O emprego nas redes sociais tem crescido à medida que as empresas aumentam o recrutamento neste setor, tanto que podemos falar de uma área do futuro. Sabe quais as competências mais solicitadas no mercado!

O emprego nas redes sociais tem crescido à medida que as empresas aumentam o recrutamento neste setor, tanto que podemos falar de uma área do futuro. Sabe quais as competências mais solicitadas no mercado!

O emprego nas redes sociais tem crescido à medida que o número de utilizadores atingiu 3,5 bilhões em 2019. O número de contas por pessoa cresceu em todos os grupos demográficos em resposta às novas plataformas sociais, mas também devido ao seu grau de especialização (por exemplo, Twitch, Pinterest e TikTok). Este facto, tem um impacto no nosso quotidiano – transformando a maneira como nos conectamos, não apenas uns com os outros, mas com os media e as marcas.

Neste contexto, cada vez mais empresas apostam na criação de emprego nas redes sociais, não só para aumentar a sua presença no mundo online, mas também para potenciar e melhorar a sua performance num vasto leque de plataformas existentes.

Por outro lado, embora tenham claramente trazido benefícios para a sociedade e as empresas, as redes sociais também trouxeram desvantagens e perigos, como cyberbullying, assédio online, depressão, insegurança quanto à imagem corporal e FOMO (Medo de ficar de fora). Neste campo observamos um aumento constante de empregos nas redes sociais: anteriormente deixados à autorregulação, várias plataformas sociais tiveram de expandir as suas equipas de moderadores de conteúdo devido à necessidade de regular o conteúdo publicado pelos próprios utilizadores. Outra área que também está a crescer dentro do emprego nas redes sociais é o e-commerce: à medida que mais pessoas dependem dos seus smartphones para fazer pagamentos, armazenar informações e organizar as suas finanças, as oportunidades para as redes sociais combinarem recursos sociais e financeiros numa só plataforma ou aplicação aumenta.

Devido ao COVID-19 e à distância social trazida pela pandemia, o tempo gasto nas redes sociais aumentou significativamente não só devido à necessidade dos utilizadores de se manterem em contato com amigos e familiares, mas também para opções de entretenimento. Algumas plataformas alcançaram uma base de utilizadores maior, mais diversa e mais participativa do que nunca (como é o caso do TikTok).

Como podes ver, as opções de emprego nas redes sociais são bastante vastas e existem inúmeras e diferentes funções quando se trata de uma carreira nesta área. Deixamos-te quatro competências necessárias para trabalhar num mercado em crescimento e expansão:

Emprego nas redes sociais

Comunicação

Na sua essência, as redes sociais são comunicação, então, como profissional desta área, deverás ter fortes capacidades de comunicação que se adaptem a qualquer plataforma, meio de comunicação, persona ou público.

Num dia normal, podes ter que alternar entre responder a perguntas na caixa de entrada de uma marca, ter uma reunião com uma equipa de produto para partilhar feedback, iniciar um projeto criativo ou fazer um relatório de uma plataforma social específica. É necessário que sejas capaz de comunicar ideias a uma ampla gama de interessados, tanto na tua voz como na da tua empresa.

Como voz da tua marca para os clientes nas redes sociais, deves ser capaz de participar num tópico de tendência numa uma caixa de comentários ou lidar com uma reclamação de um cliente insatisfeito. Além de teres que te expressar corretamente por escrito também terás de utilizar emojis, vídeos, GIFs, imagens, adesivos ou qualquer outra ferramenta à tua disposição para transmitir uma mensagem de forma clara e abrangente.

Atendimento ao Cliente

As redes sociais não são apenas uma forma de passar uma mensagem para um público, mas também uma forma de ouvir. As empresas usam geralmente os canais sociais para dialogar, receber feedback e resolver problemas e esse é o tipo de emprego nas redes sociais que se enquadra na categoria de atendimento ao cliente. Quem quer que ocupe essas funções precisa de ter a mente aberta, ser diligente e genuinamente interessado no que os clientes têm a dizer. O atendimento ao cliente combina competências pessoais e atenção aos detalhes. O desenvolvimento de uma forte estratégia de atendimento ao cliente no social costuma ser parte integrante do papel de um gerente de redes sociais numa empresa.

Mais de 45% dos consumidores contataram empresas nas redes sociais em 2019. Logo, as empresas precisam ouvir e entender as preocupações, necessidades e avaliações dos clientes. É preciso saber ler, por exemplo, uma mensagem direta (MD) e identificar o “porquê” do motivo da insatisfação do cliente, além de ser capaz de encontrar uma forma inteligente de surpreender e encantar um cliente antigo.

Capacidades analíticas

Todas as empresas que apostam nas redes sociais têm como objetivo o marketing. E é por isso que as habilidades analíticas são tão importantes. Em funções que vão além da verificação de métricas e relatórios, deves ter uma mente analítica para ser capaz de entender todos os dados recolhidos – para que se tomem decisões informadas em vez de depender de suposições.

As redes sociais oferecem uma variedade de maneiras de medir o desempenho de posts e tweets: desde informação pública, como partilhas, likes, visualizações e comentários, até informação privada. Essas métricas ajudam a descobrir o que funciona melhor para cada marca/empresa. Com essa perceção, é possível ajustar tópicos, formatos e horários de publicação para maximizar o impacto e o alcance das publicações. Deves ser capaz de analisar dados e ter excelentes competências em Excel para os transformar em ações em diferentes plataformas: como identificar tendências, desenvolver recomendações e comunicar um plano de ação. A análise fornece informações sólidas e valiosas para a empresa, funcionários e até a outros departamentos.

Marketing tradicional e digital

Se a tua função for focada em cumprir metas em plataformas sociais, noções de marketing, experiência em atendimento ao cliente e vendas serão altamente valorizadas. Apesar da natureza multidisciplinar do emprego nas redes sociais, 47% dos profissionais de marketing digital dizem que o principal desafio é desenvolver estratégias sociais que apoiem seus objetivos gerais de negócios. A capacidade de interligar a estratégia social aos KPI’s de marketing empresarial global é o que levará a tua carreira para o próximo nível

Para criar uma estratégia social com impacto nos negócios, é importante entender outras abordagens do marketing digital e tradicional: email marketing, eventos, geração de leads, RP e muito mais. Este conhecimento ajudar-te-á a posicionar o social dentro do contexto mais amplo de como a marca se conecta com os clientes, impulsiona as vendas e, por fim, gera receita.

De acordo com um relatório de pesquisa “Análise de mercado de redes sociais por componente, aplicação (gestão de vendas e marketing, gestão da experiência do cliente e inteligência competitiva), modelo de implantação, tamanho da organização, indústria vertical e região – previsão global para 2025” publicado pela Markets and Markets, o tamanho do mercado global de análise de redes sociais deve crescer de US $ 3,6 bilhões em 2020 para US $ 15,6 bilhões em 2025, a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 34,1% durante o período de previsão. Os principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado são o crescente engagement do utilizador nas redes sociais por meio de smartphones e o maior foco em inteligência competitiva.

O marketing digital é uma das indústrias fortes do momento. Com a velocidade com que as empresas apostam neste setor, existe um “gap” de qualificação. Se está à procura de emprego, dá o salto para uma área com imensas possibilidades e de ritmo acelerado, candidata-te às vagas que a Teleperformance tem disponíveis em vários idiomas como o francês ou alemão em jobs.teleperformance.pt

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