Na Teleperformance Portugal temos várias mulheres líderes a “pilotar” alguns dos nossos grandes projetos, já tinhas reparado? Se não reparaste então pela primeira vez num exemplo prático isso é bom, é sinal que para ti é algo normalizado e estás a pensar da maneira certa!
Existem diversos estudos que demonstram a importância de termos mulheres líderes no topo, para que exista um desenvolvimento sustentável nas empresas e para que se normalize esta representatividade.
Muitas vezes temos o pré-conceito involuntário de confundir a palavra “destaque” com “representatividade”, o facto de querermos falar sobre a importância destas mulheres líderes, não significa que estamos a dar vantagem às mulheres, mas sim a dar igualdade, num tema que em alguns locais do mundo é tão descurado.
A representatividade das mulheres na liderança é fundamental para que exista variedade nas relações, experiências e pontos de vista profissionais, por consequência estes fatores geram uma maior abertura de ideias, quebra de padrões e minorias.
O processo de uma mulher líder começa na verdade, nos tempos da escola, com a família, amigos, onde nos ensinam a importância da igualdade, percorremos livros de história sobre a emancipação da mulher, mas ainda estamos a percorrer um longo caminho para que a teoria passe à prática. Isto é, apesar de nos ensinarem a importância da representatividade de todos os géneros, a mulher acaba por cair nos braços de uma pressão cultural que reflete que existe uma percentagem esmagadora de pessoas de outros géneros na liderança e isso reflete-se por exemplo, no indicador arrasador de vencimentos de mulheres versus homens em cargos semelhantes.
Na verdade o género nunca deveria ser tema ou fator decisivo na progressão de carreira, o que devíamos ter em conta são as capacidades de liderança da pessoa e as suas skills individuais quer profissionais, quer pessoais. No entanto, muitas mulheres não são incentivadas a assumir papéis de topo, pelo menos não com a mesma frequência que os seus colegas do género masculino, contribuindo assim para um desequilíbrio e desigualdade de género na gestão de topo.
Mas hoje viemos mostrar-te que o caminho faz-se caminhando, devagar mas faz-se e na Teleperformance Portugal temos várias iniciativas que honram as mulheres líderes e também várias colaboradores na linha da frente de grandes projetos.
Acreditamos que para termos boas líderes temos de criar oportunidades e assim, o aumento do número de mulheres em posição de liderança.
Como diz a expressão famosa “dito e feito”, a representatividade da mulher nos cargos de liderança na TP Portugal mudou de cenário já de alguns anos para cá, para um cenário mais positivo, evoluído e sem barreiras.
Em 2019 a Teleperformance Portugal criou o TP Women, um programa dedicado à celebração de conquistas das mulheres líderes TP, com uma equipa multicultural composta por 95 nacionalidades, a diversidade está no nosso ADN.
Neste programa são abordadas questões da mulher no local e trabalho, onde existe uma entreajuda para promover mudanças positivas no percurso profissional.
O TP Women une-se através de um mapa de valores como a diversidade, inclusão e equilíbrio de género, onde a igualdade de oportunidades e participação da mulher em todos os níveis hierárquicos são alguns dos temas discutidos e planeados.
No TP Women o foco está nas mulheres e na sua força de trabalho diversificada no compromisso com a empresa e por consequência boa, a sua inclusão na liderança.
E como este artigo é sobre a importância das mulheres líderes e a sua representatividade, não podemos deixar de recorrer às evidências e destacar algumas colaboradoras TP com um excelente percurso e carácter profissional nesta evidência da importância da inclusão da mulher na liderança:
“Fazer parte do TP Women tem sido uma experiência incrível! A Teleperformance tem um forte compromisso com o equilíbrio de género, diversidade e inclusão. Para mim, este programa representa o meu compromisso pessoal em ajudar as mulheres profissionais a prepararem-se para assumir mais posições de liderança na TP.
Uma das iniciativas que implementamos em Portugal é o Mentoring Program, onde temos sete mulheres líderes incríveis, que fazem este mentoring com a equipa de gestão executiva. Acredito fortemente que podemos fazer a diferença na TP e torná-la o lugar certo para o sucesso tanto para homens quanto para mulheres, num um ambiente inclusivo. Ao conseguir isso, também estamos a ter um impacto positivo na sociedade e enviamos uma mensagem clara sobre como nos posicionamos em relação à diversidade e inclusão.”
Ana Coelho– Chief Operating Officer (COO) of Domestic Market
“A importância das mulheres em cargos de liderança passa por um maior fortalecimento da diversidade, inovação e criatividade. Estes três fatores, entre outros são essenciais para a competitividade e rentabilidade das empresas. Acredito que a complementaridade existente cada vez mais nas empresas beneficia as mesmas na procura de soluções mais inovadoras. A representatividade das mulheres tem sido claramente nos últimos anos um sinal de mudança, sendo possível quebrar rótulos sobre as suas competências profissionais que estiveram instituídos na sociedade ao longo de muitos anos, e que é necessário contrapor.”
Fátima Lanternas- Administrative & Purchase Department Manager
“A Teleperformance Portugal é uma empresa altamente diversificada, com mulheres na liderança e na gestão, onde diariamente promove e atinge a igualdade de género.
Ter mais mulheres em cargos de liderança está intrinsecamente ligado a uma maior igualdade de oportunidades e direitos porque existe preparação e determinação.
Se me perguntarem se eu acho que deveria haver mais mulheres em posições de liderança, a resposta é “definitivamente sim”, porque elas fazem a diferença. Quem coordena equipas mistas conhece o poder de debate e decisão resultante de equipas com diferentes experiências, ideias, históricos… se existir um ambiente propício à participação é garantido. ”
Sandra Ribeiro- Quality & Standards Director
“A magia acontece quando conectamos pessoas, e a TP Women está a fazer exatamente isso, a conectar as principais mulheres líderes na nossa empresa com o nosso talento em ascensão. Esta iniciativa é verdadeiramente inspiradora e liderada por um forte comité de mulheres talentosas que estão a transmitir o seu empowerment a outras mulheres. O sucesso é alcançado quando tu apoias as pessoas com quem trabalhas, tendo sucesso também – e que esforço de equipa a TP Women tem demonstrado!”
Lara Cunha- Creative and Design Marketing Manager
Tanto a Ana, como a Fátima, a Sandra e Lara fazem parte da linha da frente da Teleperformance Portugal e nós achamos que não podíamos estar melhor representados!
Para além destas colaboradoras temos outros casos de sucesso e temos a certeza que não ficamos por aqui porque na Teleperformance o equilíbrio, igualdade e representatividade na liderança é essencial.
A Teleperformance Portugal orgulha-se de ser uma empresa altamente diversificada, com mulheres na liderança e gestão, onde promove e alcança diariamente a igualdade de género.
Gostaste deste artigo? Então não percas estes!
Se está á procura de novas oportunidades de emprego, consulta as nossas aqui.