O salário médio em Portugal pode fornecer informações importantes sobre o estado econômico do país. 

Dizemos-te os números que deves saber relativamente ao salário médio em Portugal.

Com inúmeras notícias vindas de Portugal nos últimos tempos, em particular, o investimento em energias renováveis, a crise econômica deixada para trás e a atual atenção de grandes empresas, parece que a atração a Portugal nunca foi tão elevada. No entanto, existem ainda motivos que deixam os estrangeiros e os expatriados com dúvidas: o salário mínimo e médio em Portugal.

salário médio em Portugal

O que há para saber?

Salário mínimo

Desde 2019 que o salário mínimo em Portugal está fixo em €600 com um ligeiro aumento na Madeira e Açores. O salário mínimo português é revisto anualmente e o seu aumento depende de variados fatores, como o orçamento do governo, custo de vida, produção interna e investimento, entre outros. Dado à disposição anual para o aumento do salário mínimo, assim como, as vantagens que não encontrarás em nenhum outro lugar, não considerando apenas o excelente clima, praias e pastéis de nata (embora comer um pastel de nata sob o sol na praia é definitivamente uma obrigação para todos) faz de Portugal uma excelente escolha.

Salário médio

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), baseado num inquérito ao emprego para o quarto trimestre de 2018, o rendimento líquido médio da população empregada por outrem, ao longo de 2018, foi de €888, por mês. Tendo em conta o melhor desempenho da economia e a contínua pressão para salários mais elevados, poderá resultar num aumento do salário médio em Portugal nos próximos anos.

De Norte a Sul

Apesar de Lisboa ter o mesmo salário mínimo que no resto do país, a capital é um grande foco internacional para as empresas. Agora, mais do que nunca, empresas e gigantes tecnológicos estão a investir, significando que o salário médio em Portugal difere quando comparado a Lisboa. Em adição, a atual dinâmica económica e o crescimento do setor tecnológico fazem de Lisboa uma forte escolha entre expatriados. Contudo, a capital não está sozinha. Outras cidades e regiões, como o Porto e Algarve, recebem também investimento graças à indústria imobiliária e turística. Esta combinação, assim como a junção da concorrência entre empresas pela procura de talento de alta qualidade, traduz-se numa vitória para ambos os lados. Ou seja, embora exista um salário médio em Portugal, nem sempre se caracteriza por auferir os mesmos rendimentos médios apresentados, pelo contrário. Existe também a possibilidade de negociares a remuneração, uma prática comum em Portugal durante o processo de entrevista.

Em suma, se Portugal for o teu  próximo destino, mantém em mente que a existem mudanças em curso todos os dias, novas indústrias são melhor desenvolvidas e, claro, as oportunidades de emprego estão por toda a parte. O salário médio pode diferir quando comparado com outros países europeus, mas o potencial e crescimento de Portugal nunca foi maior.

Deixa o teu comentário