IA na experiência do cliente pode ser um trunfo para todos os tipos de negócios
Cada vez mais empresas têm tido interesse em aprender como funciona a inteligência artificial, principalmente de que forma podem aplicá-la para melhorar o engagement do consumidor. Também é cada vez mais claro que esta tecnologia pode aperfeiçoar as interações dos consumidores e ganhar a confiança dos mesmos.
O Papel da Inteligência Artificial
Apesar da IA não ser substituta da interação humana, pode aumentar a eficiência do apoio ao cliente e ajuda a eliminar tarefas realizadas pelos humanos, como lidar com frequentes solicitações de informação.
A Inteligência Artificial também pode ajudar a quebrar as barreiras de comunicação e automatizar as interações com o cliente, recorrendo a outras tecnologias como machine learning e deep learning.
Veremos como a IA pode ajudar a melhorar a experiência do cliente:
Proporcionar uma experiência de utilizador personalizada
A IA ajuda na aquisição e análise de dados sociais e históricos de clientes, o que pode ser útil para prever o comportamento do cliente. Consequentemente, a IA permite que as empresas forneçam conteúdo cada vez mais relevante que aumenta as perspectivas de vendas e melhora a experiência do cliente.
A Inteligência Artificial também emprega análises preditivas – a técnica de efetuar estimativas recorrendo a estatísticas, coleta de dados e indicadores – utilizadas para orientar o cliente, fornecer sugestões personalizadas e as ofertas mais relevantes para os utilizadores.
Alguns aspetos que a IA pode monitorar:
- Interações anteriores com clientes
- Ocorrências geograficamente específicas
- Padrões de compra
- Interações com pessoas no terreno
- Variáveis de personalidade
- Fontes de referências
Resolver rapidamente os problemas dos clientes e 24/7
Os clientes esperam cada vez mais obter um serviço de ajuda rápido e eficaz. Por isso, as empresas criaram centros de atendimento ao cliente para proporcionar uma experiência completa aos seus utilizadores. Neste contexto, os Chatbots desempenham um papel fundamental. Eles são utilizados para responder de imediato a questões ou dúvidas, prestar assistência relevante sobre pedidos efetuados ou reencaminhar o atendimento para os agentes mais adequados.
Além disso, a tecnologia IA não requer pausas ou descanso. Pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ainda adquire rapidamente novas habilidades para manter um alto nível de desempenho e produção. Adicionalmente, a IA ajuda a reduzir os erros que inevitavelmente ocorrem quando a tua equipa gere manualmente todos os atendimentos de apoio ao cliente.
Evitar problemas de esgotamento dos colaboradores
IA pode ajudar os colaboradores a concluir as suas tarefas com facilidade, sem se sentirem sobrecarregados ou cansados. É por isso que se torna necessário implementar a IA no ambiente de trabalho. Também ajuda os funcionários a melhorar as suas habilidades interpessoais, organizar o trabalho diário e, posteriormente, aumentar a satisfação no trabalho.
Providenciar segurança e monitoramento eficiente
Existe a preocupação de que a IA possa resultar na perda de privacidade dos utilizadores. No entanto, por meio de métodos de criptografia baseados em IA, a comunicação entre empresas e clientes é agora mais segura do que nunca. Por exemplo, de momento, os clientes têm um elevado nível de confiança nos serviços bancários pela Internet porque sabem que os seus dados estão protegidos por um sistema de segurança de IA.
IA na experiência do cliente na Teleperformance
Na Teleperformance, sabemos que a próxima geração de atendimento ao cliente é alimentada pela IA. Isso é possível devido ao surgimento de tecnologias de IA aprimoradas, como IA conversacional, automação inteligente e Visão Computacional.
Estamos constantemente atualizados sobre as últimas tendências em tecnologia para criar melhores experiências para os nossos clientes e capacitar a nossa equipa. Descobre mais sobre a Teleperformance e dá uma vista de olhos pelas nossas oportunidades de carreira no atendimento ao cliente.