Uma coisa é certa: Mesmo fisicamente distante, o bem-estar da tua equipa deve ser algo com que te deves preocupar. O bem-estar para colaboradores remotos deve ser uma prioridade para qualquer empresa.
Para muitos de nós, o trabalho a partir de casa foi um sonho tornado realidade. Evitamos o stress causado pela rotina agitada do dia-a-dia e conseguimos um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. No entanto, principalmente nas condições de confinamento em que nos encontramos atualmente, muitas pessoas sentem falta da socialização que existia no nosso quotidiano. Quer seja pelas conversas mais casuais nos corredores do escritório, quer pela presença física de outras pessoas fora das nossas 4 paredes em casa.
O isolamento social pode contribuir negativamente para a saúde mental de qualquer pessoa e as empresas devem encontram as melhores formas de contornar esse problema para a sua equipa. O bem-estar para colaboradores remotos deve ser um aspeto integrado em qualquer estratégia organizacional.
Não é novidade que uma equipa feliz – que se sinta apoiada e esteja saudável – terá maior motivação e estará mais comprometida com os seu trabalho, influenciado a sua produtividade e, por sua vez, contribuído para uma melhor performance da organização.
Na Teleperformance Portugal, o bem-estar para colaboradores remotos (ou para quem se encontre no escritório, claro!) é uma prioridade. Continuamente, procuramos ajustar-nos à nossa realidade e criar novas formas de os colaboradores se sentirem conectados e apoiados.
Mantém-te presente!
Este lema pode ser representado de várias maneiras, quer seja através de reuniões ou de outras formas de comunicar com os colaboradores. Uma das coisas que na Teleperformance Portugal encorajamos todos os managers a fazer é a falar com as suas equipas, seja através de reuniões conjuntas ou reuniões um-a-um para que percebamos como é que cada um se encontra. Desta forma é possível ouvir as suas necessidades e encontrar a melhor forma de ajudar qualquer colaborador.
Para que a equipa sinta-se informada e envolvida, a comunicação é essencial. Além de reuniões com os managers diretos, porque não enviar uma newsletter semanal com alguns dos destaques semanais? Ou criar uma reunião ou um vídeo com mensagens da liderança? A criação de conteúdo é uma óptima forma dos colabodores não se sentirem isolados e considerem qeu sabem o que se está a passar, originando sentimentos de pertença.
Fornece recursos de bem-estar que a equipa possa usufruir
Uma das primeiras coisas que a Teleperformance achou essencial comunicar aos colaboradores quando fomos para confinamento foi um contacto de linha de apoio psicológico. As pessoas sentem-se apoiadas quando sabem que se necessitarem têm onde pedir auxílio. É fundamental para qualquer empresa este tipo de apoio.
Ainda, começámos a fornecer consultas online de medina curativa. É possível para os colaboradores da Teleperformance Portugal, pedirem uma consulta online caso necessitem de uma opinião de um profissional de saúde, de resolver um problema médico, precisem de alguma perscrição médica, bem como para outros assuntos. Sempre que for possível uma primeira análise online, encorajamos os nossos colaboradores a marcarem uma consulta connosco.
Cria um plano de atividades que se foque em saúde mental
É importante para as empresas falarem com os colaboradores sobre saúde mental, para que haja um conhecimento geral e acesso a resolução de problemas. A Teleperformance implementou um programa de workshops de vários temas de saúde mental para todos os colaboradores. São considerados temas como a depressão e o isolamento, a gestão da vida familiar e laboral, a importância do sono, o desenvolvimento pessoal, a alimentação, entre outros. A prova de que os nossos colaboradores necessitam e valorizam este tipo de iniciativas, é o seu elevado número de interesse por estes workshops.
Além destes workshops dedicados a este tema, a Teleperformance Portugal organiza todos os meses uma série de atividades grátis para os colaboradores – desde aulas de surf, torneios desportivos, workshops dos mais variados ofícios, caminhadas pelos melhores lugares de Portugal, entre outras atividades que, atualmente, foram adaptadas para serem feitas online.
Preocupa-te em saber como os colaboradores estão e actua sobre os resultados
Ao encontro do nosso primeiro conselho, está uma das práticas que a Teleperformance tem vindo a adoptar. Além de reuniões em que se tenta perceber como é que os colaboradores estão a reagir ao trabalho a partir de casa, é importante fazer questionários. Alguns colaboradores podem não se sentirem à vontade para expôr abertamente as suas preocupações e necessidades em reuniões, por isso, há que encontrar outras formas de os ouvir. Os questionários, enquanto anónimos, são uma boa prática para descobrir realmente como se encontra o bem-estar dos colaboradores que estão a trabalhar remotamente.
Estas são algumas das nossas partilhas, para que possam servir como exemplo a outras colegas das áreas de Recursos Humanos e Marketing. O bem-estar das pessoas deve ser um interesse de toda a comunidade e comum a todas as empresa.