Os desafios de trabalhar a partir de casa são vários, mas o principal está em definir os limites entre a vida pessoal e profissional.

Para que esse equilíbrio exista de forma saudável é preciso formar algumas regras e aplica-las no nosso dia-a-dia.

 

O tele-trabalho tem ganho bastante popularidade no último ano e um dos desafios de trabalhar a partir de casa  que se encontra entre os trabalhadores é conseguir separar as suas rotinas pessoais das de trabalho, como tal é preciso desenhar alguns limites entre ambas, de forma a mantermos um estilo de vida mentalmente saudável e equilibrado.

Espaços

Em primeiro lugar é necessário definir um local de trabalho: pode ser um quarto específico ou mesmo uma secretária numa área comum da casa. O importante é que este espaço esteja livre de distrações. Se vives numa casa em que existem mais pessoas em tele-trabalho é importante conversarem e definirem em conjunto a área de trabalho de cada um e assim poderem respeitar esse espaço sem causar distúrbios ao outro.

Horários

Outro dos desafios de trabalhar a partir de casa passa por definir os teus horários de trabalho. O ideal será manter o mesmo horário que tinhas quando frequentavas o escritório, porém, em alguns casos é possível adaptar o horário às tarefas domésticas e dia-a-dia de cada um. O mais importante é que não excedas o teu número de horas diárias – exceto quando é realmente necessário.

Se quando ias ao escritório perdias duas horas da manhã a despachar-te e deslocar-te, aproveita-as agora para fazer algo que te dê prazer ou alguma tarefa doméstica, mas não utilizes esse tempo como horário de trabalho ou estarás a sobrecarregar-te.

Pausas

E não te esqueças de fazer pausas! Ninguém consegue trabalhar oito horas seguidas sem fazer uma pausa, seja para almoço ou pausas entre tarefas. Somos seres humanos, não máquinas e provavelmente quando frequentavas o escritório tinhas alguns momentos mortos para colocar a conversa em dia com os colegas ou ias lanchar! Aproveita esses momentos mortos em casa para ir beber um café ou ligar a um amigo ou colega para uma conversa rápida, isto vai-te refrescar a mente e pôr-te mais bem-disposto para a próxima tarefa!

Prioridades

O sentimento de que é necessário comprovar que estamos a trabalhar e ser produtivos é um dos desafios de trabalhar a partir de casa. Para isso, é comum a sobrecarga de tarefas, o que muitas vezes se torna contraproducente pois não conseguimos definir e separar bem o que é urgente e importante daquilo que pode esperar.

É importante relembrar que estar em teletrabalho não significa que estamos 24/7 a trabalhar. Portanto, sempre que sentires que estás com demasiado trabalho deverás falar com o teu responsável, para que te ajude a distribuir prioridades ou delegar algumas das tuas tarefas a outros colegas.

Estar sobrecarregado para além de prejudicial à tua saúde – pois obrigar-te-á a fazer horas extra – será também negativo para o teu trabalho, que não ficará tão bem feito. Lembra-te que quantidade não é qualidade!

 

Definir o teu dia e rotina com algumas destas regras básicas irá com certeza ajudar-te a ter um maior e melhor aproveitamento quer no trabalho quer na vida pessoal, ultrapassando todos os desafios de trabalhar a partir de casa!

É importante colocarmos limites a nós mesmos para que possamos dedicar o melhor de nós às nossas funções profissionais enquanto conseguimos tirar tempo de qualidade para os nossos hobbies e/ou para a nossa família!

 

Gostaste deste artigo e queres saber mais sobre o equilíbrio entre bem-estar e teletrabalho? Lê estes artigos !

Podes também consultar as nossas ofertas de emprego aqui.

Deixa o teu comentário