O que é um Analista de Qualidade?
Primeiramente, um Analista de Qualidade, também conhecido como QA ou Analista de Garantia de Qualidade, é um profissional responsável por verificar, avaliar e garantir a qualidade e precisão dos produtos ou serviços dentro de uma organização. A função de um QA pode variar dependendo do setor ou empresa. No entanto, o seu principal objetivo é identificar defeitos, erros e gerenciar quaisquer problemas ou insuficiências que possam afetar a qualidade ou confiabilidade do produto final, a experiência do cliente ou a conformidade com os padrões da indústria.
Quais são as funções de um Analista de Qualidade?
Tens curiosidade em saber mais sobre esta área de pesquisa e possivelmente descobrir uma carreira futura brilhante? Seguem algumas responsabilidades de um Analista de Qualidade:
- Teste e Garantia de Qualidade: Os Analistas de Qualidade projetam e executam testes para entender a funcionalidade, desempenho e confiabilidade de aplicações de software, websites ou outros produtos. Eles elaboram planos de teste, desenvolvem casos dos mesmos e executam várias técnicas para identificar bugs, inconsistências ou problemas de usabilidade. Também verificam se o produto corresponde aos requisitos e padrões especificados.
- Rastreamento e documentação de defeitos: Quando são identificados problemas ou defeitos, os Analistas de Qualidade documentam-nos em detalhe, incluindo etapas para reproduzir o problema, configurações do sistema e qualquer informação relevante. O profissional também utiliza ferramentas de rastreamento de defeito para monitorar e gerir os problemas relatados ao longo do processo de desenvolvimento ou produção de software. Para programadores ou outros stakeholders, é crucial terem uma documentação clara e concisa, a fim de entenderem e resolverem os problemas de modo eficaz.
- Melhoria de Processos: Os Analistas de Qualidade analisam os processos, procedimentos e fluxos de trabalho existentes, de modo a identificar áreas para melhoramento. Eles colaboram com equipas multifuncionais para implementar mudanças que promovam a eficiência, reduzam erros e melhorem a qualidade geral do produto. Assim, ao identificarem padrões ou tendências em defeitos relatados, o QA pode sugerir medidas cautelosas para evitar problemas semelhantes no futuro.
- Conformidade e Padrões: Dependendo da indústria ou setor, os Analistas de Qualidade garantem que os produtos ou serviços cumprem os requisitos regulamentares, padrões da indústria ou diretrizes específicas. Sendo que eles permanecem informados sobre os regulamentos e padrões relevantes e realizam auditorias ou avaliações para verificar a conformidade. Isto inclui áreas como a Privacidade de Dados, Segurança, Acessibilidade ou regulamentos específicos da indústria.
- Relatórios e Análises: Os Analistas de Qualidade elaboram relatórios e fornecem análises sobre os resultados dos seus testes e atividades de avaliação de qualidade. Eles comunicam os resultados, tendências e recomendações aos interessados, incluindo programadores, gerentes de projeto e outros membros da equipa. Estes relatórios facilitam os processos de tomada de decisão, priorizando correções de bugs e melhorando a qualidade geral do produto.
- Formação e Mentoria: Relativamente aos processos de garantia de qualidade, técnicas de testagem e melhores práticas, os Analistas de Qualidade podem fornecer formação e orientação a outros membros da equipa, garantindo que eles tenham as habilidades e os conhecimentos necessários.
No geral, a função de um Analista de Qualidade é crucial para a área de pesquisa. Garante a conformidade dos produtos ou serviços com os padrões exigidos e as expetativas do cliente. Além disso, o QA certifica-se que os problemas sejam identificados, resolvidos e evitados, de modo a oferecer ao utilizador uma experiência de qualidade.
Analista de Qualidade na Teleperformance
Gostarias de ser um Analista de Qualidade? A Teleperformance Portugal pode ser a empresa que cumpre as tuas expetativas! Desde um perfil de Analista de Qualidade mais generalista a ofertas de emprego que abrangem clientes específicos e indústrias, na TP poderás demonstrar as tuas capacidades analíticas! As tuas principais tarefas serão identificar e sugerir oportunidades de melhoria, elaborar relatórios com base nos teus resultados e promover ações para otimizar o alcance dos Indicadores-Chave de Desempenho.
Se tens interesse em saber mais sobre outras indústrias como o gaming, moderação de conteúdo e oportunidades de emprego que a TP tem para te oferecer, vê os nossos artigos e o nosso website de emprego.