Trabalhar em casa com família pode ser um desafio extremamente difícil. Vê aqui como podes ultrapassá-lo!

Trabalhar em casa com família é algo com o qual nunca tivemos de lidar antes. Por isso quando todo o comércio fechou (inclusive as escolas), tivemos de alterar as nossas rotinas drasticamente e ter a família inteira em casa durante meses. Repentinamente o nosso dia-a-dia tornou-se bem mais complicado e tivemos de aprender a trabalhar no mesmo espaço com o nosso companheiro(a) e crianças.

Conseguir estar focado a trabalhar em casa com família durante oito horas seguidas é altamente desafiante e exaustivo. E mesmo que durante a primeira semana tenhas optado por abordar este cenário como umas férias (com pouco horário ou deveres), certamente pouco tempo depois percebeste que mesmo assim a situação torna-se frustrante para todos. Os adultos não conseguem focar-se e entregar o seu trabalho e as crianças fazem o que querem sem rotina e disciplina.

Se passaste por esta situação, sabes exatamente sobre o que estamos a falar e provavelmente entendeste que assim não poderias continuar. Não é só o fato de não teres sossego e tempo para trabalhar, mas também o fato de teres várias tarefas para executar simultaneamente. Tens de ser um colaborador eficiente, um bom pai, ou boa mãe, apoiar na “telescola”, tratar da casa, preparar as refeições… é fácil a situação ficar rapidamente caótica!

Trabalhar em casa com família
Trabalhar em casa com família

Manter rotinas
O primeiro passo têm de ser manter uma estrutura diária para que o caos não se instale, por isso manter a rotina que já se tinha é sempre uma boa opção. Além do benefício claro de já existir familiaridade com a rotina, mantêm-se um horário regular que trará uma organização fixa ao dia-a-dia. Assim sendo, ter uma rotina clara e fixa para toda a família é um ponto essencial para te manteres produtivo.

Controla o teu tempo
Para equilibrares a rotina diária, tens de aprender a gerir o teu tempo. Concentra-te no que é prioritário e constrói uma lista de tarefas pela qual te possas guiar e que correspondam a uma hora específica do teu dia. E também uma grande ajuda compartilhar as responsabilidades de tratar das crianças com mais alguém, não importa se é o pai, irmão, irmã, avó, tio ou avô. Tenta revesar esta tarefa com outra pessoa, tudo funcionará melhor.

Delimita um tempo para as crianças
Pode parecer que passas todo o dia com os miúdos, mas não passas tempo de qualidade. Por isso assegura-te que tens um determinado tempo do dia para estar apenas com as crianças, mesmo que sejam só 20 minutos. Façam atividades divertidas: brincar com Legos, ver desenhos ou mesmo cozinhar. Apoiá-los na escola não deve ser considerado com tempo de família, porque no fundo apenas estás a desempenhar o papel dos professores. Ao teres este tempo exclusivo, as crianças vão entender que vão ter a atenção durante o dia e vão estar mais tranquilas e dispostas a dar-te  o tempo que precisas para trabalhar.

Reserva tempo para ti
Antes de mais, deves ter sempre algum tempo para ti. Até para conseguires manter a tua sanidade mental e motivação. Mesmo que sejam só 10 minutos por dia para estares sozinho a beber o teu copo de café logo pela manhã com alguma paz! Se as tuas crianças se deitam cedo, aproveita esse tempo para fazeres coisas para ti como ver uma série, meditar, aprender ou outros. Se não for esse o caso, opta por ficares acordado mais tarde e lê uns minutos ou toma um banho relaxante.

Resumindo, trabalhar em casa com família é extremamente stressante e pode mesmo ser o maior desafio pelo qual a nossa geração teve de enfrentar, mas tenta fazer o melhor que sabes. Não sejas demasiado rigído contigo própio e permite-te algum tempo para te adaptares a esta nova vida. Sê positivo e tenta encontrar o metódo que melhor funciona para ti, não há nenhum fórmula exata.

Sabe mais como as empresas se estão adaptar de volta ao novo normal.

Vê todas as oportunidade de trabalho que a Teleperformance Portugal têm para ti!

Deixa o teu comentário