Muitos de nós continuamos a imaginar mudar de ambiente de trabalho: deixar a nossa sala de estar ou a mesa da cozinha e regressar ao escritório. Contudo, toda a experiência de trabalho no escritório é agora muito diferente. Podemos dizer que existirá um novo local de trabalho com diferentes mudanças para que estejas seguro.

 

Há muitas organizações que continuam à altura de tudo aquilo que se altera devido à pandemia. Um dos grandes desafios que as empresas agora enfrentam é a reorganização do local de trabalho para o regresso dos seus colaboradores.  Até existir uma vacina contra o Covid-19, todos os espaços necessitam de estar preparados para a minimização do contágio e segurança da equipa e de outros visitantes. É certo que as empresas reduziram o número de pessoas no escritório, no entanto, continuará a haver sempre o risco de contágio no ambiente de trabalho.

O que é que muda? Como é que os escritórios com centenas de colaboradores podem ser um espaço seguro? Que regras devem ser seguidas e como é que os colaboradores podem conhecê-las?

Acreditamos que não existe apenas uma solução para tornar o escritório um lugar seguro. Todas as empresas têm a sua identidade em termos de organização, negócio, dinâmica entre colegas, e outros fatores, e na mente de cada um se criam novas ideias para transmitir e fazer seguir as medidas de segurança. Porém, damos o exemplo da Teleperformance Portugal para que possas compreender algumas destas mudanças e o novo ambiente de trabalho no escritório.

ambiente de trabalho
ambiente de trabalho

Recursos básisco de proteção vêm para ficar 

É provável que algumas das recomendações que se fazem no escritório já conheças desde o início da pandemia, como manter a distância de segurança, desinfetar sempre as mãos, evitar tocar com as mãos em pontos de contacto, usar preferencialmente as escadas ao invés do elevador, entre outras. Por isso, deverás continuar a ver dispensadores de álcool gel, limpeza frequente a espaços comuns e informação exposta no teu local de trabalho com estas e outras dicas básicas de segurança, como o uso obrigatório de máscara.

A Teleperformance assegura que todos os colaboradores tenham acesso à informação/recomendações mais recentes da DGS (Direção Geral de Saúde) e da WHO (Organização de Saúde Internacional) e providencia todos estes recursos mencionados.

Estas são as regras básicas que vieram para ficar. São os elementos iniciais e essenciais para manter as pessoas em segurança. Claro está que, tanto a Teleperformance, como outras empresas, querem ir mais além e proteger a sua equipa ao máximo, por isso, é possível que haja todo um redesenhamento do escritório.

Redesenho do escritório

  • Pessoas

Uma das mudanças que te será mais visível é a quantidade de pessoas que estarão no local de trabalho. Este espaço terá agora número mais reduzido de colaboradores. Cabe a cada empresa perceber que equipas são mais precisas fisicamente no escritório, bem como as limitações e preferências de cada um para esse regresso.

A Teleperformance, por exemplo, apenas ocupará 40% dos seus 11 edifícios; sabe que equipas terão prioridade de regresso nesta fase e fez um questionário para conhecer que colaboradores gostariam e podem voltar ao escritório.

  • Entradas

Se antes já era fundamental controlar a entrada de pessoas nas empresas, agora é ainda mais importante selecionar as pessoas que o podem ou não fazer, evitando riscos de contágio. O controlo da temperatura corporal é uma das formas de evitar esse risco.

Na Teleperformance, à entrada, todas as pessoas são obrigadas a medir a sua temperatura corporal através de um medidor automático que indica se têm febre ou não.

work environment
work environment
  • Sinalização

Desde pegadas no chão ou setas com o sentido no qual se deve andar, a cartazes que limitam o número de pessoas nas salas. Deves encontrar o escritório preenchido com bastante informação visual para que saibas imediatamente que medidas preventivas deves ter.

Na Teleperformance as mensagens acompanham todo o percurso dos colaboradores, desde a sua entrada à saída. Há sinalização específica sobre o uso de máscara, em que sentido devem  os colaboradores andar, quais as restrições dos espaços – por exemplo, nos elevadores existem pegadas que indicam o local onde as pessoas devem posicionar-se, e nas cafetarias, os lugares onde devem sentar-se. Há televisões com dicas de segurança, cartazes com linhas de apoio, entre outras sinalizações no ambiente de trabalho.

  • Lugares de trabalho e espaços comuns

Se até aqui partilhavas lado a lado a secretária ou trabalhavas de onde quisesses no escritório, agora existirão mais restrições. Provavelmente terás de trabalhar sempre no mesmo posto de trabalho e com a distância mínima de segurança entre colegas. Relativamente aos espaços comuns – salas de reuniões, cafetaria, casas de banho, elevadores, e outros – há que ter em atenção a limitação do local e uso de equipamentos.

 

O regresso ao escritório é um dos momentos ideais para as lideranças das organizações atuarem, criarem um ambiente de trabalho seguro para a sua equipa e, em alguns casos, livrarem-se da inércia do passado. Um regresso bem planeado e preparado, criará uma melhor experiência para todos e gera confiança na empresa.

 

Se queres conhecer melhor a Teleperformance Portugal, lê mais artigos, aqui.

Descobre todas as nossas vagas de emprego no nosso website de recrutamento. Candidata-te!

Deixa o teu comentário