Nos últimos anos, a moderação de conteúdo tornou-se num tema essencial

A razão para isso deve-se à procura pela construção de um espaço público digital saudável, que envolve a moderação do conteúdo publicado nas plataformas digitais. Ao longo dos anos, cada rede social desenvolveu um conjunto de regras específicas ou políticas de conteúdos. Também aperfeiçoaram os algoritmos de modo a aplicar essas mesmas regras. Estas últimas existem para proteger tanto utilizadores como  marcas.    

Moderação de Conteúdo: o que é?

A moderação de conteúdo é um processo que envolve várias etapas. Uma forma de moderação é rever, monitorar e interpretar conteúdo antes de este ser exibido ou liberado para consumo geral. Refere-se também ao processo de garantir que o conteúdo gerado pelo utilizador cumpre as diretrizes e as regras específicas da plataforma. O intuito é estabelecer conteúdo adequado para publicação. 

A importância da Moderação de Conteúdo

Quando um utilizador envia conteúdo para o seu site ou plataforma, é da sua responsabilidade garantir determinadas normas. O mesmo deve ser apropriado, legal e deve atender aos regulamentos internos ou externos. A moderação de conteúdo é também crucial porque: 

 Segurança online

Um benefício inerente à moderação de conteúdo é a capacidade de proteger a presença online de conteúdo prejudicial gerado pelo utilizador.   

Ajuda a monitorar o comportamento do utilizador

A moderação de conteúdo é a “chave” para entender e obter perceções sobre o comportamento de compra dos utilizadores. Bem como as suas opiniões sobre uma determinada tendência, informação ou produto.  

 Aumenta o tráfego no site e as taxas de conversão 

Regular o conteúdo do público protege os utilizadores de assuntos maliciosos e prejudiciais. O efeito desta ação aumenta o tráfego e as taxas de conversão, um exemplo concreto do benefício da moderação de conteúdo.  

Aumenta a visibilidade da marca 

Um aumento substancial do tráfego e uma maior visibilidade da marca significa mais envolvimento do cliente. Consequentemente, um engagement mais elevado origina mais conversões.  

Melhores práticas

Podes planear e preparar a moderação, estabelecendo regras claras e diretrizes a seguir. Da  mesma forma que podes estabelecer protocolos para lidar com eventuais violações dessas regras.  

Existem outras boas práticas, como: 

  • Designa um gerente de comunidade para gerenciar a tua presença; 
  • Não removas todos os comentários negativos; 
  • Incentiva a participação do staff; 
  • Estabelece protocolos, de modo que a ação seja apropriada; 
  • Encontra uma ferramenta de moderação que funcione para ti; 
  • Procura oportunidades para educar e envolver o teu público; 
  • Estabelece regras e diretrizes claras para a comunidade. 

As pessoas precisam de ter a certeza que os espaços digitais são seguros. Assim, os utilizadores podem fazer parte de comunidades e interagir com outras pessoas, sem estarem expostos a conteúdos nocivos. Geralmente, esta é a tarefa dos Moderadores de Conteúdo. Imaginas-te a ser um deles? Encontra aqui as nossas ofertas de emprego. 

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