A autopromoção no local de trabalho é muitas vezes subestimada pois estamos mais propensos a sentir que o trabalho árduo só por si é a chave para o topo. Descobre o valor desta prática!

 

A verdade é que, na maioria das empresas, fazer um bom trabalho não garante aquela promoção de que estás à procura e para seres promovido precisas de conhecer a importância da autopromoção no local de trabalho! É vital seres visível, falares sobre as tuas conquistas e construir uma rede de apoio dentro da tua empresa ou organização para te certificares que o teu trabalho árduo não passa despercebido.

A necessidade da autopromoção é particularmente verdade para as mulheres e grupos minoritários que por norma podem ser menos valorizados. E neste sentido as empresas e organizações podem e devem incentivar os seus colaboradores a celebrar e a expressar as suas conquistas e ajudá-los a melhorar a sua motivação e autoconfiança impulsionando os benefícios da diversidade ao fazer com que as suas vozes sejam ouvidas.

Na Teleperformance Portugal tornámo-nos aliados da iniciativa #IAmRemarkable no contexto do projeto TP Women, uma iniciativa Google que capacita mulheres e outros grupos sub-representados a celebrar as suas conquistas no local de trabalho e fora dele. Esta iniciativa é positiva tanto para os colaboradores como para a empresa, já que fortalece a coesão das equipas, constrói confiança entre os seus elementos e melhora a qualidade da comunicação.

Esta iniciativa consiste na organização de workshops de 90 minutos com os nossos colaboradores e baseia-se na alteração da perceção social em torno da autopromoção no local de trabalho assente em algumas premissas:

autopromoção no local de trabalho

A autopromoção não tem que ser tabu!

Muitos de nós temos dificuldade em falar sobre as nossas próprias conquistas.

Normas de modéstia cultural e de género, bem como a síndrome do impostor, podem impedir qualquer pessoa de reconhecer os seus atributos notáveis e expressar os seus sucessos.

Se achas que te estás a gabar ou a ser arrogante, pensa desta forma: a autopromoção não é realmente sobre ti – é sobre o impacto do teu trabalho. Será que realmente desejas ocultar todo o excelente trabalho que estás a fazer? Nós duvidamos!

A comunicação é a chave!

A autopromoção eficaz assenta na motivação do colaborador e nas suas habilidades de comunicação. O papel da empresa é equipar o profissional com ferramentas para desenvolver essas habilidades.

É preciso saber comunicar um feedback positivo ou uma reunião com um cliente que foi bem-sucedida, porque se não, ninguém o saberá. Não esperes que o teu superior saiba de todas as tuas conquistas, porque na verdade ele também tem muito que fazer e pode não ter visibilidade de 100% do teu trabalho.

Confiança

Pode ser extremamente desconfortável compartilhar tuas conquistas no trabalho. No entanto é necessário que tenhas confiança em ti mesmo, nas tuas habilidades e no teu trabalho quando partilhas os teus sucessos. Promove o teu valor e quantifica os teus resultados.

Fortalece relacionamentos interfuncionais

Quando estás perto das pessoas certas, elas comemorarão as tuas conquistas contigo! Cria contactos e rodeia-te de te pessoas que te ajudem a evoluir e a progredir no teu trabalho, que compartilhem ferramentas para o teu sucesso e que te apresentem novas formas de trabalho.

 

Por último, não te esqueças de ser proactivo na divulgação de boas notícias por meio de comemorações!

Orgulhares-te das tuas conquistas profissionais deve ser normal e destacares as tuas habilidades e sucesso nas tarefas que te são atribuídas de forma eficaz é uma vantagem.

Devido à pandemia e ao modelo de trabalho à distância que muitos de nós adotámos, nunca foi tão importante conseguires dominar a arte da autopromoção.

 

Sabias que a Teleperformance Portugal está a recrutar e tem várias vagas às quais te podes candidatar? Junta-te à nossa equipa multicultural!

Envia-nos o teu CV aqui!

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