A cultura organizacional enfrenta novos desafios, mas isso não implica desistir dela. Devemos adaptá-la aos novos tempos, vê como no artigo.

Apesar de várias empresas, a nível global, já terem vindo a desenvolver fortemente a sua capacidade de transformação do negócio, a realidade é que a pandemia teve um grande impacto em alavancar esta nova forma de trabalho digital. Neste momento, os líderes mundiais têm uma oportunidade única para desenhar, estabelecer e fazer crescer novas formas de trabalhar, adaptando a sua cultura organizacional. Desde que as empresas se viram obrigadas a adaptar a sua forma de trabalhar, todo um novo cenário de possibilidades nasceu. De facto, é importante perceber que podemos não voltar a trabalhar no escritório da mesma forma como trabalhavámos antes, por isso a cultura organizacional deve adaptar-se rapidamente a este novo desafio.

Nos últimos meses, temos vindo a observar uma grande transformação nas organizações, especialmente na sua capacidade de flexibilidade na forma como trabalham. Mesmo as organizações com uma cultura mais tradicional, como é o caso das empresas de serviços e as universidades, estão a adaptar os seus modelos de negócio e a redirecionar as suas equipas para trabalharem remotamente. Esta é não só uma forma de manterem os seus colaboradores seguros, mas também motivados. Afinal, como é possível manter uma cultura organizacional durante tempos incertos? Criámos uma lista de 5 dicas para manter uma cultura organizacional forte que aguente qualquer tipo de disrupção, vê abaixo:

cultura organizacional
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Ter um espaço virtual
Ter um local de trabalho virtual, inclui vários elementos que também estão presentes no escritório: locais para colaborar, partilhar ideias e executar o trabalho. As equipas precisam de assegurar que todos os colaboradores dispõem da tecnologia necessária para serem eficazes neste ambiente virtual. É também fundamental fornecer as ferramentas de colaboração e comunicação certas, para que mesmo trabalhando remotamente consigam trabalhar em equipa.

Comunicar em 2 sentidos
Durante estes tempos de rápida transformação, uma comunicação clara é essencial para conseguirmos passar a mensagem de forma transparente. É importante estabelecer protocolos e guidelines de como comunicar com os colaboradores e os parceiros. A comunicação deve ser frequente e começar no início do dia, de preferência através de video chamadas. É também uma boa opção acordar em que canais deve ser dado feedback.

Criar engagement com iniciativas culturais
Nesta nova realidade, trabalhar em casa com pouca interação cara-a-cara, mesmo por alguns dias, pode levar alguns colaboradores a sentirem-se isolados e desmotivados. E isto pode levar a que se afastem da equipa. Assim sendo, as empresas devem fazer um esforço proactivo para combater estes sintomas e fazer com que todos os colaboradores se sintam integrados, mesmo estando distantes entre eles. Fazer video-chamadas durante a pausa do café, fazer happy hours, clubes de livros ou de videojogos pode ser uma estratégia para atingir esse objetivo.

Prioritizar a saúde e bem estar
A principal prioridade das empresas deve ser proteger a saúde dos seus colaboradores, clientes, parceiros e outros intervenientes no negócio. De forma a demonstrar o seu esforço e preocupação, as empresas devem ter em conta que, com ou sem vírus, alguns colaboradores podem sentir-se mais seguros e produtivos a trabalhar remotamente.

Locais de trabalho alternativos
Contudo, para alguns colaboradores trabalhar de casa não é uma solução. Seja pela sua personalidade, pela necessidade de equipamento que não disponível em casa ou pelo seu ambiente contraproducente. Neste sentido, também é importante que as empresas tenham ou venham a ter locais de trabalho alternativos, como por exemplo escritórios de coworking.

O exemplo da Teleperformance Portugal

A Teleperformance Portugal implementou um novo modelo de negócios – TP Cloud Campus – para fornecer serviços digitais eficientes com uma equipa remota e socialmente conectada. Desde a contratação, formação e gestão, com a mesma qualidade, produtividade e segurança das equipas que trabalham no escritório. Este é um bom exemplo para demonstrar todos os benefícios e condições que consideramos essenciais para as empresas reterem. O trabalho à distância é possível, com as mesmas condições do trabalho no escritório, seja através de recursos tecnológicos, materiais e humanos.

Vê o reconhecimento da Teleperformance Portugal como “Best Place to Work” em Portugal. Aproveita e vê também todas as oportunidades de trabalho que temos para ti.

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