Os Vistos para Portugal têm vários requisitos e especificações de acordo com a nacionalidade, motivo, entre outros. Se acabaste de decidir imigrar para Portugal e não sabes como pedir um visto, aprende tudo o que tens de saber para chegares ao nosso país e começar uma nova aventura.

Do que precisas?

Se és um cidadão da UE/EEA ou da Suiça estás com sorte! Nesse caso, não precisas de nenhum passaporte nem de visto específico. Tens apenas de preencher este formulário acerca do Visto Schengen e apresentar o teu cartão de cidadão. Contudo, se vais partir de um país fora da União, precisas de um passaporte válido pelo menos por 6 meses para pedir um visto para Portugal.

A nossa embaixada ou consulado no teu país é o responsável por lidar com o requerimento dos vistos para Portugal. Para isso, tens de preencher um formulário e submetê-lo nos respectivos serviços. Para além do formulário preenchido, também precisas de levar alguma documentação contigo:

  • 2 fotos para o passaporte
  • Passaporte ou cópia de vistos anteriores
  • Uma carta a explicar o motivo da visita
  • Seguro de viagem
  • Data e hora das viagens
  • Cópia da reserva do bilhete de volta (quando aplicável)
  • Comprovativo de alojamento (hotel, pensão, etc)
  • Prova de fundos suficientes para subsistência
  • Estado civil e económico
Vistos para Portugal

Tipos de Vistos

O visto depende do motivo que tens para visitar Portugal e do tempo que pretendes ficar. Se és apenas um turista e queres estar no nosso país por menos de 3 meses, deves pedir um Visto de curta-duração Schengen.

Se queres viajar ou passar por um país que não pertence à UE, deves pedir um Visto de Trânsito Aeroportuário que te permite passar de um voo a outro sem entrar no espaço Schengen. Este visto é obrigatório para todos os passageiros que mudam de voo num país pertencente ao espaço Schengen.

Por outro lado, se queres ficar por um período de tempo mais longo, o teu Visto para Portugal tem de ser de longa duração. Isto permite-te ficares durante 4 meses com múltiplas entradas. Se tens um tratamento médico, um emprego temporário ou uma investigação científica para fazer, isto é para ti!

Por último, os vistos de residência dão-te 4 meses para pedires uma permissão de residência. É o ideal se estás empregado ou a estudar em Portugal, por exemplo.

Todos os vistos para Portugal têm custos específicos. Se queres saber mais, vê o nosso artigo.

Continuas sem saber se deves vir para Portugal? Vê as nossas dicas e sabe mais sobre um dos melhores lugares para comer, trabalhar e viver!

Acabaste de chegar? Dizemos-te onde viver em Portugal!

Porque é que Portugal é considerado o país mais acolhedor do mundo?

Queres viver em Portugal? Aqui estão 5 coisas que precisas de saber!

Deixa o teu comentário