Em casa é o local onde estamos quase todos. A nossa casa é agora o nosso escritório, mas é também o espaço onde comemos, onde dormimos e onde fazemos pausas do trabalho.

O nosso conceito de casa mudou nos últimos dois meses e é mais do que natural que a maioria de nós ainda se esteja a adaptar a esta nova realidade. Desde um escritório cheio de colegas, reuniões de brainstorming em que o nosso trabalho de equipa era o elemento chave para soluções criativas, até coffee breaks e conversas rápidas no final do dia, a nossa realidade mudou completamente. Estamos agora a trabalhar fisicamente sozinhos, sempre ligados através de ferramentas online, mas com saudades dos tempos no escritório com a equipa. Isto pode explicar porque é que cada vez mais pessoas começam a sentir o efeito de extrema ansiedade, solidão e até mesmo depressão.

Fora de vista, fora do pensamento?

Num ambiente virtual, há uma tendência para se concentrar demasiado nas tarefas e muito pouco nas relações. Por isso, algumas das razões para estes sentimentos negativos estão relacionadas com o facto de ser fácil esquecer que se pertence a uma equipa. Trabalhar em casa pode tornar-se numa realidade muito solitária e pode até fazer com que se comece a pensar que o nosso chefe não está consciente de tudo o que estamos a fazer ou que o nosso colega se está a adaptar melhor a esta nova realidade do que nós. Isto pode levar a uma falta de confiança e vai aumentar a nossa ansiedade.

Um relatório das Nações Unidas de 2017 concluiu que 41% dos trabalhadores remotos declararam níveis de stress elevados, em comparação com apenas 25% dos trabalhadores de escritório. Se a isso juntarmos o stress e o medo em relação ao novo vírus Covid-19 e a incerteza económica para o futuro, torna-se claro que é urgente implementar algumas medidas que devem ter em consideração o bem-estar mental das equipas que trabalham a partir de casa. A sensação de desconexão em relação ao resto da equipa contribui em grande medida para esta ansiedade e solidão.

Como podem as empresas ajudar as suas equipas a manter a sua saúde mental sob controlo quando trabalham em casa?

Esta pode ser a pergunta milionária que todos os gestores estão a tentar encontrar resposta. Provavelmente é também a chave para ter equipas motivadas quando chegar o “novo normal”. Temos visto várias empresas a trabalhar para aumentar o espírito de equipa dentro da sua organização, promovendo atividades de grupo online.

Olhemos para o exemplo da Teleperformance Portugal. A empresa já tinha o conhecido clube de eventos – TP Club – que era responsável por proporcionar o equilíbrio perfeito entre a vida profissional e familiar dos colaboradores, organizando eventos desportivos como aulas de surf, soft trekkings e uma liga de futebol. o Tp Club é também responsável por proporcionar novas experiências aos seus colaboradores e organizar grandes festas para amigos e familiares.

socializar
socializar

Durante a crise do Corona, o TP Club reinventou-se e adaptou todos os eventos ao mundo digital. Consciente da importância, agora mais do que nunca, de manter os seus colaboradores unidos como uma equipa, motivados e com o sentimento de pertença, a Teleperformance Portugal está agora a organizar quizzes online para amigos e familiares, aulas de yoga, competição de jogos online, aulas de culinária e tantas outras possibilidades. Está também a organizar um espectáculo de talentos online que irá promover a criatividade dos seus colaboradores e outras competências que não são exploradas diariamente durante o trabalho, com categorias como o canto, a dança, a poesia ou a fotografia.

Quando se trata de promover o bem-estar no local de trabalho, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e motivar os colaboradores, não existe certamente uma fórmula única, mas pensamos que esta pode ser um dos melhores caminhos a seguir.

Se também queres sentir que pertences a uma equipa e sentes falta de motivação, deves considerar a possibilidade de verificar as vagas disponíveis na Teleperformance Portugal.

Além disso, sabe como podes melhorar as tuas competências transversais sem gastares dinheiro e como ter uma rotina para trabalhar  a partir casa te pode ajudar na adaptação a esta nova realidade.

Deixa o teu comentário