Saber como escrever um currículo poderá ser uma tarefa desafiante mas é crucial para encontrares o emprego que desejas.

A maioria dos empregadores apenas despende alguns segundos para decidir se uma candidatura vale a pena ser considerada. Assim, seguem algumas sugestões para criares um currículo eficaz que atraia a atenção dos recrutadores. 

Como escrever um currículo: algumas dicas úteis 

Ao procurares um emprego, precisas de ter um currículo que comprove todo o teu potencial, habilidades e experiência. Sê honesto e claro e segue algumas destas sugestões:  

Sê direto e relevante 

Um currículo não deve ter mais de duas páginas. Sê contundente e vai direto ao ponto. Antes de enviares o teu currículo, verifica se a tua formação e experiência são relevantes para o cargo. Portanto, não tenhas medo de excluir algumas informações se não forem importantes para essa função. 

Presta atenção ao detalhe 

Não te apresses e altera o teu currículo de acordo com o emprego a que te candidatas. Pesquisa mais sobre a empresa e destaca as tuas habilidades que se adequam ao cargo. A tua atenção ao detalhe será certamente apreciada.  

Inclui uma declaração pessoal 

Escreve uma breve declaração pessoal a explicar porque és a pessoa certa para o trabalho. Evita expressões aborrecidas como apaixonado, trabalhador ou colega. Utiliza palavras que signifiquem algo para ti e que sejam úteis para o cargo.  

Mantém-no atualizado  

O teu currículo deve estar sempre atualizado, quer estejas à procura de emprego ou não.
Acrescenta constantemente as experiências que consideras significativas para a tua carreira profissional e mantém também os teus contactos atualizados. 

Como escrever um currículo
Sê preciso 

Tem cuidado com os erros, quer na estrutura, ortografia ou pontuação. Em caso de dúvida, utiliza um corretor ortográfico e pede a outra pessoa que verifique novamente o que escreveste. Além disso, utiliza verbos ativos, de preferência para um forte efeito positivo no leitor. Por exemplo, em vez de “eu fui responsável por”, utiliza verbos como “liderei” ou “gerenciei” (uma equipa/um projeto).  

Adiciona informações pessoais e passatempos interessantes 

Experiências como o voluntariado, a prática de um desporto de equipa ou uma atividade que demonstre um importante grau de dedicação, podem ser interessantes para o teu currículo.
Evita informações como “gosto de sair e socializar” ou “assistir a séries de TV”. Isto porque não revela nada de relevante para o empregador. 

Não exageres ou mintas 

O teu potencial empregador pode facilmente confirmar informações sobre onde estudaste ou trabalhaste. Não fiques tentado a mentir ou a exagerar porque pode dar errado. 

Despende tempo na disposição do currículo 

Certifica-te de que o currículo é de fácil leitura. Utiliza marcadores e espaçamento apropriado. Mantém as tuas frases curtas, alinha bem o texto e utiliza uma fonte de aparência profissional, como Arial (tamanho 12). 

Inclui uma carta de apresentação 

Ao enviares o teu currículo de candidatura a um emprego, adiciona uma carta de apresentação. Nela deves apresentar o teu interesse pela vaga, destacar as tuas habilidades e incentivar o empregador a ler o teu currículo. 

Dependendo do setor, poderás até criar currículos mais originais. Enviar um pequeno vídeo de apresentação, onde explicas a tua experiência e motivação, está-se a tornar uma tendência cada vez maior. 

Trabalhar na Teleperformance 

Envia-nos o teu currículo ou visita o nosso site para ficares a conhecer as oportunidades de emprego que a Teleperformance Portugal tem para ti. 

Deixa o teu comentário