Portugal é hoje um dos países tecnológicos de referência a nível europeu. A qualidade de vida, o ambiente favorável, as infraestruturas de excelência e o talento justificam o novo paradigma.
Países tecnológicos: Portugal tem-se vindo a afirmar crescentemente com um dos países tecnológicos mais procurados no espaço europeu. Desde a qualidade de vida às modernas infraestruturas, passando pelo ambiente favorável ao empreendedorismo e pela inegável existência de talento, interno e externo, tudo tem contribuído para colocar o país na rota das grandes tecnológicas e no mapa do nascimento de start-ups.
O País encontra-se classificado na 19ª posição (entre 140 países) no que diz respeito à qualidade das infraestruturas, de acordo com o Global Competitiveness Report 2018 do Forum Económico Mundial. O mesmo relatório refere também que Portugal está no 27º posto em termos de dinamismo empresarial e ocupa a 32ª posição na capacidade de inovação.
A OCDE, por sua vez, afirma que Portugal beneficia da quarta melhor velocidade de internet no mundo e da segunda a nível europeu, sendo também particularmente competitivo nos preços. No âmbito dos países tecnológicos, Portugal tem vindo a percorrer um caminho sólido que o coloca na linha da frente na capacidade de atração de empresas e projetos inovadores.
Este cenário justifica, por exemplo, a instalação recente da Google em Oeiras, o investimento continuado da Microsoft há praticamente duas décadas, os planos da Amazon para a criação de uma estrutura operacional na cidade do Porto ou a ambição da Huawei para desenvolvimento de tecnologia 5G.
Qualidade de vida
Um dos pontos mais reconhecidos ao País é a qualidade de vida. Bom clima, excelente gastronomia, rendas relativamente acessíveis ou população amigável são razões suficientes para motivar empresas e profissionais a instalarem-se por terras lusitanas. Além disso, Portugal foi recentemente considerado o quarto país mais seguro do Mundo, de acordo com o Índice Global da Paz 2018.
Lisboa e Porto são, de momento, dos destinos mais “trendy” da Europa. Duas cidades vibrantes, com restaurantes de qualidade, animada vida noturna e equipamentos comerciais de topo que agregam as marcas mais conhecidas a nível mundial. Regra geral, em particular nos centros urbanos, a população fala um bom nível de inglês, facilitando a comunicação com quem vem do exterior.
Ambiente favorável para países tecnológicos
A recuperação económica dos últimos anos também tem contribuído para uma melhoria geral do sentimento em relação ao país e às suas potencialidades para desenvolver negócios. Estrategicamente, as autoridades estão empenhadas em criar um ambiente favorável à instalação de start ups e também de empresas de renome mundial.
A política de promoção do país enquanto geografia emergente para a tecnologia reflete-se, por exemplo, no apoio concedido à Web Summit, cujo contrato assegura a realização do evento em Portugal até 2028. Existe, efetivamente, um clima de recetividade perante o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em geral.
Rendas relativamente acessíveis e média salarial atrativa são outros dois componentes de competitividade para o país. Acresce que o talento, interno e externo, tem fluído. Portugal é o quinto país com o maior número de licenciados em ciência e tecnologia por mil habitantes, considerando a faixa etária entre os 20 e os 29 anos.
Adicionalmente, os constrangimentos burocráticos foram largamente reduzidos nos últimos anos e foi criada legislação específica para facilitar a instalação de empresas, nomeadamente de âmbito digital e tecnológico. Estão também disponíveis diversos incentivos ao investimento e empreendedorismo.
Os resultados são francamente positivos. Desde 2016 que o investimento em start ups subiu em flecha, na ordem dos 30 pontos percentuais ao ano, o dobro da média europeia.
Diversidade cultural
Apesar do dinamismo que se reconhece atualmente, o espírito tecnológico está longe de ser uma novidade no país. O know-how do país fica bem demonstrado no desenvolvimento da rede multibanco, uma das mais sofisticadas a nível mundial, da Via Verde,o primeiro sistema de pagamento automático de portagens a nível mundial, ou através do conceito de telemóveis pré-pagos, o qual rapidamente conquistou a indústria.
Com um histórico de inovação assinalável, Portugal tornou-se um destino especialmente atrativo para as empresas e uma geografia privilegiada para os jovens profissionais que procuram oportunidades na área digital e tecnológica.
O país tem recebido talento oriundo de todas as partes do globo e demonstrado capacidade agregadora para criar verdadeiros hubs tecnológicos multiculturais, como acontece com os edifícios da Teleperformance. A empresa é o exemplo perfeito de integração e inclusão, onde a diversidade é acarinhada como um elemento estratégico do próprio negócio.
Se estás interessado em desenvolver ruma carreira em Portugal, encontra aqui as oportunidades de emprego que temos para ti.
Acerca da filosofia de diversidade cultural na Teleperformance, lê o seguinte artigo: