Desde a comunicação eficaz com os colaboradores até à real mudança de trabalhar a partir de casa, são necessárias as medidas mais acertadas, com foco no mais importante: a segurança e a proteção dos colaboradores.

 

Com a situação sem precedentes do Coronavírus, as organizações estão realmente a ser postas à prova. É essencial que a força de trabalho se sinta protegida e que seja apoiada pelo seu empregador. Mas como é que as empresas podem enfrentar esse desafio? Como podem criar a sensação de segurança e controlo pela equipa, mesmo a trabalhar a partir de casa? Como se comunica, sem evocar medo desnecessário? Estas e muitas outras questões estão na mente de gestores das mais variadas áreas com este objetivo principal.

 

Lê as nossas dicas e conhece as medidas que a Teleperformance Portugal tem vindo a tomar na sua empresa perante este desafio.
  • Comunica

Comunica sempre. Este deveria ser um lema. Comunicar de forma clara e simples, desde o início até o final do processo. Os colaboradores devem saber que o empregador se preocupa com eles e quer que saibam o que está a acontecer e o que irá acontecer. Quer a equipa esteja no escritório ou a trabalhar a partir de casa, comunique com ela.

Na Teleperformance Portugal, estabelecemos a nossa comunicação interna para este caso particular do Coronavírus e a tornamo-la crítica. Como exemplo, uma das nossas práticas é de atualizar regularmente os colaboradores sobre o processo da empresa acerca deste assunto, através de um vídeo gravado pelo CEO. As pessoas ouvem o que está a ser feito pelo próprio CEO, para que todos estejam bem informados, alinhados e para que não haja informação perdida.

  • Tem uma equipa de Gestão de Crise e cria um Plano de Contingência

Pensa, planeia e cria. Em alturas como esta, o tempo é crucial. Portanto, cria uma equipa de gestão de crise que se foque em como lidar com a adversidade dentro da empresa e constrói um Plano de Contingência. Desta forma, pensando e planeando com antecedência, é possível saber qual o passo que deve ser tomado de acordo com cada objetivo, mantendo a equipa protegida e minimizando o impacto negativo.

  • Fornece os recursos necessários para prevenir o vírus

Não apenas informação ou dicas sobre como prevenir o vírus, mas ações reais.

Tomando o exemplo do Coronavírus, a Teleperformance Portugal começou cedo a tomar medidas preventivas básicas para a protecção dos colaboradores no local de trabalho – disponibilizando gel e toalhetes desinfetantes, máscaras descartáveis, reforçando a limpeza em vários pontos de contacto, entre outras ações. Este tipo de passos demonstram à equipa a sua importância e tornam-na mais segura.

  • Cria recursos para trabalhar em casa

Não falamos só dos recursos básicos. Este desafio prova que as organizações precisam de estar preparadas para a flexibilidade e mudança no trabalho. É necessário terem equipamento e uma estrutura digital, robusta e ágil, que não só faça com os colaboradores possam trabalhar a partir de casa, mas também que os seus negócios possam prosseguir e continuam a ter sucesso. A prova de que as empresas são capazes, cria confiança e segurança nos colaboradores.

  • Mantém a dinâmica de trabalho

Alimenta o espírito! Mais do que nunca, em circunstâncias como esta, a equipa precisa de estar unida, positiva e com a produtividade sempre ao mais alto nível. Além de fornecer os recursos necessários para que a equipa possa trabalhar, as empresas devem manter a dinâmica e o bem-estar dos colaboradores. A segunda-feira era o dia de reunião semanal da equipa? Mantém-na! De reuniões virtuais a team buildings virtuais. Ainda que todos estejam a trabalhar a partir de casa, deve-se manter o espírito para a saúde e bem-estar da equipa.

 

Sabe mais sobre o futuro do trabalho em casa e como as empresas se adaptam a esta nova era.

Se estás interessado em trabalhar na Teleperformance, consulta as vagas de emprego disponíveis em jobs.teleperformance.pt

Deixa o teu comentário