Gerações no local de trabalho é um tema que se afigura como um desafio para as empresas, mas que, ao mesmo tempo, tem um grande potencial para a conquista do sucesso. Sabe como aproveitar da melhor forma a diversidade geracional dos colaboradores!

 

As empresas estão a assistir a um aumento considerável de gerações no local de trabalho. É uma tendência que está a moldar o recrutamento e forma de gerir equipas.

A Geração Z está a entrar na força de trabalho, e mais de 20% dos Baby Boomers trabalham além da idade da reforma (limite que também aumentou).

Juntando estes à Geração X e aos Millenials, muitas empresas empregam colaboradores de quatro gerações.

Mas como superar o desafio de compreender diferenças e características deste capital humano bem como gerir o atrito entre quatro gerações no local de trabalho com diferentes conjuntos de valores, hábitos de trabalho, necessidades contraditórias, e expectativas de si mesmos, dos seus colegas e da empresa onde trabalham?

Mas quais são as gerações?

Gerações no local de trabalho

Baby Boomers (nascidos entre 1946 – 1964)

Cresceram numa época de prosperidade económica, foram os primeiros a dar maior prioridade ao trabalho sobre a vida privada. Preferem o toque humano à tecnologia. São otimistas, competitivos e workaholics.

Geração X (1965 – 1980)

Esta geração não vive para trabalhar, como as suas antecessoras, e colocam muito ênfase no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, são independentes, funcionam bem quando desafiados, flexíveis e adaptáveis.

Millennials (1981 – 1995)

Dependem muito da tecnologia. São a geração de colaboradores com mais habilitações literárias do nosso tempo. São notavelmente adaptáveis, flexíveis e ambiciosos e têm um forte espírito empreendedor.

Geração Z (1996 – 2010)

Também conhecida como geração do pós-milénio, é uma nova força de trabalho, que é ainda mais experiente em tecnologia e multicultural do que a geração do milénio. Os seus hábitos de trabalho ainda não foram estabelecidos ao longo dos anos, mas podemos dizer que estão ansiosos para ganhar dinheiro e mudar o mundo.

O talento e a capacidade de trabalho não têm idade, e cabe por isso às empresas ajudar as equipas de diversas idades a descobrir o potencial de cada colaborador, criando um conjunto de boas práticas: comunicação flexível, tolerância para os diferentes estilos de trabalho, respeito por diferentes perspetivas e incentivo da colaboração e troca de conhecimento entre gerações.

Gerações no local de trabalho

Motivação!

De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, colaboradores de todas as idades ambicionam um trabalho significativo, diferindo para cada geração apenas o seu significado.

As gerações mais velhas, por exemplo, valorizam a realização de objetivos de carreira, enquanto a geração do milénio valoriza locais de trabalho com um maior sentido de comunidade. No entanto, todos precisam de motivação para irem trabalhar de manhã.

Partilha de conhecimento!

Uma das maiores vantagens de várias gerações no local de trabalho é o conjunto de diferentes conhecimentos, mentalidades e experiências. A estimulação da partilha destas diferentes competências é o segredo para o sucesso.

Como? Incentivando a Geração Z a ajudar os Baby Boomers com o mundo digital por exemplo. A Geração X pode orientar seus colegas mais jovens através da comunicação pessoal. Um dos métodos mais utilizados ​​é o “Reverse mentoring”, uma prática em que um membro mais jovem da equipa inicia uma “amizade profissional” com um colaborador sénior para trocar habilidades e experiências.

Evitar Estereótipos!

Causados ​​pela falta de compreensão de outras gerações levam frequentemente à falta de respeito e ambientes de trabalho desagradáveis e nada produtivos.

Embora seja essencial conhecer as características gerais de cada geração, devem-se abordar os colaboradores como indivíduos, e não reduzir uma pessoa às características básicas da sua geração, porque alguns deles podem ter necessidades e competências diferentes das dos outros membros do seu grupo.

Inclusão

Independentemente das diferenças mútuas, todos os colaboradores podem unir-se sob um denominador comum e isso é o sucesso da empresa. O objetivo é a criação de uma cultura corporativa que demonstre ativamente respeito e inclusão pela sua força de trabalho multigeracional e somente quando eles trabalham juntos, esse objetivo pode ser alcançado. Por exemplo, na Teleperformance envolvemos os nossos colaboradores em torno de causas como consciência ecológica, voluntariado social, atividades desportivas, etc.

Na Teleperformance Portugal abraçamos a diversidade e empenhamo-nos para a criação de um ambiente de trabalho flexível que valoriza todos os nossos 11.000 colaboradores, desde o mais novo com 18 anos e o mais velho 73 anos de idade, os mantém produtivos e onde a avaliação tem por base o mérito profissional, independentemente da geração a que pertençam.

 

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