mais importantes no mundo empresarial. Terás de te mostrar disponível para crescer e para acrescentar sempre mais.
Como e com que periodicidade procedem à avaliação dos colaboradores?
Mostra que compreendes a importância de seres avaliado consoante os resultados esperados. É uma atitude profissional.
Terei possibilidades de fazer formação?
Além do interesse que possas ter em adquirir mais competências, esta é também uma forma de mostrares que pretendes evoluir.
Como definiria o ambiente na empresa. É mais colaborativo ou independente?
Permite-te saber se terás de funcionar numa lógica mais autónoma ou se existe um espírito de entreajuda e partilha de competências na empresa.
Perguntas a fazer numa entrevista de emprego: Despedidas
Quais os próximos passos? Necessita de mais alguma coisa da minha parte?
É tempo de terminar. Mostra-te disponível e usa simpatia e simplicidade para as despedidas.
Quando posso esperar uma resposta?
Não há problema em mostrares interesse na vaga. É portanto legítimo que queiras saber quando haverá feed back.
O que não deves perguntar?
Se deves ser interventivo e dinâmico numa entrevista de emprego, não te deves exceder. Há questões que não caem bem. Em especial, evita mostrar-te demasiado focado nos teus interesses pessoais. Estás ali para transmitir aquilo que podes fazer pela empresa e não o contrário. Terás tempo para isso mais tarde, se efetivamente te fizerem uma proposta de trabalho.
Perguntas a fazer numa entrevista de emprego: o que devo evitar
Qual o ramo da empresa?
Oh meu amigo! Se fizeste esta pergunta estás longe de ser escolhido. Compete ao candidato informar-se sobre a empresa. O entrevistador não esperará menos de ti.
Tenho de trabalhar fora de horas?
Embora isto seja uma informação relevante para ti, talvez não seja o momento certo para puxar o assunto. Terás oportunidade de compreender melhor as exigências da função.
Quais os meus benefícios?
Os teus benefícios não são a prioridade. Ao invés, o objetivo é perceber o que podes aportar à companhia. A tua missão é transmitir isso ao entrevistador.
Quando posso tirar férias?
Esta não é uma das pergunta a fazer numa entrevista de emprego. É suposto saberes que apenas deves pensar em férias passado seis meses de estares no ativo. Conforma-te e concentra-te em trabalhar.
Se conseguir o emprego, posso alterar os horários?
Isto transmite uma ideia de instabilidade que não é bem-vinda. Se fores contratado, a ideia é que sejas capaz de te adaptar à estrutura e procedimentos em vigor.
Então, estou contratado?
Não te reveles precipitado e impaciente. Mostra que respeitas as decisões dos outros e aguarda que te informem quando for conveniente para a empresa. Afinal, és um de muitos candidatos e todos têm qualidades pessoais e profissionais. A tua tarefa na entrevista é mostrares que és o melhor em ambas as vertentes.
E aqui ficam 5 razões para te candidatares à Teleperformance
Interessado? Vê as nossas oportunidades de emprego