Ter um trabalho em vendas pode ser uma grande rampa para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, mas provavelmente nunca pensaste sobre isto. A maior parte das pessoas não se apercebe que há uma panóplia de soft skills que se desenvolvem quando se tem uma experiência de trabalho em vendas.

É possível aprenderes bastante sobre as pessoas – ao comunicares com elas – sobre ti mesmo – ao enfrentares alguns medos e incertezas e, ainda, trabalhar algumas competências que facilitam definitivamente a tua vida. Sim, é isso mesmo! Nós dizemos-te porquê.

Aprendes a ser melhor comunicador

Há sempre aquela pessoa que conhecemos que é a melhor contadora de histórias. Podes não ter nascido com essa capacidade de envolver as pessoas na tua narrativa, mas acredita que com quantas mais pessoas falares, mais essa capacidade se torna natural.

Com um trabalho em vendas, não só aprendes a falar com as pessoas, como a ouvi-las. Esta é uma das habilidades que mais se distinguem neste tipo de trabalho. Tu necessitas de conhecer a pessoa que tens à tua frente, a quem queres vender algo, para saberes exatamente o que ela precisa.

Conclusão, tornas-te melhor a falar com pessoas após centenas de conversas com diferentes tipos de pessoas. Por isso, arranja esta prática num trabalho em vendas!

trabalho em vendas
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Aprofundas conhecimentos em vários assuntos

Para que saibas vender não é só com conversa, tens de conhecer o que queres vender. Por isso, quer seja um produto físico ou serviço, terás de ter conhecimento sobre isso.

Num trabalho de vendas, podes ficar a conhecer de tudo, desde a mais recente tecnologia emergente à viagem mais cara do mundo, ou ao delicioso café artesanal do sítio da esquina.

E sabes que mais? Quanto mais conhecimento tens, melhor conversador podes ser.

Constróis confiança

Em diversas situações sinto-nos inseguros de algo, porque falta-nos confiança. Confiança nos nossos sentimentos, conhecimentos, capacidades ou nas nossas decisões.  Com um trabalho em vendas, tudo muda.

Aqueles nervos iniciais em falar com alguém, aos poucos – com a experiência – vão desaparecendo e, quando dás por ti, já consegues falar com segurança com qualquer pessoa. Do polícia ao CEO de uma empresa. Deixas de “seguires guiões” e constróis confiança naturalmente pelo facto de falares todos os dias com pessoas.

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Tornas-te melhor em gestão de conflito

Com um trabalho em vendas podes passar por algumas situações constrangedoras e de conflito,  pois pode aparecer todo o tipo de pessoas à tua frente.

No entanto, assim que a confiança estiver no topo, vais conseguir deixar o nervosismo de parte e calmamente gerir a situação. Isto é, de forma respeituosa e empática, expondo alternativas à situação ou explicando pacientemente o teu lado.

Desenvolves a capacidade de te adaptares facilmente

Por poucas palavras, tornas-te um camalião! A mudança é bastante frequente neste tipo de profissão. Por isso, não só adaptas-te ao ambiente em que estás, como às pessoas a quem tens de vender algo ou ao problema que surge.

Por exemplo, tomando esta última referência, consegues pensar no problema e oferecer rapidamente uma solução, porque te tornas também mais criativo.

Nos dias de hoje, é cada vez mais crítico que tenhamos esta capacidade de adaptação. Não só a nível de negócio – em que cada vez existe mais competividade, especialmente em vendas – como a nível pessoal, tendo em conta as constantes alterações da nossa sociais.

Estas são apenas algumas oportunidades de aprendizagem e crescimento num trabalho em vendas, mas as referências são imensas e exponenciais.

Além de que, durante toda a tua vida vais precisas de saber “vender” em várias situações. Por isso, agarra uma oportunidade de aumentar já estas tuas capacidades!

Na Teleperformance Portugal temos algumas oportunidades na área de vendas. Conhece-as todas aqui.

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