As Comunidades em Portugal vêm de todo o mundo. Porém, quais são as mais representativas?
Portugal não tem apenas dias de sol, boa comida e pessoas acolhedoras. É considerado um dos países mais seguros do mundo. Permite o acesso gratuito à saúde universal e ao sistema escolar. É também um país com uma faixa geral de preços baixos ou moderados e várias opções de residência para estrangeiros. Consequentemente, torna-o altamente atraente para os recém-chegados.
A comunidade de expatriados está a aumentar, o que inclui famílias, nómadas digitais ou apenas indivíduos à procura desses benefícios.
Número de comunidades em Portugal
De acordo com o INE, Instituto Nacional de Estatística Português, as maiores comunidades estrangeiras em Portugal são do Brasil, Ucrânia, Cabo Verde e Angola. Em 2021, havia cerca de 230.000 cidadãos brasileiros a viver em Portugal, tornando-se assim a maior comunidade estrangeira do país. Muitos deles mudaram-se para Portugal à procura de melhores oportunidades económicas ou para estarem mais perto dos seus familiares que aqui vivem.
Também existem comunidades significativas de cidadãos Ucranianos, Cabo-Verdianos e Angolanos a viver em Portugal. Estas comunidades podem-se ter formado devido a laços históricos/culturais entre Portugal e estes países, e a fatores económicos e sociais.
Para além destas comunidades estrangeiras maiores, existem comunidades mais pequenas a viver em Portugal, pertencentes a outros países. Deste modo, inclui pessoas de países da União Europeia, bem como de outros países do mundo.
Onde estão estas comunidades?
Das magníficas paisagens algarvias à capital Lisboa, Portugal acolhe todo o tipo de pessoas. Há aposentados, investidores e empresários.
As maiores cidades em Portugal são Lisboa, Porto, Amadora e Braga. Todas estas cidades têm comunidades grandes e vibrantes, com uma variedade de atividades culturais, sociais e recreativas para os residentes e visitantes desfrutarem.
Rede de Comunidades
Existem muitas maneiras de fazer networking e conhecer novas pessoas em Portugal. Seguem algumas sugestões:
- Junta-te a organizações ou associações profissionais ou específicas do setor.
- Participa em conferências ou eventos relacionados com a tua área.
- Junta-te a um espaço de Coworking.
- Participa em atividades sociais ou recreativas, como equipas de desporto, grupos de hobby ou grupos de intercâmbio de idiomas. Utiliza plataformas de rede online, como o LinkedIn, para te conectares com profissionais do teu setor ou indústria.
Se estás a pensar mudar-te para Portugal e integrar a tua nova comunidade, começa por procurar o emprego certo. Na verdade, tens ofertas na Teleperformance Portugal à tua espera.