Lisboa prepara-se para receber mais uma edição da Web Summit. O evento arranca a 4 de Novembro e, mais uma vez, as expetativas estão no ponto máximo.
A Web Summit 2019 será a quarta edição que se realiza em Lisboa. A capital portuguesa prepara-se, assim, para receber este megaevento que tem por missão identificar disrupções e apontar caminhos de futuro.
No momento em que Paddy Cosgrave acertou com o Governo português que a Conferência ficaria no País até 2028, estava dada a confirmação: Portugal é um dos países que lidera a “revolução” tecnológica. E a Web Summit uma das mais evidentes expressões desse posicionamento.
Na última edição, em 2018, calcula-se que o retorno para o País, no período em que decorreu o evento, tenha ascendido a 300 milhões de euros. A Conferência juntou, segundo a organização, mais de 1800 startups, 1500 investidores, cerca de 1200 oradores e 2600 jornalistas. Estiveram representados 159 países e as visitas ao recinto alcançaram as 70.000 pessoas.
Web Summit 2019
A edição deste ano decorre entre 4 e 7 de Novembro, na Altice Arena. Como sempre, espera-se que se possam juntar no mesmo espaço as startups mais inovadores, ideias brilhantes, investidores, angels e aceleradores. Basicamente, o universo tecnológico no seu melhor.
Paralelamente, decorrem diversas conferências específicas, separadas por áreas temáticas e que irão reunir um total de 1200 especialistas. No total, serão 23 tracks (como lhes chama a Web Summit).
Para informação mais detalhada sobre cada uma destas áreas temáticas, pode visitar o site da Web Summit:
Web Summit – informações úteis
Os acessos à Web Summit 2019 são simples, uma vez que o evento tem lugar na Altice Arena, uma sala de espetáculos que beneficia da proximidade à Estação do Oriente, onde confluem diversos transportes. O objetivo de deslocação é exatamente esse: chegar à Estação do Oriente.
Pode lá chegar através da moderna rede de metro que serve a cidade de Lisboa, por comboio ou através dos autocarros número 728, 744, 782. Naturalmente, pode também optar por ir de Taxi ou através de uma plataforma de transportes, já que o assunto é tecnologia.
Da Estação do Oriente à zona da Web Summit 2019 são poucos minutos a pé. E pode desde logo ir aproveitando a bela zona do Parque das Nações, construída por ocasião da Exposição Universal de 1998 e que é, atualmente, uma das áreas mais nobres e modernas de Lisboa.
Muito importante também é descarregar a app da Web Summit, a qual está disponível tanto para IOS como para Android. A app vai servir para entrar no recinto mas também para se orientar relativamente às diferentes palestras e tracks (áreas temáticas). Estas não estarão circunscritas a um único palco: vão navegar entre a Altice Arena e os quatro pavilhões da FIL. A app pode ser extremamente útil para para consultar todos os horários do evento e construir o roteiro do seu interesse.
Portugal tecnológico
A escolha de Portugal, e muito concretamente de Lisboa, não é inocente. O País tem vindo a subir consistentemente nos rankings dos países tecnológicos, pois dispõe de condições únicas para o desenvolvimento de atividades empresariais, em especial no campo da tecnologia.
Entre 140 países, Portugal está classificado na 19ª posição no que diz respeito à qualidade das infraestruturas, de acordo com o Global Competitiveness Report 2018 do Forum Económico Mundial.
Beneficia ainda de excelentes velocidades de internet – a quarta melhor do mundo e segunda a nível europeu, diz a OCDE, e de um mercado de trabalho favorável à “experimentação”, ou seja, salários moderados que podem ser determinantes para companhias que estão em fase de arranque, constituindo o palco ideal para a instalação de startups.
Em acrescento, existe um ambiente favorável no País, fruto da vontade política em promover o empreendedorismo, muito particularmente a vertente tecnológica, da recuperação económica dos últimos anos e do trabalho desenvolvido ao nível das universidades: Portugal é o quinto país com o maior número de licenciados em ciência e tecnologia por mil habitantes, considerando a faixa etária entre os 20 e os 29 anos.
Finalmente, uma nota para o facto de Portugal ter sido considerado um dos países mais seguros do mundo, segundo o Índice Mundial da Paz, e o país com melhor qualidade de vida a nível mundial – Índice Expat 2019. A estas distinções juntam-se as classificações como Melhor Destino europeu nos World Travel Awards nos últimos três anos.
Lisboa na moda
A qualidade de vida é, aliás, um dos principais atributos da cidade de Lisboa. Cada vez mais procurada em termos turísticos, a capital de Portugal é também um fantástico local para se viver. Ao acolher a Web Summit, Lisboa está também a assumir-se como uma das cidades de referência em termos de congressos e conferências, destacando-se o perfil vanguardista e tecnológico dos mesmos.
Em 2018, por exemplo, Lisboa foi classificada como a 6ª melhor cidade do mundo para este tipo de eventos pela ICCA (International Congress & Convention Association), após ter recebido 152 Congressos internacionais que cumpriram os critérios da Associação.
O interesse pela cidade tem sido crescente, como bem mostra o quadro Google Trends abaixo:
Visitar Lisboa e ir à Web Summit 2019 é, sem dúvida, uma fantástica experiência. Mas considerando a dinâmica que se vive no País e a qualidade de vida que encontramos em Lisboa, poderá sentir-se tentado a encontrar uma forma de ficar mais algum tempo.
A Teleperformance, enquanto empresa que ganhou em 2018 prémios para atração de jovens talentos, companhia que mais cresce e melhor lugar para trabalhar, é uma multinacional de referência que tem vindo a investir forte em Portugal e muito especialmente em Lisboa.
A estratégia passa pela criação de hubs multilingue que, através de Portugal, conseguem servir todo o mundo. Naturalmente, tal não seria possível sem a introdução de tecnologia de topo em toda a estrutura da empresa. Como líder mundial em serviço ao cliente, a Teleperformance tem oportunidades de emprego que poderás consultar.
O que esperar?
Para além da quantidade e qualidade dos oradores na Web Summit 2019, algo que permite à Forbes considerar este evento “a melhor conferência tecnológica do Planeta”, podemos esperar que os temas da moda assumam particular relevância.
Inteligência artificial, Machine Learning, sistemas de voz, Robótica, Segurança e Sustentabilidade, à semelhança do que já aconteceu em 2018, serão seguramente temas recorrentes. Resta saber o que nos reservam as startups e empresas tecnológicas, certamente interessadas em surpreender.
Nada como adquirir o seu bilhete desde já, até porque dentro de 15 dias irão aumentar 200 euros. A Web Summit 2019 é o palco ideal para startups e empresas tecnológicas e uma oportunidade única para networking e para eventualmente encontrar nichos e tecnologias onde trabalhar.
Sugerimos ainda os seguintes artigos do nosso blog:
Países Tecnológicos – Portugal
Onde trabalhar após terminar o curso
Carreiras Teleperformance – o percurso
Se está efetivamente à procura de um novo desafio profissional, veja as oportunidades de emprego que temos para si.