Trabalhar no estrangeiro é uma experiência que cada vez mais pessoas querem ter. O objetivo é aliar uma oportunidade de trabalho à descoberta de um novo país e cultura diferente.

Trabalhar no estrangeiro pode causar alguma dificuldade extra no que toca a encontrar as melhores ofertas, mas com alguma paciência e simples Skills de pesquisa é possível encontrares um novo emprego no local que mais te interessa e que te pode levar à experiência única que desejas. Neste artigo deixamos algumas dicas úteis para encontrar trabalho no estrangeiro.

Work overseas

Etapa 1: Porque é que queres trabalhar no estrangeiro?

Antes de começar à procura, é preciso definir prioridades e de que tipo de trabalho estás à procura. Se o teu foco é estudar ou ser voluntário e precisas de um rendimento extra; se tens um currículo longo e alguma experiência, ou se, por outro lado, estás ainda a entrar no mercado de trabalho. Podes também ter a ideia de fazer um “Gap Year” e descobrir uma nova cultura ao mesmo tempo. Qualquer que seja a tua situação, a palavra chave é pesquisa!

Etapa 2: Pesquisa, pesquisa, pesquisa

Vivemos numa era digital, onde uma simples pesquisa no Google te pode ajudar a encontrar (quase) tudo o que precisas. Antes de mais, é necessário consultar as vagas que melhor se adequam ao teu perfil, local de interesse, cultura que desejas conhecer, idiomas, entre outras preferências que possas ter. No entanto, se não encontrares nada de interessante hoje não desesperes, tenta novamente amanhã e continua à procura até encontrares algo que realmente te chame a atenção. Há novas ofertas de trabalho a serem publicadas on-line todos os dias: O site da Teleperformance é um exemplo disso!

Estes são alguns dos sites que podem ser úteis na tua pesquisa de emprego internacional: JobsAbroad.com e OverseasJobs.com. No entanto, se o que procuras é um ambiente multicultural, recomendamos vivamente que consultes o jobs. 

Etapa 3: Liga-te

Além dos motores de pesquisa, as redes sociais podem ser importantes e muito úteis ao procurar trabalho no estrangeiro. Muitas empresas como a Teleperformance utilizam o Linkedin como um verdadeiro portal de emprego. As redes sociais permitem-te ver ofertas, entrar em contato com os colaboradores da empresa e conhecer as suas experiências. O Facebook, Instagram e Twitter são úteis para encontrares grupos e fóruns onde podes trocar opiniões com pessoas familiarizadas com o trabalho no estrangeiro. Se já trabalhas para uma empresa internacional como a Teleperformance, podes procurar internamente e descobrir em que capitais a tua empresa possui filiais e ver se há vagas às quais te possas candidatar.

Work overseas

Etapa 4: Mais pesquisa

Depois de encontrares as ofertas que mais te interessam é conveniente pesquisar sobre as empresas que anunciam as mesmas, em sites, artigos e notícias relacionadas com as vagas. É necessário que tenhas confiança no empregador. Para isso, recomendamos alguns portais como o FakeCheks.Org, que fornece dicas para proteção contra golpes maliciosos, ou o Anti-Fraud International, onde são reportadas ofertas fraudulentas. Contudo, também podes consultar o artigo do nosso blog à Procura de emprego: Será Seguro? que te ajudará a adotar os melhores procedimentos na procura de trabalho online.

Etapa 5: Regalias e condições

Além da fiabilidade da oferta, tenta saber mais sobre as condições que a empresa oferece aos trabalhadores que se candidatam de um país diferente. Tenta descobrir se, tal como a Teleleperformance, a empresa oferece um pacote de realocação e se te poderá ajudar com todas as necessidades que irás encontrar ao trabalhar no estrangeiro.

Etapa 7: Visto

Solicita um visto ou autorização de trabalho. Dependendo do país e do tipo de trabalho que tens em mente, o pedido de emprego pode não ser considerado a menos que já tenhas um visto para o efeito. Para obter um visto, entra em contato com a embaixada do país da oferta de trabalho que queres aceitar. Eles poderão ajudar-te com esse processo.

Etapa 8: Ir!

Trabalhar no estrangeiro pode ser uma experiência única: Poderás conhecer uma nova cultura de perto, evoluir pessoal e profissionalmente, fazer novos amigos e valorizar o teu currículo para todas as próximas ofertas de emprego que encontres no futuro.

Deixa o teu comentário