Sabemos que nem sempre é fácil arranjar motivação para trabalhar depois de umas férias bastante agradáveis, mas também sabemos como voltar a ter essa motivação.
Depois de mais de uma semana de férias, a tua motivação para trabalhar pode realmente faltar e pode ser difícil voltares ao teu ritmo de trabalho. Não te preocupes! É perfeitamente normal teres um pouco de dificuldades depois de voltares de férias. Afinal de contas, trabalhamos bastante para desconectarmo-nos completamente do modo “trabalho” e mudar os nossos hábitos para um estilo descontraído. E agora estás de volta, e tudo parece rápido demais, as pessoas correm em todas as direções. Lembra-te de respirar! Pode parecer que os teus colegas enlouqueceram e que não consegues acompanhá-los, mas essa não é exatamente a verdade.
Precisas de perceber que o teu cérebro e o teu corpo estão numa mentalidade completamente diferente; isso não é melhor ou pior, é apenas um estado mais relaxado. Quanto mais cedo entenderes este facto, melhor e mais suave será a tua adaptação. Não sejas duro/a contigo mesmo/a e encara isto como parte de um processo normal de voltar ao trabalho e de voltar a ter motivação para trabalhar. É normal que o teu corpo e mente levem algum tempo para se adaptar a um ambiente completamente diferente.
Por isso, por favor, não esperes acompanhar o ritmo e o foco dos teus colegas imediatamente. Somos humanos, e o processo de adaptação leva tempo. Há um lado muito positivo nisto. Poderás ver este processo como uma oportunidade de mudar os teus hábitos de trabalho e de te tornares ainda mais eficiente. Como podes ver, é tudo uma questão de perspetiva, precisas de manter a calma e ter algum pensamento estratégico, aceitando o que podes fazer e o que podes melhorar.
Para ajudarmos-te a voltar ao trabalho com o pé direito, reunimos as 5 melhores práticas para obteres novamente motivação para trabalhar e saberes lidar com o teu primeiro dia de volta.
Começa de forma pequena e fácil
Antes de começares a tentar fazer todas as tarefas ao mesmo tempo e entrares em pânico e ansiedade, porque não podes fazer tudo sozinho/a, pensa duas vezes. Embora seja tentador mergulhar logo em grandes projetos, precisas de dar uma oportunidade ao teu cérebro de aquecer antes de começares em grande. Em vez disso, o que deves fazer é começar o dia com pequenas tarefas e seguir para as mais complexas. O primeiro dia de volta pode ser esmagador, por isso, começa com tarefas pequenas, mas essenciais, como a tua caixa de entrada. A chave para voltar ao ritmo é avançar progressivamente.
Faz listas de tarefas
Voltar ao trabalho e ter diferentes tarefas que exigem a tua atenção pode afetar bastante as tuas skills de organização. O conselho é: coloca os teus dias em ordem! Por favor, não fiques tentado/a a fazer tudo, dividindo o teu trabalho em partes. Planeia o teu dia de trabalho com todas as tarefas que precisas de realizar em primeiro e último lugar. Desta forma, não terás surpresas e controlarás tudo.
Trabalha a tua rotina
Como dito acima, fazer listas diárias de trabalho é um ótimo exercício, mas precisarás de corrigir o teu método de trabalho a longo prazo. Sabemos que um das fatores mais significativos de desmotivação continua a ser a carga de trabalho excessiva. Uma das soluções para aproveitar melhor o trabalho, é focar no básico primeiro, para que possas passar, em seguida, para as tarefas mais críticas. Ao concluir essas tarefas primeiro, sentir-te-ás mais realizado/a e estarás mais motivado/a. Por fim, lembra-te que adotar uma atitude positiva em qualquer circunstância pode influenciar fortemente tua motivação para trabalhar.
Melhora os teus hábitos de trabalho
Um dos benefícios mais subvalorizados de tirar férias é que permite que vejas o teu dia de trabalho com novos olhos. Estás a ver o conjunto de oportunidades existentes nisto? Quando voltares ao trabalho, resiste à vontade de voltar à tua rotina antiga. Em vez disso, identifica os pontos “de dor” e melhora-os. Todos criamos alguns maus hábitos de trabalho ao longo do tempo, por isso tudo faz parte do processo. Assim, aproveita esta fantástica oportunidade de melhorá-los.
Dá um tempo a ti mesmo
Por fim, e não menos crítico, lembra-te de que não há problema em sentires-te um pouco deprimido/a no teu primeiro dia. Ser produtivo no trabalho é um processo, não uma única semana. Lembra-te de que um início lento é melhor do que estar em todo o lado ao mesmo tempo, sem resultados. É por isso que é importante manteres o teu equilíbrio e motivação; se estiveres cansado/a, faz uma pausa, relaxa um pouco, bebe um café ou conversa com os teus colegas. Nem que seja apenas um intervalo de 5 a 10 minutos; pode ser o suficiente para aumentar ou renovar tua motivação.
Conhece mais dicas para a tua carreira aqui e sabe todas as nossas vagas de emprego aqui