Portugal após Covid-19: agora que a nossa vida começa a voltar ao normal, o que devemos esperar?
Portugal após Covid-19 é um cenário com o qual, nem nas mentes mais criativas, tivemos alguma vez de enfrentar. De forma a conter a pandemia, Portugal esteve em estado de emergência durante 45 dias consecutivos. Isto significa que a maioria das famílias portuguesas estiveram em casa, de quarentena evitando a todo o custo que este vírus crescesse ainda mais na nossa comunidade.
Como todos podemos imaginar, ter o país em estado de emergência durante 45 dias, em que a maioria do seu comércio esteve fechado, causou um impacto negativo gigantesco na nossa economia. Tanto assim é que o comércio de bens alimentares, os restaurantes e o alojamento em Portugal apresentaram um efeito negativo aproximado de 6,5 pontos percentuais no PBI anual por cada 30 dias úteis do confinamento. Segundo o governo português, as empresas de turismo terão uma redução de 50% no seu volume de negócios este ano em comparação com 2019.
Para estancar estes números negativos, mas tendo em conta a segurança da população, Portugal iniciou o seu plano de desconfinamento, aliviando as medidas impostas pela pandemia Covid-19. Estimular o comércio e a população para retornarem em segurança à normalidade é essencial para que se possa travar impactos ainda maiores na nossa economia. O próprio ministro de planeamento no XXII Governo Constitucional, Nelson de Souza, afirmou que a crise económica irá afetar severamente setores como o turismo, fornecimento, aviação, e indústrias de exportação (como calçado e tecidos).
Para aliviar os efeitos económicos que o Covid-19 causou as empresas, o governo português apresentou um grupo de medidas que cobrem várias áreas incluíndo o apoio na tesouraria e no trabalho e segurança social das empresas. O governo já aprovou medidas tais como o lançamento de linhas de crédito de 100 milhões de euros e a garantia de pagamento de 100% em acidentes a funcionários que sejam sujeitos à isolação preventiva determinada pelas autoridades de saúde.
Teleperformance Portugal está de volta
Simultaneamente com outras empresas portuguesas, a Teleperformance Portugal já está no caminho de retoma à nova normalidade de forma gradual, constante e segura. Nesse sentido já estamos a planear o regresso faseado dos nossos colaboradores aos escritórios, seguindo à risca todas as recomendações dadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Sistema Nacional de Saúde.
De forma a apoiar o nosso país e a nossa comunidade para termos uma maior segurança e estabilidade económica, a Teleperformance Portugal está novamente a recrutar em várias áreas. Além disso, a Teleperformance Portugal acredita que juntos vamos conseguir combater este vírus, por isso mantemos uma mentalidade positiva e acreditamos que estamos a fazer o possível para apoiar o nosso país e a nossa economia. Iremos continuar a ter uma atenção extrema em todas as medidas de segurança e para apoiarmos da melhor forma possível todos os nossos colaboradores, não nos resignando das nossas responsabilidades à sociedade.
Sabe mais sobre o papel das empresas na proteção dos seus colaboradores e como é que as empresas estão a planear voltar à normalidade.
Se estás interessado em trabalhar na Teleperformance Portugal, vê todas as oportunidades de trabalho que temos para ti.