Portugal tem algumas das melhores cidades para viver na Europa. Sugerimos quatro destinos que equilibram a vida pessoal e profissional.
Podemos facilmente afirmar que Lisboa é uma das melhores cidades para viver na Europa. É a capital portuguesa e uma cidade que tem apaixonado o mundo, sendo atualmente um dos principais destinos turísticos europeus.
Com uma população aproximada de 500 mil habitantes e quase três milhões de pessoas se considerarmos a área metropolitana adjacente, em 2018, Lisboa foi considerada “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” nos World Travel Awards.
Trata-se de uma cidade vibrante com todas as caraterísticas de uma capital europeia. Boas infraestruturas residenciais e comerciais, inúmeras alternativas para divertimento, eventos culturais e desportivos…enfim, uma verdadeira metrópole que conquista cada vez mais o setor do turismo e entusiama pessoas para ali viverem e trabalharem.
Melhores zonas de Lisboa
O coração da cidade situa-se na zona histórica, na qual sobressaem a Baixa Pombalina, Chiado e os bairros de Alfama e Bairro Alto. São as áreas que concentram os turistas e boa parte do tecido comercial e da vida quotidiana dos lisboetas. Imperdível a visita ao castelo de São Jorge, assim como aproveitar os vários miradouros que circundam o centro histórico.
O Parque das Nações é a zona mais moderna da cidade e uma referência em termos arquitetónicos e turísticos. Após a realização da Expo 98, tudo foi aproveitado para criar áreas de excelência (residenciais e escritórios), sendo hoje um dos espaços mais nobres de Lisboa e um local privilegiado para morar e trabalhar.
Banhada pelo Rio Tejo, Lisboa foi o “palco” para o arranque das Descobertas que catapultaram o povo português para o mundo. A freguesia de Belém é precisamente a área que representa a época dos Descobrimentos, que tanto orgulha não só os lisboetas como todos os portugueses. A visita ao Mosteiro dos Jerónimos e à Torre de Belém é obrigatória, assim como experimentar um Pastel de Belém, naquela que é a pastelaria mais famosa de Portugal.
Melhores cidades para viver na Europa: Porto
Nos últimos anos, a segunda maior cidade portuguesa tem vindo a entrar no roteiro dos principais destinos turísticos europeus. Conhecida desde há largos séculos pelas caves do Vinho do Porto, situadas em Vila Nova de Gaia, e pelo Douro vinhateiro, a zona circundante onde se situam as vinhas, o Porto rivaliza com a capital em diversos parâmetros. Será, também, uma das melhores cidades para viver na Europa.
Tem cerca de 240 mil habitantes e uma área metropolitana que junta qualquer coisa como 1,8 milhões de pessoas. É uma região bastante industrializada e um centro nevrálgico para negócios, sendo a região de Portugal que contribui ativamente para o equilíbrio da balança comercial, visto que exporta mais do que importa.
Também conhecida por “Cidade Invicta”, deu origem ao nome do País, pois na época romana designava-se Portus Cale. Vale a pena mencionar igualmente que o Centro Histórico é considerado património mundial pela Unesco e uma zona de referência imperdível.
Aconselha-se conhecer a Torre dos Clérigos, a Fundação de Serralves ou a Sé Catedral. Assim como um passeio pela zona da Foz, por muitos considerada a mais bonita da cidade.
A cidade do Porto foi já várias vezes considerada como Melhor Destino Europeu do Ano (2012, 2014 e 2017) pelo European Consumers Choice e é uma zona que, para além dos atributos arquitetónicos, se destaca igualmente pela gastronomia típica. São vários os pratos de referência, mas talvez os mais emblemáticos sejam a Francesinha e as Tripas à Moda do Porto.
Melhores cidades para viver na Europa: Covilhã
Esta é uma cidade particularmente diferenciadora quando pensamos em Portugal. É a porta de entrada para a Serra da Estrela, um dos poucos pontos do País onde podemos ter esperança de ver nevar.
A Covilhã tem perto de 40 mil habitantes e é um dos centros urbanos de maior relevância do Centro de Portugal. A Teleperformance, reconhecendo esta posição estratégica e dando também o seu contributo para o desenvolvimento do Interior, inaugurou um pólo na cidade há 11 anos.
A região destaca-se por, ainda hoje, ser um dos principais centros de indústria de lanifícios da Europa e, claro está, pelo famoso Queijo da Serra, uma iguaria muito apreciada e que justifica mesmo a existência de um Museu do Queijo. Nota ainda para a Universidade da Beira Interior, que trouxe um carisma estudantil à cidade e conseguiu ali manter uma dinâmica que raras vezes encontramos no interior do país.
A Covilhã consegue, desta forma, ser uma cidade bastante equilibrada. Longe da azáfama dos grandes pólos urbanos mas, ainda assim, suficientemente animada e dinâmica para motivar pessoas a procurarem oportunidades de emprego e um estilo de vida mais saudável.
Melhores cidades para viver na Europa: Setúbal
Finalmente, destacamos ainda a cidade de Setúbal. Situada a 40 km da capital, Setúbal é banhada pelo rio Sado. No seu estuário é possível observarmos golfinhos que alegremente acompanham as embarcações. Setúbal, com o seu porto, é uma cidade piscatória, o que se reflete na qualidade do peixe que encontramos nos restaurantes. Setúbal é também a cidade do choco frito e muitos visitantes deslocam-se ali com o intuito de o saborearem.
Na região, produzem-se ainda alguns vinhos de renome, nomeadamente o Moscatel de Setúbal e ainda outros licores. Igualmente famoso é o Queijo de Azeitão, um deleite de renome em Portugal. Pratos à base de mariscos e moluscos são também muito conhecidos e um dos principais pontos de atração, assim como a doçaria.
O perímetro urbano de Setúbal junta cerca de 100 mil pessoas. A região está bastante industrializada, em particular nas áreas da celulose, papel, fertilizantes, cimento, pesticidas, produtos fito-farmacêuticos, energia termoelétrica e construção naval.
Perto da Serra da Arrábida, zona protegida conhecida pela variedade da fauna e flora, Setúbal destaca-se também pela proximidade a diversas praias que fazem parte do Parque Natural da Arrábida. São areais rodeados por escarpas, criando pequena baías consideradas por alguns como as mais bonitas praias de Portugal.
Obviamente, muito mais haveria a dizer sobre estas quatro cidades, mas a ideia é apenas transmitir algumas das principais atrações das mesmas. De qualquer modo, propomos um pequeno desafio em forma de quiz que lhe dirá, de acordo com a sua personalidade, qual destas cidades será ideal para viver e trabalhar:
Qual a cidade portuguesa que melhor combina com a tua personalidade?
E aqui ficam 5 razões para te candidatares à Teleperformance
Interessado? Vê as nossas oportunidades de emprego