A cultura da empresa é a base do teu ADN enquanto colaborador, são os valores, a missão, o espírito de equipa, o cuidar, a visão e os objetivos.

Em trabalho remoto como podemos transmitir esta cultura?

Para que fomentemos uma excelente cultura de empresa é essencial que tu te sintas parte dela, que fazes parte do nosso dia-a-dia, do nosso ADN e que acima de tudo te identificas e que nós, também te ajudamos a identificar.

No final do dia, fazes parte do nosso objetivo maior, crescer em conjunto.

Uma cultura de empresa positiva só traz benefícios, faz com que os nossos colaboradores se sintam parte da solução, se sintam motivados e confortáveis com aquilo que a empresa defende e transmite.

2020 foi um ano atípico com muitas mudanças em quase todas as empresas, o trabalho remoto passou a ser o nosso modelo habitual de operar diariamente, o isolamento passou a fazer parte do nosso dicionário e tivemos que nos familiarizar com a palavra pandemia.

O contexto muda e por consequência a cultura da empresa tem de se adaptar a este novo cenário e continuar a fazer com que sintas que és parte dela e que chega a ti, mesmo que, de forma virtual.

Na Teleperformance Portugal, 99% dos colaboradores no pico da pandemia foram colocados no modelo de trabalho remoto, pois a segurança e bem-estar dos nossos colaboradores era e é, fundamental.

Neste novo cenário era essencial que a nossa cultura de empresa se mantivesse e se adaptasse a este panorama.

Se nos moldes normais já é fundamental manter uma cultura de empresa positiva e sólida, num cenário pandémico e de maior isolamento social e profissional, torna-se prioridade número um.

Existem 4 pontos chave que devemos considerar neste cenário:

Em primeiro lugar é fundamental garantir que o colaborador se sente ligado à empresa ainda que esteja em trabalho remoto.

Em segundo e terceiro lugar, que sinta assistência, guia e acompanhamento nas suas tarefas diárias assim como na sua gestão pessoal.

Por último e essencial, fazer com que o colaborador não sinta um choque tão grande na operação diária, ligando-o sempre a todas as atividades, iniciativas, departamentos de apoio e todos os pontos de contacto relevantes para garantir a interação e segurança do mesmo.

A proximidade, espírito de equipa e ligação são três características imprescindíveis.

Se és um colaborador TP, certamente saberás que temos um calendário anual de iniciativas e atividades para ti, totalmente gratuitas. Muitas destas atividades ligadas ao desporto, atividade física, celebrações e dinâmicas multiculturais.

Já reparaste nas mudanças e adaptações que tivemos que fazer?  por exemplo, adaptámos os nossos eventos físicos para o online! Assim garantíamos que continuávamos a criar momentos de interação e que estavas menos isolado na missão “battle the bug”.

Ao longo dos últimos meses organizámos várias iniciativas online como torneios de gaming, workshops de dog training, iniciativas friends and family, noites de quiz, uma aula de culinária e muito mais!

Comunicar é provavelmente o pilar mais importante para mantermos uma boa cultura de empresa, foi por isso que decidimos reforçar a nossa comunicação e fazer chegar a cultura TP a casa de todos.

Se nos moldes habituais já o fazíamos através das nossas newsletters, plataformas sociais e intranet, atualmente comunicamos por mais canais.

Com certeza já deste de caras com as nossas comunicações via email, com os nossos sms’s, constantes atualizações de informação e notícias relevantes, certo?

Na fase mais crítica do isolamento abrimos um novo canal de comunicação com testemunhos e mensagens diárias do nosso CEO, onde eram partilhadas as notícias mais relevantes sobre a pandemia, as medidas a ser tomadas enquanto colaboradores envolvidos na cultura da empresa e como assegurar o bem-estar de todos.

E como comunicar e chegar aos nossos nunca é demais, o nosso departamento de apoio ao colaborador (Employee Support) existe exatamente para garantir que o mesmo está seguro em casa, com condições favoráveis e bem fisicamente e psicologicamente.

Se a cultura da empresa é algo que nos define, então a Teleperformance vai sempre zelar por uma cultura positiva, jovem, ambiciosa e apostar sempre no crescimento conjunto.

Se és nosso colaborador, então fazes parte da nossa chave de sucesso, contribuis para que todos os dias cresçamos e contribuis para esta ligação única que criámos no universo Teleperformance.

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