A palavra mindfulness tem solidificado a sua posição no léxico das pessoas e das organizações. Mas afinal o que é isto e que vantagens traz, nomeadamente para uma empresa como a Teleperformance, caraterizada pela multiculturalidade?

Mindfulness é na realidade uma técnica milenar, identificada com o budismo, e que representa a procura da atenção plena. Por outras palavras, altos níveis de concentração e capacidade para viver a vida no presente.

Estudos conduzidos pela Universidade de Harvard apontam para que, em média, as pessoas passem 47% do tempo distraída com pensamentos do passado, projeções do futuro ou fantasias do presente. Mindfulness é, no fundo, um treino mental que irá ajudar a melhorar a concentração.

Em concreto, ajuda a distinguir pensamentos úteis de inúteis e a criar um espaço entre a emoção e a reação, promovendo a calma e, como tal, respostas mais eficientes. Desse ponto de vista, tanto para os indivíduos como para as próprias empresas, é uma ferramenta de redução do stress.

O mindfulness não resolve os problemas do mundo, mas pode ajudar a vários níveis. Para uma empresa como a Teleperformance, onde convivem 95 diferentes nacionalidades, traz grandes vantagens ao nível da compreensão mútua e maior clareza a enfrentar desafios, promovendo abertura cultural, criatividade e inovação.

Ao estarem “mais presentes” as pessoas lidam melhor com a vida, consigo próprias e com os outros. A comunicação é mais eficaz e também a resposta emocional. Os outputs são mais conscientes e as emoções transmitidas com mais empatia.

Os benefícios do Mindfulness têm sido crescentemente reconhecidos no mundo corporativo. Prova disso é o programa Search Inside Yourself, lançado pela Google. Almeja a implementação de planos de formação que visam aumentar os níveis de bem-estar, liderança, resiliência e colaboração dentro das organizações. Em última análise, resulta em melhorias de produtividade, equilíbrio e organização.

A Teleperformance, enquanto empresa de referência em termos de empregabilidade e crescimento sustentado, considera que a disseminação destas práticas traz um contributo significativo tanto para os colaboradores como para a própria organização, pois uma das premissas que considera essenciais é precisamente o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para mais informações sobre aquela que foi já considerada por nove vezes como melhor empresa para trabalhar em Portugal, podes ver os seguintes artigos:

Integração digital: o futuro dos negócios

TP Women: diversidade e inclusão

Candidatura à Teleperformance: encontra a vaga dos teus sonhos

 

E se pretendes desenvolver uma carreira sólida com oportunidades de progressão, vê também as vagas de emprego que temos disponíveis.

Deixa o teu comentário