A inovação é um dos principais fatores de sobrevivência de uma empresa. Através desta é possível haver maior produtividade e crescimento económico. Se procuras essa inovação e crescimento, não te esqueças: estimula-a dentro da tua organização!
Na busca do sucesso empresarial, há algo que consideramos essencial: inovar!
Estar um passo à frente da concorrência é a melhor forma de as organizações manterem-se competitivas no mercado. A capacidade de desenvolver novas ideias, resolver problemas e melhorar com os mesmos recursos, resulta em inovação e crescimento.
Além de todos os benefícios de negócio e vantagem competitiva, uma cultura de inovação reagirá mais rapidamente e melhor caso surge alguma mudança/desafio externo – como foi o caso da pandemia que rapidamente disseminou e obrigou a mudança repentina no método de trabalho de muitas organizações.
Neste artigo, partilhamos alguns pontos que consideramos relevantes quando se pensa atualmente em inovação nas empresas e damos a conhecer alguma da inovação na Teleperformance Portugal.
O trabalho remoto é o novo normal
Já não é uma novidade, o trabalho remoto veio para ficar e com ele inúmeras oportunidades de inovar no negócio ou de atrair novos colaboradores.
Na Teleperformance, já em 2019 vimos a potencialidade que o trabalho remoto tem para o nosso negócio e, com isto, criámos o TP Cloud Campus. O Cloud Campus é o modelo de negócio da Teleperformance no qual os colaboradores podem trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo. Neste modelo, os colaboradores trabalham com uma equipa conectada e com todos os recursos disponíveis para desempenhar a sua função da melhor forma, bem como para atingir os seus objectivos profissionais e pessoais – formação, progressão de carreira, equilíbrio entre vida profissional e familiar, entre outros.
Para o negócio da Teleperformance, esta foi uma inovação de extrema importância e fez com que fosse possível que a empresa agilmente transferisse todos os colaboradores para casa nos primeiros meses do surgimento do vírus Covid-19 em Portugal. Ou seja, face a um fator externo, a empresa, devido a uma inovação, conseguiu agir de forma rápida e eficiente sem colocar em risco a operação da própria empresa.
Fica atento às necessidades e comportamento dos consumidores
Quando se pensa em inovar num serviço ou produto há que dar atenção ao comportamento e necessidades dos consumidores. Como é que o meu serviço pode melhor adaptar-se ao comportamento do consumidor atual?
A verdade é que as necessidades internas de uma empresa ou de um consumidor mudam, e mudam rapidamente dependente do que se passa no mundo.
Para compreender os consumidores e as suas preferência, a Teleperformance criou em 2013 o CX Lab. Através de um questionário anual, este laboratório da Teleperformance analisa as principais tendências de customer experience e preferências dos consumidores a fim de melhorar as estratégias de atendimento ao cliente e prestar o melhor serviço aos nossos clientes.
Pequenas melhorias, grandes mudanças
Nem sempre as inovações têm de ser a uma grande escala. Pequenas melhorias que possam ajudar processos, o dia a dia dos colaboradores ou dos consumidores, fazem a diferença.
A automação aumenta a produtividade, eficiência e longevidade de uma empresa. Para além disso, diminui muitas vezes custos e o tempo despendido naquilo que era feito manualmente.
Nos últimos dois anos, a Teleperformance Portugal desenvolveu 2628 robôs que contribuíram para melhorias ou resolução de problemas em 62 projetos e em 16 clientes. Acreditem, fazem toda a diferença!
Promove a inovação e crescimento
Cria uma cultura de inovação e crescimento dentro da empresa! A promoção de um ambiente em contínua aprendizagem e crescimento tem um impacto positivo na organização.
Empresas que estimulam a partilha e propostas de melhoria estão a aproveitar os conhecimentos que cada colaborador para crescer. Com o feedback interno, as empresas podem compreender determinadas falhas e agir sobre elas para o seu sucesso.
Por isso, cria um ambiente propício à partilha de novas ideias.
A Teleperformance Portugal procura cada vez mais alimentar este tipo de cultura, ao criar eventos e concursos que se dedicam à sugestão de melhorias, bem como reuniões frequentes em que se discute oportunidades de melhoria no serviço aos seus clientes.