No paraíso do surf, Portugal, há mar para todos os gostos.
Desde as ondas gigantes da Nazaré, com Garrett Mcnamara a parecer muito pequeno no meio de um oceano inteiro, às turbulentas e perfeitas ondas para o surf na Arrifana. Prancha debaixo do braço, pele queimada pelo sol e mergulhos na água salgada. Se te identificas com qualquer um dos assuntos escritos na frase de cima, então é porque tens que fazer surf nas praias portuguesas.
E quando dizemos praias, no plural, é porque são mesmo muitas! De norte a sul e até nas ilhas, a escolha é difícil porque todas elas têm características diferentes mas igualmente incríveis para a prática de surf.
Fica com as 5 melhores praias para deslizares nas ondas em cima da prancha. Mas já sabes, se tiveres tempo, há muitos mais lugares incríveis que merecem a tua visita.
Praia de Carcavelos
Muito perto de Lisboa, a praia de Carcavelos é uma das praias preferidas de quem está agora a começar no mundo do surf. As ondas são indicadas para iniciados, do tipo beachbreak, ou seja, os picos com fundo de areia ajudam na formação das ondas, que quebram para a direita e para a esquerda.
Arrifana, Costa Vicentina
Inserida numa das zonas mais bonitas de Portugal, a Costa Vicentina, a praia da Arrifana é um dos destinos favoritos dos surfistas e bodyboarders. Rodeada por enormes falésias e a 2 minutos de uma vila de pescadores, este destino junta o melhor de 2 mundos: a prática desportiva e a melhor comida. Com ondas turbulentas de dificuldade mais elevada que na praia de Carcavelos, esta é, sem dúvida, uma das praias que não podes perder.
Sagres
Continuamos a descer em direção ao sul de Portugal e chegamos a Sagres. Enquanto descemos, aumentamos também a dificuldade das ondas. Este é considerado por muitos um dos melhores destinos de surf. Aqui, as ondas são melhores depois do verão e desafiam qualquer surfista a dar o seu melhor. Para além de aproveitar as ondas, o mar oferece outras atividades que não vais querer perder, desde mergulho às visitas a grutas.
Praia do Norte, Nazaré
Quem nunca ouviu falar das ondas gigantes da Nazaré é porque não tem estado atento às notícias do mundo do surf. Só mesmo com muita coragem é que se consegue enfrentar os gigantes da Praia do Norte. São as maiores ondas do mundo e podem mesmo chegar aos 30 metros. Foi mesmo uma dessas ondas que Garrett McNamara conseguiu surfar e ficar para a história! Mas se achares que já estás a ficar fora de pé, podes ir para o Miradouro do Suberco e aproveitar a vista.
Paúl do Mar, Madeira
Depois de Portugal Continental… seguimos para a ilha da Madeira. A ilha mais antiga de Portugal tem uma costa bastante profunda o que faz com que as ondas sejam grandes e com rebentação bem perto da costa. Um paraíso para os surfistas, numa zona muito tranquila e que ficou mundialmente famosa com o Campeonato Mundial de Surf em 2001.
O roteiro está pronto, o destino está definido. Agora só falta começar. E não te esqueças que surfar abre o apetite. Em cada uma destas zonas há comida maravilhosa que vai fazer as tuas delícias. Ainda não estás a caminho?
Sabe mais sobre Portugal:
Your website has outstanding material. I bookmarked the website