Os empregos remotos são a nova tendência. Mas sabes realmente em que consiste este tipo de trabalho e se tens o perfil certo?
Tem havido uma mudança de paradigma cultural no que a sociedade acredita ser um local de trabalho adequado – e os empregos remotos saíram capitalizados desta nova liberdade. Os empregos remotos são, desde que a pandemia da COVID-19 se espalhou por todo o mundo, o tipo de emprego que todos procuram. No entanto, vemos frequentemente algumas descrições pouco realistas sobre o que é um emprego remoto. Este tipo de desinformação conduz frequentemente a trabalhadores infelizes, após algum tempo. Para conseguirmos evitar que sejas um desses trabalhadores, decidimos reunir algumas informações básicas, para que, antes de te candidatares a um emprego remoto, tenhas todos os conhecimentos necessários para garantir o teu sucesso profissional.
O que são empregos remotos?
Um trabalho à distância é aquele que é feito fora do escritório, num local remoto. Isto significa que este tipo de trabalho pode ser realizado a partir de casa ou, se for a tua vontade ou uma necessidade específica da tua área, também pode ser realizado enquanto vais mudando de cidade. Este estilo de trabalho permite aos profissionais trabalhar fora de um ambiente de escritório tradicional e baseia-se fundamentalmente no conceito de que o trabalhador não precisa de estar fisicamente presente num espaço para executar com sucesso estas tarefas específicas. Implica também que possas estar a viver em qualquer parte do mundo, e trabalhar para uma empresa que se encontra no lado oposto do globo! Esta liberdade, juntamente com a flexibilidade para gerir o seu próprio tempo e assegurar o equilíbrio da vida profissional, são frequentemente apontadas como algumas das maiores vantagens deste tipo de empregos. Outra dúvida frequente relacionada com empregos remotos é se são estritamente do tipo freelancer ou se também podem ser um emprego ligado a uma empresa…Bem, podem ser ambas as opções, dependendo de como cada empregador individual se estabelece nesta vertente e que tipo de regime prefere.
A pergunta de um milhão de dólares é: sou adequado para ter um emprego remoto?
Antes de responderes a esta pergunta, deves considerar algumas características da tua personalidade, que certamente te ajudarão a perceber se ficarias satisfeito com um trabalho remoto.
-
És organizado?
Tens de ser muito organizado para ter sucesso em trabalhos remotos. O segredo é manteres o calendário de trabalho atualizado, para definir o tempo no teu horário de pausas e atividades sociais.
-
És disciplinado?
Disciplina. É preciso muita disciplina para trabalhar remotamente. Rapidamente vais descobrir que é muito fácil adiar um trabalho quando estás sentado em casa. Não há firewalls que te impeçam de aceder ao Facebook e ao Twitter, e antes que dês por isso, já passou uma semana e não fizeste nada.
-
És uma pessoa com motivação?
Certifica-te que és bom com prazos e que a motivação faz parte das tuas qualidades. É fácil sentires-te sem inspiração ou sem qualquer vontade de terminar a tua lista de tarefas para o dia.
Se tiveres todas as características acima referidas, temos a certeza de que vais ter sucesso em qualquer tipo de trabalhos remotos. Não esperes mais e verifica todas as vagas disponíveis que a Teleperformance Portugal tem!
Além disso, poderás estar interessado em ler: