A moderação de conteúdo no metaverso é uma preocupação crescente entre empresas e marcas que marcam presença nessa nova realidade.

Ainda não sabemos o real potencial do metaverso, mas com certeza ele trará desafios ainda mais complexos. Estes estão relacionados com a privacidade de dados e os seus impactos sociais. Consequentemente, entra a moderação de conteúdo, como um intermediário regulador. Vamos conhecer mais sobre este tema!  

O que é o metaverso? 

O metaverso é um tipo de mundo virtual que simula a realidade em dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual formado pela soma da realidade virtual, realidade aumentada e internet. O metaverso cria a possibilidade de entrar numa espécie de realidade paralela. Lá, uma pessoa pode ter uma experiência imersiva noutro universo ou vida.  

No entanto, esta tecnologia não é apenas para jogos ou entretenimento. Também oferece fantásticas oportunidades de negócio para as empresas. Pode ser um veículo para as marcas construírem relacionamentos mais significativos com os seus consumidores. Além disso, como uma ferramenta para melhorar a educação e formação, serviços financeiros, viagens e saúde, ou para aprimorar a experiência de trabalho.  

Moderação de conteúdo no metaverso: um papel chave 

Assim como na internet e nas redes sociais, o anonimato e a cultura online podem revelar o que há de pior em muitas pessoas. Cyberbullying, atividade odiosa entre colegas, pessoas que insultam outras gratuitamente, mensagens sexuais, assédio, violação de privacidade e fraude financeira são apenas alguns exemplos. Como tal, o metaverso pode perpetuar esse tipo de comportamento inadequado.  

Content moderation in metaverse
Consequentemente, para construir relacionamentos sólidos com o cliente por meio do metaverso, precisas de garantir segurança e confiança. Portanto, para evitar esses riscos de segurança cibernética, é importante traçar uma estratégia eficaz de moderação de conteúdo, incluindo: 
  • Moderação ao vivo por chat, áudio ou vídeo; 
  • Deteção de fraude e fiscalização antifraude; 
  • Segurança e moderação de anúncios; 
  • Proteção do utilizador/jogador contra danos; 
  • Monitoramento, relatórios e resolução em tempo real. 

Estas são apenas algumas ideias quando se define uma estratégia. Também é importante definir os papéis da tecnologia e do ser humano na moderação de conteúdo.  

Tecnologia e humanos: moderação compartilhada  

Hoje, a moderação de conteúdo é realizada entre humanos e máquinas. Embora a tecnologia possa realizar uma filtragem inicial e eficaz de conteúdo, ela ainda não entende as ideias de contexto e tom. É aqui que os humanos entram em jogo, fazendo uma seleção final e criteriosa de conteúdos que podem ser compartilhados. Portanto, para ter sucesso, as equipas de moderação de conteúdo devem ser diversificadas. Além disso, elas devem representar tantas origens, experiências e diversidade racial quanto possível, para ajudar a mitigar o viés na IA.  

Na Teleperformance estamos na vanguarda do movimento metaverso, abraçando o futuro na próxima fase da transformação digital. 

Deixa o teu comentário