Uma cultura de aprendizagem que alinhe todas as equipas de uma organização sob o mesmo conjunto de valores e objetivos e promova o desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores, é meio caminho para o sucesso!
Construir e desenvolver uma cultura de aprendizagem é uma prática que incentiva todos os colaboradores da empresa a perceberem e entenderem os objetivos do negócio, os seus produtos, o mercado onde atua, a sua missão, estrutura, estratégia entre outros.
Este contexto e perceção permite que os colaboradores obtenham o conhecimento e as habilidades necessárias para terem melhor desempenho, satisfazer melhor os clientes e, em última instância, ajudar a organização a crescer.
São várias as áreas do negócio que podem ser impactadas positivamente pela prática de políticas de aprendizagem e desenvolvimento numa empresa: melhoria no desempenho e aumento da retenção dos colaboradores e mais facilidade no recrutamento.
Mas para aprender é preciso ouvir críticas e para o desenvolvimento é necessária abertura para a necessidade de mudança de comportamentos que pode até ser um exercício constante e duradouro. A base da criação de uma cultura de aprendizagem passa pela existência de um ambiente de trabalho que promova a segurança, confiança e inclusão na partilha de experiências, dificuldades, erros, e falhas de comportamento e competências.
Nas culturas de performance, as pessoas estão determinadas a provar o seu valor. Mas numa cultura de aprendizagem, as pessoas estão mais interessadas em melhorar -se a si mesmas – e à organização ao seu redor.
Este conceito de aprendizagem não nasce de um dia para o outro, a concretização destas práticas deve ser natural, habitual, adaptável e deve estar enraizado nos colaboradores desde o momento em que ingressam na organização:
Acolhimento ao colaborador
Num ambiente de trabalho existe sempre alguma aprendizagem orgânica e informal, mas não se deve descartar a aprendizagem estruturada e formal.
O acolhimento inicial ao colaborador, logo nos seus primeiros dias de trabalho é de extrema importância para que ele se familiarize com os códigos de conduta da instituição, como atua, quais os produtos/serviços que disponibiliza e as estruturas existentes.
Acessibilidade
Quando o processo é árduo há mais atrito na aprendizagem.
As plataformas onde os conteúdos são disponibilizados devem ser de fácil acesso. O login deve ser simples, o painel de ferramentas e menus deve ser intuitivo e visualmente atrativo, e deverá estar disponível em vários idiomas, se for o caso de uma empresa Multilingual como a Teleperformance.
Planeamento
Estruturar a informação e definir objetivos de aprendizagem, criar um repositório de conteúdos, disponibilizar workshops online e programas de “mentoring” podem ser formas de aliciar os colaboradores a uma aprendizagem constante.
Valorizar o tempo de aprendizagem
Prazos iminentes, projetos em andamento, reuniões intermináveis – é difícil encontrar tempo para aprender nos dias que correm. Deste modo a organização deve promover a necessidade do tempo de aprendizagem e do seu valor bem como incentivar os colaboradores a reservar tempo durante a jornada diária para aprimorar as suas habilidades e competências.