O que é a Teleperformance?
O que é a Teleperformance Portugal? Conhece uma perspetiva interna com a entrevista de Jorge Tavares – o percurso e a evolução de carreira de CSR a Vice-presidente.
Idade: 43 anos
Formação: Contabilidade e Administração
Há quantos anos estás na Teleperformance?
23 anos.
Quando assumiste a tua atual função?
Assumi a minha atual função este ano.
Que funções desempenhaste até ao momento?
Comecei a trabalhar na Teleperformance em 1996 como CSR e em 2000 passei a desempenhar a função de supervisor. Em 2004 assumi a função de Gestor de Conta. Depois, ocupei a função de EVP Customer Acquisition a partir de 2010. Agora, sou EVP Operations e CSR Recruitment.
Que balanço fazes desse percurso?
Tendo feito toda a minha carreira profissional na Teleperformance, o balanço final que faço só pode ser muito positivo!
Foi um percurso desenhado por altos e baixos que me obrigaram a saber lidar com o sucesso e com o insucesso, de forma positiva e construtiva – temos que encarar tudo o que nos acontece como uma aprendizagem e uma oportunidade para melhorar. Basicamente não me deprimir perante os baixos mas também não me deslumbrar perante os altos.
Recordo-me que dois anos após estar a exercer a função de supervisor surgiu a oportunidade de me candidatar a uma vaga para gestão de conta! Tomei então aqui a iniciativa de submeter a minha candidatura. Passadas algumas semanas fui convocado para uma entrevista com o responsável comercial… Estava nervoso? Muito! Alguns dias após a entrevista sai o resultado… Não tinha sido a pessoa selecionada para a vaga!
Tinha duas soluções: 1) achar que tudo à minha volta estava errado e que o facto de não ter sido selecionado estava indexado a fatores externos a mim próprio ou, 2) tentar perceber o que poderia melhorar para que na próxima oportunidade me fosse possível ter sucesso. Escolhi a segunda opção!
O que sou hoje devo não só ao meu trabalho e dedicação mas também à nossa empresa, à Teleperformance, que proporciona aos seus colaboradores a possibilidade de desenvolvimento e evolução na carreira, valorizando deste modo os seus quadros internos. Quando me perguntam o que é a Teleperformance Portugal, é esta a história que conto e que mostra que é uma empresa onde o sucesso só depende de nós.
Quero continuar a fazer parte da família Teleperformance durante muitos anos!
Que momento especial gostarias de nos revelar no teu percurso dentro da empresa?
Ao longo de 20 anos tive vários momentos especiais mas gostava de destacar um em particular, nas “origens”, e que mudou provavelmente a forma como passei a encarar a nossa atividade.
Colocaram com 18 anitos, um rapazito tímido, a vender ultracongelados por telefone em nome de um parceiro que se chamava Friser! Pensei… Como vou fazer isto? Não tenho experiência em vendas e nunca cozinhei na vida!
A resposta às minhas dúvidas chegou nos primeiros dias de formação, pois não foi difícil perceber que estava a integrar um grupo fantástico, em que todos puxavam por todos… Os objetivos individuais tornavam-se comuns, ou seja, a verdadeira definição de equipa. Foi muito fácil a adaptação a este projeto, é uma memória de companheirismo que guardarei para sempre comigo.
Quais as características que na tua opinião são mais valorizadas para a progressão na carreira?
Sermos ambiciosos, sempre com “Jogo Limpo”, é uma das chaves para que possamos atingir essa tão desejada progressão. No nosso dia a dia será também fundamental percebermos que estamos num mercado em constante mutação e que, para nos diferenciamos dos demais, temos de ter uma extrema proatividade na busca de inovação. Não devemos estar presos aos problemas com que nos deparamos, mas sim sermos dinâmicos na busca de soluções que nos permitam ir vencendo as mais diversas batalhas rumo ao sucesso que queremos atingir.
Como é gerir uma grande equipa, quais os principais desafios que podemos encontrar?
A gestão de uma unidade de negócio traz desafios variados como a constante busca por inovação e a pressão para alcançar resultados cada vez melhores. Mas, arrisco dizer que um dos aspetos mais delicados é, efetivamente, a gestão de pessoas.
Nem sempre é fácil coordenar pessoas com pensamentos, valores e experiências de vida diferentes. O maior desafio é conseguir que toda a equipa lute para o mesmo objetivo e que cada elemento perceba claramente qual a sua importância e papel no todo. Para termos os melhores resultados é fundamental conseguirmos gerir conflitos, saber ouvir, respeitar as individualidades e aceitar os vários pontos de vista sem nunca perder o foco nos nossos objetivos.
Esperamos que este artigo te tenha ajudado a saber mais sobre o que é a Teleperformance Portugal e que te tenha inspirado a considerar uma carreira na nossa empressa.
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