Diversidade cultural no local de trabalho tornou-se uma das principais fontes de crescimento e desenvolvimento de carreira.
Quando um conceito como o da diversidade cultural é uma prioridade numa empresa, sabe-se que só pode ser baseado numa política estratégica de respeito pelos diferentes valores, tradições ou crenças dos colaboradores, baseada na raça, idade, etnia, religião ou género. Portanto, o mais provável é que qualquer colaborador que trabalhe neste ambiente consiga, não apenas investir e enriquecer-se enquanto pessoa, mas também, e principalmente, alcance um crescimento profissional inigualável, com diferentes estímulos, conhecimentos e formações que se complementam e resultam numa interação diária com o mundo, ali mesmo num só lugar – o teu escritório.
Por outro lado, as empresas empregadoras já perceberam que ter uma força de trabalho diversificada proporciona benefícios materiais e não só, e por isso mesmo esta passe a ser uma prioridade ao recrutar novos membros talentosos para integrar a equipa. Porquê? Entre uma lista interminável de vantagens, a diversidade cultural evita problemas no local de trabalho, como constrangimentos e hostilidade.
A diversidade cultural é também a principal prerrogativa de todos os departamentos dentro de uma organização multicultural. Olhemos para o exemplo da Teleperformance Portugal. Com uma equipa composta por mais de 10.000 colaboradores de 95 nacionalidades, os corredores dos 11 edifícios da Teleperformance Portugal respiram respeito, aprendizagem e crescimento. Esta é a única forma de fazer funcionar este habitat especial. Um habitat que acolhe colaboradores de todas as idades. O membro mais jovem da equipa Teleperformance tem 18 anos e o mais velho 75! O impacto deste ambiente saudável? A possibilidade de prestar o melhor serviço ao cliente, independentemente da sua idade, sexo ou nacionalidade.
João Tavares, Diretor de Recursos Humanos da Teleperformance Portugal, vê a diversidade cultural como a ferramenta mais poderosa para antecipar as necessidades dos futuros clientes, reproduzir a população mundial e potenciar a qualidade de qualquer negócio! Vê esta entrevista durante uma conferência sobre “como construir uma cultura que promova a diversidade”!
Este é um sentimento que está presente em todos os departamentos da Teleperformance, todos os dias. A empresa não só promove essa diversidade cultural como também a celebra!
São vários os eventos do ano, como o World Food Fest, um festival com comida e cultura de todo o mundo, que reúne oficinas de samba, bordados mexicanos e até degustações de vinhos do Porto. Outro tipo de celebração da diversidade cultural é o For Fun Festival, o festival de talentos da Teleperformance Portugal, em que os colaboradores são incentivados a participar nas mais variadas categorias, desde dança, fotografia e arte, para que todos possam partilhar o que mais gostam de fazer.
E se decidires visitar um dos edifícios da Teleperformance Portugal, é muito provável que encontres a celebração do Dia das Nações! É a celebração do dia nacional dos países com maior expressão na Teleperformance Portugal, colocando a bandeira do país oferecendo a gastronomia típica daquele país na cafetaria, entre outras atividades. No ano passado, a Teleperformance Portugal realizou 12 comemorações: Brasil, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Itália, Rússia e muitos outros!
Se não estás a trabalhar numa empresa culturalmente diversa como a Teleperformance Portugal, provavelmente estás a perder a oportunidade de crescer profissionalmente de várias formas! Vê todas as possibilidades de carreira na Teleperformance Portugal e junta-te a esta equipa multicultural!
Estes artigos podem também ajudar-te a saber mais sobre diversidade: