Existem variadas personalidades no local de trabalho e cada colaborador tem um caracter único, no entanto existem quatro tipos principais de personalidades que irás sempre encontrar na tua equipa! Descobre qual é a tua!
Cada elemento de uma equipa de trabalho tem um carácter diferente e importante no ambiente conjunto de trabalho, e se falarmos de uma empresa como a Teleperformance Portugal, que adiciona diferenças de idade, culturais, religiosas e de género à mistura, podemos perceber que o local de trabalho é um misto de imensas personalidades que têm de trabalhar em conjunto, independentemente de terem abordagens diferentes às funções que ocupam.
Quanto melhor estas diferenças forem bem compreendidas e gerenciadas melhor serão os resultados e maior será a produtividade de uma equipa. Neste contexto todas as personalidades são importantes e as diferenças entre colaboradores são cada vez mais valorizadas para criar equipas eficazes.
Conhecer os principais tipos de personalidades de um local de trabalho podem trazer vantagens para os líderes das equipas como também para as equipas de recrutamento. Conseguir identificar certos traços da personalidade de um colaborador é importante para atribuição de projetos e tarefas no dia a dia, bem como para os recrutadores saberem que candidato se adequará melhor à específica função para a qual estão a recrutar.
Contudo, é também importante para qualquer pessoa saber que tipo de personalidade tem para que consiga reconhecer os seus pontos fortes e fracos e conseguir organizar o seu trabalho e carreira tendo por base esse conhecimento intrínseco de si mesmo. Além disso, conseguir identificar a personalidade dos nossos colegas de equipa pode também trazer vantagens, não só para criar um melhor ambiente de escritório como também alcançar uma melhor gestão de relacionamentos entre colegas.
Aprender como identificar pessoas por tipo de personalidade pode trazer um nível mais alto de compreensão para relacionamentos interpessoais e formação de equipas, especialmente para empregadores que procuram maneiras de melhorar a contratação e retenção de colaboradores.
Mas vamos a factos: quais são as principais quatro personalidades no local de trabalho?
O líder!
As pessoas com esta personalidade gostam de comandar e controlar o seu ambiente. Não são muito dadas ao detalhe, optando por delegar, e não apreciam que muitas restrições lhes sejam impostas preferindo trabalhar de forma independente e definir os seus próprios horários. São muito orientadas para objetivos e práticas nas suas soluções, e como tendem a ser workaholics será normal vê-las a gastar muito do seu tempo e esforço com o trabalho. Por vezes podem parecer impacientes, especialmente se acreditarem que alguém está a gastar muito tempo a com a revisão de detalhes desnecessários impedindo a conclusão bem-sucedida de qualquer objetivo ou projeto em que estejam concentradas no momento. Todavia, podem não ser muito boas no reconhecimento de sentimentos e necessidades dos colegas de trabalho. Não porque não se importem, mas porque estão tão extremamente focadas em alcançar objetivos que por vezes não se apercebem.
É uma pessoa que trabalha eximiamente sob pressão e que se destaca em situações de elevado stress! É normal encontrar este tipo de personalidade em posições de chefia, supervisão e/ou gerência, principalmente na área de vendas. Esta pessoa não desanima facilmente e normalmente transmite confiança aos seus colegas.
O Social!
É a pessoa extrovertida do escritório! É enérgica e ágil, gosta de estar perto de pessoas e de ser o centro das atenções, e a maioria das pessoas gosta dela imediatamente. Elogios, reconhecimento pelas suas realizações, palavras de admiração e até mesmo aplausos de grupos são muito importantes para este tipo de personalidade.
Com medo de não transparecer boa disposição, certificar-se-á que a sua aparência está sempre impecável e dará sempre a impressão de ser muito bem-sucedida em tudo o que fizer, seja ou não. Podes sempre contar com o seu entusiasmo, espontaneidade, humor, simpatia e com a sua capacidade de persuasão até mesmo das pessoas mais céticas! Tende a ser sonhadora e muitas vezes pode transformar esses sonhos em ideias muito práticas e criativas no local de trabalho.Os sociais são extremamente honestos: se estiverem magoados ou desapontados, os seus maneirismos e disposição revelarão facilmente os seus sentimentos. Podem ser impacientes, ter períodos de concentração relativamente curtos e não ser muito orientados para os detalhes.
Em ambientes de trabalho mais formais podem ter tendência a socializar demais e não gastar tanto tempo a fazer o seu trabalho porque se esforçam para a interação social. No entanto, embora essa seja a sua tendência natural, muitos aprendem a manter os seus impulsos contraproducentes sob controlo enquanto tiram máximo partido dos aspetos positivos de ter uma natureza social.
O Analítico!
É uma pessoa muito orientada para os detalhes, cautelosa, que gosta de se envolver em tarefas estáveis e controladas. Interessam-se por precisão, racionalidade e lógica. Tendem a ser bastante controladores, tanto deles mesmos quanto dos outros. Gostam de ter sempre controlo sobre as coisas e não gostam muito de mostrar emoções. Tal como os líderes são orientados para os resultados e são defensores dos procedimentos e protocolos a seguir para realizar o trabalho. É normal encontrar este tipo de personalidade a desempenhar funções em marketing e marketing digital, tarefas que envolvam análise de dados. São cuidadosos, engenhosos e, acima de tudo, excelentes pensadores que analisarão todos os aspetos de uma questão antes de tomar uma decisão.
Quando decidir sobre um problema, esta pessoa, terá, com certeza, todos os factos que a apoiem, e numa reunião estará sempre preparada, munida de gráficos e tabelas de Excel que defendam as suas decisões contra quaisquer possíveis objeções. Gostam que o seu trabalho seja claramente definido e querem sempre saber o que se espera deles concretamente. Conhecendo esses factos, serão capazes de priorizar as suas tarefas e acompanhá-las até o fim.
O Alicerce!
Esta personalidade tem um ritmo mais lento e tranquilo no trabalho e na vida em geral. Procuram segurança e longevidade no trabalho e apreciam tarefas repetitivas dia após dia. A repetição permite-lhes tornarem-se extremamente hábeis no que fazem. Geralmente não apreciam mudanças a procedimentos e/ou regras já que gostam de seguir o que sabem que funciona.
Buscam respeito, admiração e a aceitação dos outros. Gostam de trabalhar arduamente para agradar as pessoas para quem trabalham, desde que se sintam apreciados e recebam a garantia de que são necessários e de que estão em segurança. São muito organizados, não apreciam ambientes confusos e a desorganização irá incomodá-los. Costumam ser o elemento de suporte na equipa de trabalho, já que são muito atenciosos e estão sempre prontos para ajudar. São pacientes, bons ouvintes e manterão a perseverança quando todos os outros desistirem. Gostam especialmente de trabalhar em grupo ou em equipa e serão uma força estabilizadora nesses cenários.
Valorizam o potencial de crescimento da sua carreira a longo prazo dentro da empresa.
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