Com a população mundial em confinamento, devido à pandemia, acreditamos que estamos perante a revolução do trabalho à distância.
Nada do que está a acontecer era algo que esperávamos, mas este é um ótimo momento para provar muito às empresas. O trabalho pode ser mais flexível do que nunca e a produtividade pode continuar no topo, em casa ou em qualquer lugar. Que mais é que as empresas podem aprender com esta nova revolução do trabalho à distância?
- Uma estrutura digital ágil e ferramentas multifuncionais são fundamentais
O imprescindível. Parece óbvio que, se uma empresa quer que os seus colaboradores trabalhem a partir de qualquer lugar, precisam de lhes fornecer os recursos necessários para um trabalho à distância, começando com uma estrutura de TI capaz disso. A derradeira prova das organizações foi este confinamento.
- O trabalho pode ser cada vez mais flexível
À medida que o trabalho à distância se torna mais generalizado, muitas empresas estão a reconhecer que os colaboradores podem ser altamente produtivos e eficazes longe do escritório – desde que todos tenham os elementos básicos de tecnologia para isso. Este reconhecimento poderá levar a muitas possibilidades em termos flexibilidade do trabalho à distância e flexibilidade tempo, mostrando às empresas que estas podem estar mais abertas a estas opções e avançar nesse sentido.
- As reuniões presenciais podem ser reduzidas
Se há algo que todos aprendemos com o trabalho à distância é que muitas das reuniões presenciais podem ser remotas! Com todas as ferramentas de chat vídeo colaborativas, seguras e com alta qualidade que existem, as pessoas estão mais que preparadas para as usar, comunicando e trabalhando à distância, quer dos colegas, parceiros ou clientes.
- É importante promover a formação e retenção
Ainda que o trabalho à distância seja eficaz, as empresas podem sempre criar melhores condições para os seus colaboradores nesta mudança. Formar a equipa para trabalhar naturalmente sem supervisão direta pessoalmente e permitir que esta desenvolva outras competências importantes para o trabalho virtual ou não-virtual é uma ótima chance de fazer senti-la mais apoiada. Sem confiança, conexão e aprendizagem contínua, os colaboradores podem sentir-se desmotivados e, por consequinte, abandonar. Pense nos colaboradores e na sua retenção.
- Apostar na felicidade dos colaboradores
Existem muitos fatores para uma empresa ter sucesso e, um deles é ter uma equipa que esteja envolvida e motivada! Para isso, é importante criar sentimentos de comunidade, pertença e felicidade – independentemente de onde os colaboradores trabalhem. Crie iniciativas para se conectarem uns com os outros – como workshops virtuais, quizzes, team buildings, etc – e crie os recursos/suportes mentais que os colaboradores possam necessitar.
Teleperformance Portugal – exemplo
A Teleperformance Portugal implementou um novo modelo de negócios – TP Cloud Campus – para fornecer serviços digitais eficientes com uma equipa remota e socialmente conectada. Desde a contratação, formação e gestão, com a mesma qualidade, produtividade e segurança das equipas que trabalham no escritório.
Este exemplo da Teleperformance abrange todos os benefícios e condições que consideramos essenciais para as empresas reterem. O trabalho à distância é possível, com as mesmas condições do trabalho no escritório, seja através de recursos tecnológicos, materiais e humanos.
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