Praticar mindfulness não é uma abordagem isolada. Envolve várias dimensões que podes treinar para melhorar o teu bem-estar geral. E isto terá um impacto positivo na tua vida.

Existem cinco dimensões que são identificadas como as melhores para praticar mindfulness. Se conseguires treinar e melhorar todas, estás um passo à frente para seres feliz. Isto irá obviamente expandir as tuas capacidades e ajudar em todos os aspetos da tua vida.

Mas o que são essas cinco dimensões?

O bem-estar na carreira – a forma como ocupas o tempo, considerando não só o horário de trabalho, mas a gestão do dia inteiro.

Bem-estar social – ter relações fortes e verdadeiras na vida.

Bem-estar financeiro – ser capaz de gerir as finanças e tomar as decisões certas neste campo.

Bem-estar físico – ter boa saúde e energia suficiente para enfrentar o dia inteiro.

Bem-estar comunitário – a forma como te integras na tua área residencial, etc.

O mais importante a saber é que podes trabalhar em cada uma destas cinco dimensões. Um estudo recente conduzido pela Gallup concluiu que enquanto 66% da população mundial lida bem com pelo menos uma dessas dimensões, apenas 7% o faz com todas.

A ideia é simples: se temos problemas com qualquer uma destas dimensões, prejudicamos a nossa vida. Se melhorarmos em qualquer uma delas, contribuiremos positivamente para nós mesmos. É por isso que a prática de mindfulness é tão importante, pois permitirá focalizar e tirar o máximo proveito de cada contexto de vida.

É claro que não há uma fórmula específica e milagrosa que se possa seguir. Será diferente para cada indivíduo, pois a vida tem contextos distintos para cada um de nós.

A prática de mindfulness ajudará a concentrares-te nestas dimensões. E melhorá-las não é assim tão difícil. Podes, por exemplo, fazer exercício se quiseres melhorar o teu bem-estar físico ou passar mais tempo com os amigos para beneficiares a dimensão social.

Estamos de facto no controlo destes fatores, mas o erro mais comum é tomar decisões a curto prazo, em vez de uma abordagem mais sustentada. Embora isso possa parecer a melhor escolha no momento, trará dificuldades a longo prazo. Algumas pessoas chamam-lhe desejos de curto prazo. Precisas de te concentrar na mudança de comportamento que terá efeito de forma sustentada.

Idealmente, encontrarás incentivos de curto prazo consistentes com os objetivos de longo prazo. Um exercício de 20 minutos irá aumentar o nosso humor durante as próximas 12 horas. Fazê-lo todos os dias é o exemplo perfeito de que a decisão de curto prazo irá ajudar os nossos objetivos globais.

Na maioria das situações, não sentirás um benefício imediato, mas o segredo é alinhar as ações do dia-a-dia com os interesses de longo prazo. Praticar mindfulness é uma opção inteligente que promoverá boas decisões em cada uma dessas dimensões.

Levar isto em consideração terá um tremendo impacto na tua vida. E será muito importante a nível profissional, porque serás capaz de ter um melhor desempenho. Para isso, deves tentar juntar-te a uma empresa que promova o equilíbrio entre vida pessoal, como a Teleperformance Portugal.

Os eventos e festas organizados pelo TP Club são um enorme contributo para o espírito de equipa e relacionamento entre colegas. Mas há mais: seguro de saúde desde que entras na empresa, flexibilidade de horários, comida saudável gratuita nas cafetarias ou instalações com todos os níveis de conforto e segurança são alguns dos benefícios com que podes contar.

Lê os seguintes artigos para saberes mais acerca do comprometimento da Teleperformance com esta filosofia de equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

Promover a saúde e o bem-estar no trabalho?

Porque te deves candidatar à Teleperformance?

Oportunidades de emprego na Teleperformance!

Se te interessou, vê a oferta de emprego que temos para ti!

Deixa o teu comentário