Nesta nova era em que a maioria das empresas ainda se encontra em trabalho remoto, acolher um novo colaborador à distância e fazer com que ele se sinta incluído numa equipa virtual pode revelar-se um desafio. Contudo, há formas de o fazer, basta ser criativo!
Receber um colaborador novo para fazer parte da equipa é sempre emocionante. Por norma, existem várias formas de acolher um elemento que acabou de chegar à empresa: quer seja através de um “welcome package” com objetos divertidos, informação sobre a empresa e sobre a equipa, organização de uma atividade em equipa, ou até um almoço de integração em ambiente mais descontraído. Contudo, numa equipa virtual a integração pode tornar-se mais complicada.
Acolher um novo colaborador é uma tarefa que assume ainda mais importância numa equipa virtual, de forma a que ele se sinta incluído na equipa o mais rápido possível. Apesar desta receção ser mais fácil de realizar em ambiente presencial, remotamente, não é uma tarefa impossível! Hoje em dia, e com os avanços da tecnologia e plataformas de trabalho online – A Teleperformance Portugal criou uma plataforma onde é possível realizar 100% do trabalho em ambiente remoto – os recém-colaboradores podem começar a conhecer seus colegas de equipa virtual desde o primeiro dia, não importando a que distância se encontrem.
Deixamos algumas sugestões para receber novos colaboradores numa equipa virtual.
Chamada de vídeo com toda a equipa
Há uma grande diferença entre ver a cara das pessoas e conhecer os seus endereços de email. Para começar, agendar uma vídeo chamada com toda a equipa virtual, onde o novo colaborador se possa apresentar e falar com todos os colegas pode ser benéfico. Isto permite que o novo colaborador associe um rosto e uma personalidade aos nomes, o que é importante quando começar a trabalhar.
Se o agendamento de uma vídeo chamada com toda a equipa virtual for complicado, caso existam muitos elementos, programa chamadas de equipa menores para que o novo colaborador possa ser apresentado a todos os colegas relevantes e com os quais ele trabalhará mais regularmente e/ou diretamente.
Pequenos gestos como este podem ajudar bastante a fazer com que um novo colaborador se sinta parte do grupo, ainda que de forma virtual.
Convida-o para as redes sociais
A maioria das equipas, quer estejam em trabalho remoto ou não, utiliza várias plataformas sociais para interagir e softwares de trabalho à distância. Muitas dessas equipas possuem canais dedicados a tópicos mais ou menos relacionados com trabalho, como o WhatsApp, o slack ou o Microsoft teams. Convida os novos colaboradores para esses canais o mais rápido possível, para que eles se sintam integrados à cultura da empresa e da equipa virtual.
Se a equipa ainda não possui nenhum canal social configurado, convém fazê-lo. Permitir que os colaboradores tenham um espaço para conversar sobre assuntos não relacionados ao trabalho ajudará a criar uma sensação de camaradagem no escritório e ajuda a manter a motivação elevada.
Organiza atividades de equipa regularmente
Qualquer que seja a área de negócio, a passagem para trabalho remoto pode transformar um ambiente de trabalho, o que pode ser complicado.
A interação entre colaboradores é essencial para a união da equipa e leva a melhores resultados. Uma maneira de aumentar a moral de uma equipa virtual e aproximar os elementos da mesma é organizar atividades conjuntas virtualmente e com regularidade.
Por exemplo, pede a cada membro equipa que se “disfarce” de uma personalidade famosa e permite que os outros adivinhem quem é. Ou pede a cada membro da equipa que submeta duas verdades e uma mentira e peça a outros que adivinhem qual é a mentira. Isto ajudará a criar piadas internas e um ambiente acolhedor e amigável numa equipa virtual.
A Teleperformance tem uma equipa dedicada – TP Club – a realizar atividades para integração e interação dos colaboradores da empresa: a iniciativa “dia das nações” celebra, através de jogos e passatempos, as nacionalidades e cultura de cada um dos colaboradores.
Marca um café virtual
Organiza uma vídeo chamada para beber um café e onde não seja permitido falar de trabalho. Aqui, a conversa deve permanecer social, impedindo que os colaboradores falem sobre trabalho e, em vez disso, mantendo-os falando sobre si próprios. A conversa pode incluir temas como família, viagens, hobbies, etc.
Outra prática poderá ser marcar semanalmente essas chamadas entre colaboradores alternados. Dessa forma, os elementos da equipa podem conhecer-se melhor individualmente. A integração de um novo colaborador através de algumas chamadas de “café” será uma boa solução de integração no início.
Não esquecer a cultura da empresa
A cultura da empresa é importante para integrar as responsabilidades do dia-a-dia. Apresenta ao colaborador mais informações sobre a empresa e outros detalhes menos concretos. Associa-o a um colega específico com quem eles possam fazer perguntas nesta área e ao qual possam pedir ajuda com mais proximidade. É fácil esquecer a cultura de entre-ajuda numa equipa virtual.
Um processo eficaz de integração aumenta a produtividade, o engajamento e a retenção, e é provável que quase 70% dos funcionários permaneçam na empresa por três anos se a integração for feita de forma memorável.
Apesar destes tempos conturbados, nem todas as empresas interromperam os seus processos de recrutamento, pois determinadas funções podem ser essenciais para sustentar e aumentar os negócios em tempos de incerteza. E, para alguns setores, a contratação é absolutamente essencial no presente, como é o caso da Teleperformance que continua a ter várias vagas disponíveis. Se está à procura de trabalho, visita o nosso site !